Questões de Literatura
Por: helce • 16/2/2016 • Exam • 966 Palavras (4 Páginas) • 304 Visualizações
Nome: Helce Amanda de Oliveira Moreira
Matrícula: 14112080285
Polo: Três Rios
- Questão 1
Ao passar pelo primeiro ano do ensino fundamental ou ao ser estimulado em outros ambientes não escolares o aluno é inserido no mundo da leitura. Na escola, por exemplo, ele aprende a decodifar os símbolos gráficos tendo o primeiro contato com a leitura da língua. Essa forma de ler vem do conceito de leitura reduzida, que é além do decodificamento das letras, é o entendimento das palavras em seu sentido literal. Esse tipo de concepção é muito utilizado em uma receita culinária, por exemplo, sendo necessário que a compreensão total daquele texto seja de forma direta.
Ao longo do processo escolar e da vida, o educando é contemplado pela a leitura ampliada, que consiste em encontrar os diversos possíveis entendimentos que um texto pode ter. Como Capello e Coelho (2003) afirmam, “Nem sempre os sentidos imediatos a que nos referimos (...) são únicos. Eles podem ser múltiplos e, na maioria das vezes, o são.”.
O Texto literário aborda a leitura ampliada em suas obras, por isso que é de tamanha importância o uso dos textos literários em sala de aula. Essa forma de leitura promove nas pessoas múltiplas visões sobre o mesmo tema, ela muda a forma de ver, de compreender e de lidar com as situações. Cada vez que se lida com esse tipo de leitura entra-se com uma bagagem de experiência, de vivencias e de entendimento e idéias e sai com outra bagagem com mais de todos esses elementos, nunca se perde, sempre acrescenta.
O trecho de Vânia Maria Resende apresentado na questão discute sobre esse tema, ele diz o livro apresenta vários níveis de interpretação e de entendimento e que a leitura penetra nesses níveis e desvenda as entre linhas. Sendo que esse processo é diferente para cada pessoa, pois depende de sua carga de vida emocional e social, ou seja, de suas vivencias. E em todo o momento da leitura há um ajuste, uma modificação com o que já se sabia e entendia e com as novas informações e visões.
Há pouco tempo li vários livros de Moises Groisman, escritor que aborda temas de psicologia, psiquiatria e psicanálise, gostei de todos os livros desse autor, entretanto um chamou-me mais atenção “ Terapia familiar breve na infância e na adolescência”. Interessei-me mais por esse livro, pois a cada capitulo que eu lia via a minha vida, infância e adolescência, de outra maneira. Fui desvendando as diversas camadas e significados que o texto trazia e reformulando os sentidos formados anteriormente pelas palavras vazias que eu pensava que tivesse uma única interpretação.
CAPELLO, Cláudia; COELHO, Lígia Martha. Língua portuguesa na educação 1. Rios de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2003. 130P
- Questão 2
Literatura, em minha opinião, é o conjunto de textos de histórias reais ou imaginárias. Entretanto, nem todo texto que contem história é literatura, por exemplo, jornais e revistas apresentam reportagens com relatos reais, porém não possuem nenhuma característica literária. Literatura além de ser composta por narrativas é também composta por inúmeras camadas de significados e subjetividades, pois o texto dialoga com o leitor de maneira indireta, ou seja, trabalha com as palavras de forma que as vezes não é possível encontrar um sentido em uma frase se for lida de maneira literal, por exemplo, mas que por meio de metáforas e resignificados. Outra característica da literatura é o seu poder de ser fonte de cultura de uma determinada sociedade e tempo. É possível conhecer a parte da cultura européia do século XV lendo obras classicistas, por exemplo. Aspecto presente nos textos literários é a preocupação com a estética das palavras e do texto com um todo. Portanto, não há como ter um conceito fechado, sem brechas e exceções, do que se é literatura, a literatura sempre está em constante movimento, disposta a encantar e a modificar com a nossa mente.
...