RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: mariabarboza • 26/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.620 Palavras (11 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ESCOLA MUNICIPAL RAÍZES DO PAU BRASIL
Aluno: Nancy Aparecida Thomaz Barboza
Curso: Pedagogia
Matricula: 8097911580
Itapecerica da Serra
2016
Nancy Aparecida Thomaz Barboza
[pic 2]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ESCOLA MUNICIPAL RAÍZES DO PAU BRASIL
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Anhanguera Educacional como requisito parcial do curso de Pedagogia.
Coordenador de Curso:
Cristina Moraes
Itapecerica da Serra
2016
[pic 3]
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em Pedagogia
Dados do Estagiário
Nome: Nancy Aparecida Thomaz Barboza
Registro Acadêmico: 8097911580
Curso e Período: Pedagogia Noturno
Dados do Local de Estágio
Empresa: Escola Municipal Raízes do Pau Brasil
Supervisor: Lucinete Barreto Lima
N° de registro: 26.682.937.5
Período de Estágio
Início: 07/03/2016 Término: 30/03/2016
Jornadas de trabalho: 30 horas semanais.
Total de horas: 100 horas em Pedagogia.
Itapecerica da Serra
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO 04
1 INTRODUÇÃO 05
2 AMBIENTE DE ESTÁGIO (Instituição) 06
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 07
3.1 Discussões 09
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O Estudo Fundamental I tem como objetivos principais, conforme a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, com a extensão da duração da ciclo do ensino , atender ás exigências por um ensino democrático, bem como dar maiores condições para a formação global da criança e atender ás solicitações e o respeito ás diferenças. Compreende-se também que seus objetivos se baseiam numa formação geral comum a todos garantindo o desenvolvimento de suas aptidões, capacidade de raciocínio, espirito crítico, a criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Deve se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, o desenvolvimento físico, motor e artístico, visando á formação de cidadãos responsáveis e democraticamente atuantes e não coadjuvantes na sociedade.
A criança se desenvolve a partir da construção de conhecimentos que são a base para seu desempenho. Ao realizar esse estágio percebi que a observação é de suma importância para adquirir, tanto conhecimento como experiência para trabalhar com alunos dentro do Ensino Fundamental I e que as crianças aprendem com os seus colegas dentro do meio a qual está inserida.
O pedagogo tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, onde busca ter uma sensibilidade e percepção para entender suas necessidades, que possa ser solucionadas para desempenhar suas atividades cotidianas, a criança buscará em quem poderá confiar e uma instabilidade de segurança sempre que ela precisar.
Durante o período do estágio, adquiri uma experiência muito construtiva, onde observei que a criança precisa de uma ponte para crescer e interagir no convívio social e no mundo, que essa ponte possa ser iniciada a partir da educação passada pelos educadores que são primordiais dentre deste contexto de aprendizagem, onde a criança constrói o seu próprio conhecimento.
Conclui-se que o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental teve como objetivo observar os conhecimentos adquiridos nas atividades desenvolvidas, para melhor conhecimento e experiência. Esse processo serve também para uma compreensão mais concreta do desenvolvimento humano, em seus aspectos: físico, intelectual e afetivo.
AMBIENTE DE ESTÁGIO
Escola Municipal Raízes do Pau Brasil localizada na Rua 28 de Março ,n° 10 centro de Juquitiba, atende alunos da Educação Fundamental de Nove anos, Ciclo I (1° ao 3°) Ciclo II (4° ao 5°) e Educação de Jovens e Adultos, com funcionamento em três períodos: matutino, vespertino e noturno.
A unidade escolar foi municipalizada no inicio do ano letivo de 2000, criada após a reorganização da Escola Oredo Rodrigues da Cruz, atendendo alunos de 1° ao 4° ano oriundos da escola citada, no dia 23/03/2000, através de votação entre alunos e professores foi escolhido o nome de “Escola Municipal Raízes do Pau Brasil”, registrada no livro Ata de n°01-11. O nome oficializou-se após a lei de criação n°1043 de 27/06/2000. A escola está organizada hierarquicamente, sendo a direção e assessoria técnico – pedagógico composta por um vice – diretor, um coordenador e (2) Professores Assistentes que dão assessoria na ausência de professores, quanto no apoio de atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Também conta com (20) professores titulares de classe, (1) professor período noturno para atender os alunos da Educação de Jovens e Adultos, (2) professores de Grupo de Estudo Intensivo, com jornada de vinte quatro horas semanais, para atender alunos de baixo rendimento escolar especial, alunos de finais de Ciclos (3° e 5°). A maioria dos docentes tem Nível Superior, exceto uma que tem Magistério, porém já iniciou a formação em Pedagogia, (2) oficiais de escola, (2) professoras readaptadas para exercer funções de apoio na secretária, (1) cozinheira, (4) serventes de escola, (1) estagiária do convênio CIEE e (2) seguranças diurnos e a diretora relata a necessidade de seguranças noturnos. A escola não possui produtos para comercialização, não produzindo ou industrializando produtos. E consequentemente como vias normais de uma Escola Municipal os alunos são os clientes, professores e equipe de apoio os fornecedores. A proposta pedagógica da unidade escolar visa preparar o educando para cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres, com isso desenvolver projetos que levem o educando a refletir e interagir com o meio. Comprometido com o sucesso do processo ensino- aprendizagem, construção de valores, o respeito pelas diferenças e religiosidade e recursos naturais que são tão abundantes em nossa região.
...