RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: pfeitosa32 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.552 Palavras (11 Páginas) • 415 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
CURSO PEDAGOGIA
[pic 1]
PRISCILLA FEITOSA PASSOS
“CONTOS DE FADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O IMAGINÁRIO DA CRIANÇA DE TRÊS E QUATRO ANOS.”
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Curso: Pedagogia – 2º Ano - 4º Semestre de 2015
Jundiaí
2015
PRISCILLA FEITOSA PASSOS
“CONTOS DE FADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O IMAGINÁRIO DA CRIANÇA DE TRÊS E QUATRO ANOS.”
Relatório desenvolvido como requisito para aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado em Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.
Orientador: Profª. Carolina Balanin Garcia
APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO
Nome: Priscilla Feitosa Passos RA: 7417662990
Professor Orientador: Carolina Balanin Garcia
Supervisor de Estágio na Empresa: Cristiane Cusin Pupo
Nome da Empresa: EMEB Píer Angela
CNPJ: Não Possui
Endereço: Rua Pedro Pessine, 90 – Jardim do Lago – Jundiai - SP
Local do Estágio (área/setor): Educação Infantil G2 e G3
Período do Estágio: Inicio: 28/04/2015 Término: 22/05/2015
E-mail: eangela@jundiai.sp.gov.br
RESUMO
O presente estágio objetivou não apenas descrever as etapas do estágio supervisionado e a sua aplicação do projeto “Contos de Fadas e sua contribuição para o imaginário da criança de três e quatro anos”, mas também serviu como um ponto de partida para fazer comparações entre experiências já vividas cujas representações foram construídas sob os conhecimentos ao decorrer da nossa teoria, juntamente com a experiência que se fazia naqueles momentos, isto é, na interação com o mundo da prática. Foi observado duas turmas de educação infantil, do turno matutino e vespertino, composta por uma professora, duas auxiliares de sala e 16 crianças cada sala totalizando 32 crianças entre as idades de 2,3 e 4 anos. Compreendemos a importância desse momento para a construção da formação avaliativa, lembrando que o objetivo não foi avaliar as ações da criança, mas sim as situações de aprendizagem que são oferecidas. De uma forma geral percebemos que o estágio proporcionou a analise de que a teoria e prática devem caminhar juntas, possibilitando reflexões acerca da profissão docente e na construção da identidade profissional de educador.
Palavra-Chave:
Estágio Supervisionado; Educação.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO RESUMO INTRODUÇÃO | 03 04 06 |
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 3. RELATÓRIO DESCRITIVO – Atividades Desenvolvidas CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXOS Folha de assinaturas (PROTOCOLO DE ENTREGA AO PROFESSOR) | 07 08 09 10 11 |
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as etapas do estágio supervisionado e aplicação do projeto “Contos de Fadas e sua contribuição para o imaginário da criança de três e quatro anos” que teve como orientador a professora Carolina Balanin Garcia, ministrante da disciplina “Estágio Supervisionado Educação Infantil”, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Unianhanguera de Jundiai – Sp.
Conforme solicitação do professor ministrante da disciplina, foi realizado estagio com crianças de 3 a 4 anos na Escola Municipal Pier Angela, situada na Rua Pedro Pessine, 90 – Jardim do Lago – Jundiai – SP, onde a modalidade de ensino oferecido por essa instituição é de Educação Infantil que acontece nos turnos matutino e vespertino. As salas observadas foi uma sala de crianças de 2 e 3 anos (turno Vespertino) e outra sala de crianças com idade de 3 e 4 anos (período Matutino). Contendo 16 crianças cada sala, totalizando 32 alunos frequentado a sala de aula sendo observados, neste ambiente de ensino havia a presença de uma professora e duas auxiliares de sala.
O quadro de professores da escola contava com uma coordenação que é realizada toda terça-feira a partir das 10h00min e 14h00min (uma vez na semana) para o planejamento semanal. De acordo com informações repassadas pela professora, o Plano de Aula, bem como as atividades de cada dia ficam prontas antecipadamente durante o acompanhamento pedagógico da coordenadora. Dia 27/04/2015, foi realizado o primeiro contato com a direção da escola.
No inicio da participação na escola em sala de aula, onde se dá o primeiro passo para a convivência com as crianças e estagiaria, essa construção de vinculo foi importante para a criança passar a ter confiança no profissional que está ao seu lado.
...