Questões Froebel
Por: DaianeBCunha • 8/4/2015 • Artigo • 606 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo estudar e demonstrar as várias influências educacionais existentes na história da educação, assim como, aprender a ligação existente entre a educação atual e aquela que foi utilizada por todas as suas fases. Também veremos que até os dias atuais, para alcançar nosso modelo de educação, foi preciso muito esforço de nossos estudiosos. Por fim, este trabalho tem a função de aprendizagem, crescimento e amadurecimento pessoal e educacional.
INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS
Frobel foi o primeiro estudioso a mostrar que as crianças poderiam aprender brincando, dando ênfase aos brinquedos. Ele foi criador do primeiro Jardim de Infância, onde aplicou o seu conhecimento em práticas lúdicas, atividades que prenderiam a atenção das crianças, fazendo com que estas se sentissem mais interessadas do que estariam se praticassem alguma atividade que exigisse mais delas do que sua própria idade. Esta prática desenvolve processos importantes que estão relacionados ao aprendizado, por isso deve ser bem valorizada nas escolas. Devemos entender que o brincar não é, e não deve ser a única maneira de aprendizagem, mas é um ótimo caminho para se chegar lá. Os dois temas (O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” e esta Unidade – Influências Educacionais “Principais pedagogos”) demonstram o quanto o brinquedo é importante para a iniciação da educação infantil, porque estimula a função sensório-motor, o que desenvolve um aperfeiçoamento de habilidades e acima de tudo da humanização.
Existem algumas diferenças entre a educação socialista e a educação positivista, a primeira se destina ao objetivo de clarear as mudanças que ocorrem na sociedade, motivadas por uma grande aceleração industrial, para que as crianças tenham capacidade de desenvolver o coleguismo, as relações humanas, não deixando de lado a formação de suas próprias opiniões, enquanto que na segunda (educação positivista), há uma busca em compreender as relações humanas e suas experiências, além de fatos reais, não admitindo dúvidas, como por exemplo a introdução de “teorias divinas”.
No período do Iluminismo, John Dewey foi um grande filósofo e pedagogo norte-americano, que ensina a educação como sendo o núcleo do desenvolvimento da capacidade de raciocinar do ser humano, da evolução do seu raciocínio crítico. Mas, em seu pensamento Dewey demonstra que uma possível restrição na transmissão do conhecimento não deve de nenhuma forma existir, pelo contrário, essa transmissão deve ser tão ampla que possa abranger e integralizar a vida de cidadão de seus alunos. Existe uma ligação em o homem poder e conseguir interpretar sua liberdade, para que se motive a “tentar” mudar o mundo com seus pensamentos e ideias, mostrando uma ligação seu pensamento político (pensamento de Dewey) como a educação. Assim, estes devem adquirir a capacidade para a sua vivência, pois, como ensina John Dewy “a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas é a própria vida”.
A educação construtivista é vista de uma maneira nova dentro do espaço educacional, pois este é um novo modelo de educação que é totalmente dinâmico, pois busca a formação de cidadãos, através de interações sociais, uma inovação a maneira tradicional a qual estamos acostumados, pois aplica todo o conhecimento adquirido em sua realidade social, mostrando que estão prontos, e formados para a vida.
CONCLUSÃO
Neste estudo conseguimos identificar várias diferenças entre a educação aplicada hoje com aquela que era praticada por vários momentos de sua história, e compreendê-las também. Além de que, houve um enriquecimento educacional em estudá-las, pois com o conhecimento adquirido pelo estudo deste pensadores, conhecemos suas abordagens educacionais e também os caminhos trilhados até finalizar os seus trabalhos e ideais.
...