RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA – 7ª ETAPA
Por: 2442oasi • 30/7/2019 • Trabalho acadêmico • 3.906 Palavras (16 Páginas) • 551 Visualizações
UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA
VALÉRIA PAULA DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA – 7ª ETAPA
CARATINGA/MG
2013
VALÉRIA PAULA DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO RIBEIRO
Trabalho apresentado UNIUBE , como parte das exigências a conclusão da 7 ª etapa de curso de pedagogia
CARATINGA – MG
2013
SUMÁRIO .
INTRODUÇÃO______________________________________________________ 4
DESENVOLVIMENTO________________________________________________ 5
A ESCOLA E A SUA HISTÓRIA________________________________________6
OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA
ESCOLA___________________________________________________________7
ESTUDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA; ESTABELECIMENTO
DE RELAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DO
TRABALHO PEDAGÓGICO DO GESTOR ESCOLAR ______________________9
ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO TRABALHO DO GESTOR
SEGUNDO O ENFOQUE DA LEI 9394/96 E DAS NOVAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Nº 1/2006. ___________________10
PARTICIPAÇÃO DO ESTAGIÁRIO EM EVENTOS PEDAGÓGICOS,
CIENTÍFICOS E CULTURAIS.________________________________________11
CONHECIMENTO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA E SUAS
MÚLTIPLAS RELAÇÕES_____________________________________________12
CONCLUSÃO______________________________________________________ 13
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________ 15
ANEXOS – ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO
DAS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA E DA AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM _________________________________________________16
INTRODUÇÃO.
Este relatório tem por finalidade o registro de 180 horas de estágio curricular supervisionado em Gestão Educacional, realizado na Escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro. O objetivo desse estágio é realizar atividades de estudos, análises e aplicação prática a gestão educacional, tendo em vista o perfil do gestor. O estágio foi realizado na 7ª etapa do curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Uberaba (Pólo Timóteo)e teve como instrumento norteador o Estágio curricular supervisionado Pedagogia- Currículo 607, composto pelos temas: Investigação e análise das diversas modalidades de gestão; Identificação do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições na escola campo de estagio; Observação e análises institucionais do projeto político pedagógico da escola campo, metodologias de trabalho e avaliação institucional; Estudo das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em pedagogia; estabelecimento de relações entre a teoria e a prática do trabalho pedagógico do gestor escolar; Análise da aplicabilidade do trabalho do gestor segundo o enfoque da Lei 9394/96 e das novas diretrizes curriculares nacionais nº 1/2006 e para finalizar a participação do estagiário em eventos pedagógicos, científicos e culturais. Por meio da observação e dos registros feitos no caderno de campo, tive a oportunidade de desenvolver o senso crítico sobre o trabalho do gestor, seu papel e suas funções. Percebe ainda o quanto é importante estarmos a par das novas resoluções e diretrizes curriculares apresentadas pelo MEC para os cursos de pedagogia. Foi uma oportunidade de conhecer melhor o nosso papel em uma instituição educacional, e o que nos aguarda com a conclusão desse curso. Espero poder passar o que essa experiência me proporcionou e o quanto estou agradecida e orgulhosa do curso que estou concluindo.
DESENVOLVIMENTO.
A escola campo escolhida, como sempre abriu as portas e me recebeu muito bem. Comecei a fazer as observações e percebi que a escola vive a democracia, todos os assuntos são discutidos até chegar a um acordo. Alguns professores são mais rígidos do que os outros, porém, os alunos muitas das vezes são consultados para fazer algumas escolhas. Todo final de bimestre é marcada uma reunião de pais, onde é tratada a vida escolar dos alunos, mas se os pais necessitam de falar com os professores ou vice-versa, normalmente é agendado um dia onde o professor e o supervisor possa estar junto para este atendimento.Esse horário sempre ocorre nos horários das aulas de literatura ou educação física,a coordenação pedagógica são pessoas que compreendem , os professores procuram expor todos os problemas para juntos resolver, somente em ultimo caso que elas tomam decisões sozinhas, pois preferem sempre trabalhar com a democracia. Em quase todas as situações a coordenação consegue acolher os professores, elas dividem o trabalho e deixam que cada um trabalhe a sua maneira, somente pedem que siga o planejamento e as orientações apresentadas para aquele ano, mas cada um tem autonomia de trabalhar do seu jeito.
A ESCOLA E SUA HISTÓRIA.
A E.M Professora Maria do Carmo Ribeiro, situada á rua Coronel Antônio Saturnino 520,no Bairro Esperança –Caratinga -MG,foi criada pela lei de Criação Municipal,decreto executivo n°069/96 de novembro de 1996.A carta consultada foi aprovada pelo conselho Estadual de Educação através de parecer 327/97 em 12 de maio de 1997.A Secretaria Estadual aprovou a autorização de funcionamento em 28 de junho de 1997 pela portaria.
O nome da escola é uma homenagem a uma grande educadora de Caratinga ,já falecida,senhora Maria do Carmo Ribeiro.
...