Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Por: 40825061 • 19/11/2024 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 35 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE DE BRINQUEDOTECA
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
ALUNA: Rosimara Sobiesiak (4068384)
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Psicologia da Educação e da Aprendizagem
DATA:23/06/2022
TEMA ESCOLHIDO COM JUSTIFICATIVA:A fábula do Porco Espinho. Escolhi fazer este trabalho por ser algo simples para as crianças de fácil aprendizado e de grande desenvolvimento principalmente a sua coordenação e imaginação.
ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:
* Contação da história ‘‘A fábula do porco espinho”.
*Montagem do porco espinho com a brincadeira de colocar palitos nos buracos.
TEMPO NECESSÁRIO:30 minutos
MATERIAL UTILIZADO:
*Livro impresso ‘‘A fábula do porco espinho”
*Galão reutilizado de amaciante
*Varetas de madeira de churrasco
*rolinho de papel higiênico
*Tinta marrom e amarela
*Eva
*Cola
*Pincel
EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AS ATIVIDADES (OBJETIVOS):
A expectativa e que a criança ouça a história, use sua imaginação de como seria o porco espinho, porque da dificuldade de se encostar um ao outro para se aquecer.
Logo após irá realizar a atividade de colocar as varetas de madeira no galão, ela precisará de concentração, paciência equilíbrio para colocar os palitos, desenvolvendo a motricidade. Que seja uma atividade prazerosa e que assim a criança tenha vontade de realizar outras vezes esta atividade. Ao final do trabalho será possível que ela tenha a sensação ao tocar na ponta das varetas, de entender o porquê de os porquinhos não conseguirem se tocar por causa dos espinhos. Fazendo assim que a criança volte a lembrar da história.
QUANTIDADE DE ALUNOS E FAIXA ETÁRIA: A atividade foi realizada somente com uma criança de idade de 3 anos e 4meses. Mas poderá ser realizada com mais crianças de idades de 2 a 6 anos.
CONTRUÇÃO DE UM TEXTO (FUNDAMENTADO TEORICAMENTE) NA ATIVIDAE QUE FOI ESCOLHIDA, DENTRO DE CADA DISCIPLINA:
Sabemos que o momento mais propício para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos. A importância de trabalhar a leitura desde educação infantil tem por objetivo ajudar o educando na conscientização da importância do desenvolvimento da sua imaginação, percepção e seu ponto de vista o tornado um ser crítico e construtivo que busca conhecer as necessidades da leitura e assim contribuir no seu cotidiano, na sua formação pessoal, escolar e social. Segundo Villardi ‘‘Há que se desenvolver o gosto pela leitura, afim de que possamos formar um leitor para toda vida” (VILLARDI 1999, p.11).
Sabendo desta importância para o desenvolvimento infantil, foi planejada esta atividade de leitura aplicada em crianças de 2 a 6 anos com intuito de promover a imaginação da criança, seguida da brincadeira lúdica a colocação de varetas nos furos no galão com o mesmo tema da leitura, que contribuiu na motricidade, concentração e atenção. Ensinar ludicamente através dos jogos e brincadeiras torna a aprendizagem da educação infantil significativa e prazerosa, porque ambas proporcionam um aprendizado sem cobranças. De acordo com Tania Mara Grassi (2009, p.17) ‘‘Brincando, a criança aprende, a criança se desenvolve, ela cresce, ela se torna sujeito, limites vão sendo colocados, ela se socializa, ela assimila dados da sua cultura. O brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil e deve estar presente nas atividades cotidianas da criança.”
...