RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: lucia40 • 24/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.793 Palavras (20 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
INSTITUIÇÃO E.M.E.F. MACHADO DE ASSIS.
ALUNO: Gabriela Rocha Rêgo
Curso: Pedagogia
Matricula: 6659407946
Taboão da Serra
2016
Gabriela Rocha Rêgo
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
ESCOLA E.M.E.F. MACHADO DE ASSIS
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Anhanguera como requisito parcial do curso de Pedagogia).
Coordenador de Curso Erika Cristina Rocha Fragoso
Taboão da Serra
2016
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em E.M.E.F. MACHADO DE ASSIS
Dados do Estagiário
Nome: Gabriela Rocha Rêgo
Registro Acadêmico: 6659407946
Curso e Período: Pedagogia Noturno
Dados do Local de Estágio
Empresa: E.M.E.F. Machado de Assis
Supervisor: Carmem Lúcia Messias
N° de registro: 048378878-30
Período de Estágio
Início: 03/10/2016 Término: 17/10/2016
Jornadas de trabalho: 10 horas semanais.
Total de horas: 20 horas em 10 dias.
Taboão da Serra
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO 12
1 INTRODUÇÃO 7
2 AMBIENTE DE ESTÁGIO (INSTITUIÇÃO) 8
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 9
3.1 Discussões 9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
ANEXOS.........................................................................................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ensino Superior, Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, o(a) aluno(a) Gabriela Rocha Rêgo do período Noturno do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Anhanguera Educacional, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado Gestão Escolar (E.M.E.F. Machado de Assis), Ambientes Não Escolares (Solar dos Unidos Associação Comunitária) e Supervisão no período de 03/10/2016 à 07/10/2016.
O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos e mostrar ao estagiário como é realizado o trabalho: do supervisor, diretor, vice-diretor, coordenador de uma instituição de ensino, bem como acompanhar a rotina diária da mesma.
A missão desse estágio é fazer com que nós estagiários reconheçamos os diversos espaços não apenas fisicamente como de costume, mas que a nossa visualização ultrapasse as estruturas arquitetônicas e indique os espaços em construções através das ações mutuamente compartilhadas.
- AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis está localizada na Estr. das Olarias, 704 - Jardim Triângulo, Taboão da Serra - SP, 06775-005, em um bairro de periferia, constituída em sua grande maioria por migrantes de outros Estados.
Foi fundada no ano de 1998 pelo prefeito Fernando Fernandes Filho e por Antônio Fenólio, antigo Secretário da Educação de Taboão da Serra.
A U.E. recebeu o nome em homenagem ao poeta e escritor Realista e Romancista Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908). Nasceu no dia 21 de Junho de 1839, no Morro do Livramento, Rio de Janeiro. Além de poeta, foi também cronista, crítico literário, dramaturgo, folhetista e jornalista, além de ter ocupado cargos importantes na política, como ministro da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas. Foi autor de obras muito lidas pelos brasileiros até hoje, como “Quincas Borba”, “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
No ano de 1897, o autor fundou a Academia Brasileira de Letras, se tornando também o primeiro presidente da Fundação.
Machado de Assis viveu em uma importante época histórica do Brasil, numa sociedade Pós Escravidão, onde infelizmente, a discriminação racial ainda prevalecia, e obrigava os ex-escravos e seus descendentes, como o próprio autor, que era neto de escravos alforriados, a migrarem para os morros do Rio de Janeiro. Mesmo com todo o preconceito presente na sociedade, Machado de Assis não abaixou a cabeça e se tornou um dos escritores mais importantes e mais apreciados pelos leitores de Folhetins e Jornais da época, e até hoje é muito admirado pelos amantes da Literatura e críticos literários.
...