TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECREAÇÃO NO MEIO AQUÁTICO.

Por:   •  25/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI

CENTRO DE CIENCIAS DA SUDE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA

DISCIPLINA: PRODUÇÃO EM CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: GILBERTO MARCELO ZONTA

RECREAÇÃO NO MEIO AQUÁTICO

ITAJAI

2015


UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI

BRUNA A. SILVA

RECREAÇÃO NO MEIO AQUÁTICO

ITAJAI

INTRODUÇÃO

A natação é uma atividade pouco praticada nas redes de ensino pública, uma vez que temos a oportunidade conhece-la, pratica-la e lecionar aos nossos alunos, devemos pensar em como iniciar a vivencia dos indivíduos envolvidos.

A Natação é considerada uma das práticas corporais mais completas, e possui poucas restrições, é recomendado por médicos, numa espécie de remédio natural para um grande número de doenças. É uma pratica que possui um importante papel no desenvolvimento de um indivíduo, na medida em que haja uma estrutura e um ambiente facilitador e adequado para o mesmo.

Com uma forma lúdica e espontânea, as crianças e adolescentes podem sistematizar a aprendizagem apresentada durante uma aula de natação, dentro de uma abordagem pedagógica, brincando, descontraindo um momento de tensão.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998, p.22)

 Apresentam-se vários benefícios e o aprendizado dessa modalidade é feito de maneira espontânea e lúdica. As aulas de natação em aspecto lúdico estão voltadas para nortear e facilitar a capacidade de explorar, de descobrir, dando condições à criança de desenvolver a possibilidade de conhecimentos, criação, imaginação e uso do próprio corpo com autonomia e harmonia.

Com um aprendizado de forma lúdica e fácil ao desenvolvimento do ser humano. Propomos as atividades aquáticas que trabalham e brincam de maneira direta para a descoberta da construção do corpo e das capacidades motoras.   

A importância, enfim, da natação, dentre de uma visão lúdica [...] é um espaço de experimentação, para que a criança vivencie situações de qualidade variadas, sensações de alternância de tensão e distensão, prazer e desprazer, acompanhados da necessidade de expressividade motora. Tudo isso vai com que a criança perceba o seu próprio corpo, a nível motor e cognitivo. (QUEIROZ. 1998. p.20)

Este envolvimento lúdico se baseia em vários argumentos criativos, e sociais no qual a prática da natação abre caminhos de experimentação sensório-motora, pois a criança pode vivenciar o mundo em que faz parte com atenção e alegria de acordo com seu desenvolvimento natural assim, socializando e interagindo com novas experiências através das brincadeiras.

 A brincadeira e a socialização segundo Brougére (2004, p.61) “A brincadeira aparece como uma atividade que permite à criança a apropriação dos códigos culturais e seu papel na socialização foi, muitas vezes, destacada. ” Leva-se em conta interação entre o professor, aluno, brinquedo nas atividades aquáticas.

Partiremos da metodologia critico-emancipatória, pois parte do principio do dialogo, o movimento humano é entendido como forma de comunicação com o outro. Traz como base a teoria de que todo sujeito é capaz de crítica e de atuação autônoma na sociedade.  De acordo com Darido (2003, p.15), Kunz com a proposta crítico-emancipatória pretende que o ensino “seja um ensino de libertação de falsas ilusões, de falsos interesses e desejos, criados e construídos nos alunos pela visão de mundo que apresentam a partir do conhecimento.                                

QUESTÃO PROBLEMA.

Qual a visão dos alunos quanto a ludicidade para o ensino da natação no ensino médio, da escola Nereu Ramos, na cidade de Itajaí, na primeira quinzena de março?


OBJETIVOS DA PESQUISA

Objetivo Geral

Aplicar elementos através de estratégias e exercícios lúdicos no ensino da natação

Objetivo Específico

Conhecer elementos da natação:

Favorecer a integração e socialização.


Fundamentação Teórica

A natação é considerada um dos esportes mais completos, onde possui poucas restrições, como afirmam os autores Wilkie e Kelvin (1984) apud Junior e Santiago (2003): "A natação é muitas vezes considerada como um dos desportos mais saudáveis. Recomendada pelos médicos é tida como uma espécie de panacéia, para a vasta gama de doenças".

O esporte vem se tornando um grande fenômeno mundial, seja ele para prática de diversão ou competição.

A natação oficialmente surge no Brasil em 1897 quando quatros clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo) fundaram a União de Regatas Fluminense. A criação da Federação Internacional de Natação (FINA) foi em 1908 e alguns anos depois surgiria a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). (SANTOS, 2010).

A natação para as pessoas proporciona vários benefícios, sendo que é um esporte onde auxilia no crescimento, controle de doenças respiratórias, beneficio do desenvolvimento da psicomotricidade e reforça o início de sua personalidade no processo evolutivo da criança.

Este esporte apresenta um papel importante no desenvolvimento da criança, na medida em que pode estruturar um ambiente facilitador e adequado para a mesma, pois a natação, quando feita adequadamente promove vários benefícios, tanto no aspecto motor, quanto no aspecto psicológico e social da criança.

Segundo Mansolo (1986) a natação é fonte de grandes números de benefícios, tais como:

  • Desenvolvimento cardiocirculatório e respiratório;
  • Correção e manutenção da postura e prevenção de desvios da coluna vertebral;
  • Aumento do volume sanguíneo e muscular do organismo;
  • Maior desenvolvimento motor geral (coordenação e ritmo);
  • Estimulação endócrina dos processos digestivos e metabólicos;
  • Terapia para portadores de bronquite asmática (através do fortalecimento da musculatura responsável pela expiração);
  • Recuperação e reabilitação de deficientes físicos e pós-operatórios;
  • Alívio das tensões e profilaxia da fadiga mental e física;
  • Condicionamento físico, autoconfiança e preservação da vida humana no meio líquido (autopreservação e salvamento);
  • Desenvolvimento harmônico do físico e da estética

Com todos estes benefícios pode-se perceber o quanto a natação se destaca como atividade esportiva indiscutível para beneficio da vida humana. Por ser uma modalidade que oferece pouco risco, é muito divertida, melhora o condicionamento físico, aumento o volume sanguíneo e maior desenvolvimento motor. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com