RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
Por: gdae • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 11.474 Visualizações
Campus Virtual Cruzeiro do Sul (Unicid)
Pedagogia – EAD
Relatório de Estágio Supervisionado em
Gestão Escolar
ADRIANA LEITE DE MACEDO
CA 1813206541
2015
1. Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:
1.1 Caracterização da escola:
Nome da instituição: Emei Ana Neri
Endereço: rua Soldado Albino Cesar, n◦ 25, Parque Novo Mundo – Cep. 21800-010
São Paulo- SP.
Dependência administrativa: Pública
Diretora: Silmara Vilibor Lucero
1.2 Estrutura Física da Escola:
A emei Ana Neri está localizada em um bairro residencial de São Paulo, o Parque Novo Mundo, a escola fica do lado de uma rodovia muito importante, a Marginal Tietê, tendo muro, identificação da escola logo no portão de entrada, possui estacionamento, salas de aulas que atendem alunos do ensino infantil, refeitório e banheiros.
Para auxiliar a prática docente oferece a quadra coberta, laboratório de informática, sala de vídeo e a sala de leitura.
2. Focos de Observação
2.1 Informações sobre a gestora:
A gestora que acompanhou o estágio chama-se Silmara é formada nos cursos de pedagogia, psicologia, e tem pós graduação em psicomotricidade, sendo uma jovem de trinta e três anos de idade e tendo um futuro promissor pela frente, lecionou durante treze anos e à cinco meses assumiu a gestão da Emei Ana Neri, onde efetivou-se como professora de educação infantil e fundamental l, no ano de dois mil e dois, por meio de concurso público promovido pela prefeitura de São Paulo. A gestão escolar da escola ocorre nos princípios de autonomia, flexibilidade, responsabilidade e participação dos agentes educacionais, nas decisões a serem tomadas, com bom relacionamento entre a diretora e toda a equipe escolar. As responsabilidades dos participantes do processo educativo da escola são claramente definidas, as relações profissionais e interpessoais são fundamentadas na relação de direitos e deveres, pautados nos princípios da responsabilidade, solidariedade, tolerância, ética e participação, para que ocorra um clima positivo e de incentivo nas realizações das atividades desempenhadas pela equipe escolar.
2.2 Escolha dos focos
1 . Formação Continuada de Professores (em serviço)
2 . Diretor e a Gestão Democrática
2.2.1 Considerações sobre o foco 1 - Formação Continuada de Professores (em serviço)
A formação continuada de professores em exercício na unidade escolar ocorre diariamente juntamente com o acompanhamento da gestora e sob a orientação da coordenadora, esta formação recebe o nome de JEIF que significa Horário de jornada especial de formação onde são trabalhados, analisados e discutidos estratégias de ensino aprendizagem para melhor suprir as necessidades do aluno.
Através dessa formação continuada é possível elaborar estratégias para melhorar a disciplina dos alunos, verificar os conteúdos trabalhados, os projetos desenvolvidos, planejar e replanejar o planejamento político pedagógico da unidade escolar.
Os coordenadores pedagógicos (CPs) tem dimensões pessoais e formativas para exercer as suas funções entre elas o compromisso ético com a humanização, com um mundo mais justo, tendo o compromisso na formação dos professores que devem refletir sobre o trabalho que está sendo desenvolvido com os alunos, tem que ter uma didática e passado por sala de aula para estar a par da realidade escolar, ser conhecedor da legislação e a literatura pedagógica sobre a gestão e coordenação escolar, conhecendo estratégias de condução de grupo.
2.2.2 – Diretora e a Gestão Democrática
A Gestora Educacional é um elemento-chave, tanto para a implementação de um currículo inovador, quanto para o desenvolvimento do empreendedorismo e a constituição de uma equipe solidária. No entanto, a Gestora Educacional tem responsabilidades burocráticas e políticas numa relação vertical, que muitas vezes contrastam com as características de uma líder empreendedora.
A Gestora dessa emei lidera uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários e com a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos, atuando como mediadora, compartilhando suas ideias sabendo ouvir, sendo aberta e flexível à contribuição de todos para que os profissionais da escola e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para que a escola atinja um processo de ensino e aprendizagem de sucesso. Concordo com o modelo de gestão seguido pela gestora em questão, pois para que o ensino realmente se faça e a aprendizagem se realize, é necessário agir com competência, onde a construção do diálogo, do companheirismo ético, seja construído pelos profissionais que nela atuam.
A Gestora Educacional caracteriza-se como uma administradora democrática da comunidade escolar, orienta seus colaboradores nas tarefas da escola, atendendo as diferenças, desenvolvendo senso de responsabilidade e crítica, abrindo-se para o diálogo e estimulando o espírito de colaboração, atuando em conjunto.
[...] um gestor da dinâmica social, um mobilizador, um orquestrador de atores, um articulador da diversidade para dar unidade e consistência, na construção do ambiente educacional e promoção segura da formação de seus alunos (LUCK, 2000, p. 16).
A participação dos gestores é colaboração na tomada de decisões com condições objetivas, que possibilitarão
...