RELATÓRIO DE ESTÁGIO ESTÁGIO I
Por: LorenaAlcantara • 11/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO I
PROFESSORA TATYANA SANTOS
[pic 2]
LORENA OLIVEIRA DE ALCANTARA COELHO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
CORRENTINA – BAHIA
2016
LORENA OLIVEIRA DE ALCANTARA COELHO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório final para fins parcial de avaliação da
disciplina Estágio Supervisionado I, do Curso de
Licenciatura em Pedagogia do Instituto de
Educação e Tecnologias.
Orientadora: Tatyana Santos.
Correntina – Bahia
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Caracterização da instituição – campo de estagio
- DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO ESTAGIO SUPERVISIONADO I
A escola, sua historia e seu entorno
Descrição das atividades desenvolvidas
Experiências e vivências no campo do estágio
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- ANEXOS
- INTRODUÇÃO
Dando conclusão primeira etapa do Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Pedagogia tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplicou grande parte dos fundamentos aprendidos a longo prazo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agra observando em sala de aula, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.
O Estágio Supervisionado I foi realizado em uma turma da pré-escola da Educação Infantil, do turno matutino da Escola Municipal Vila Nova, localizada na Rua Caixa D’Água, S/N, Bairro Vila Nova em Correntina Estado da Bahia. Esta Etapa com Carga horária de 75 horas, aconteceu no terceiro semestre de 2016.
Este estágio teve o objetivo de observar a prática pedagógica buscando compreender as metodologias aplicadas.
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de observação em sala de aula que baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sociointeracionista do processo de ensino aprendizagem.
Encontra se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto procurou se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.
- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Escola vila Nova, foi criada no dia 06 de Março de 2000. É uma instituição mantida pela Prefeitura municipal de Correntina, com o corpo docente composto por profissionais concursados em áreas específicas, todos com nível superior completo, além de uma coordenadora pedagógica. Oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ano a 8ª série) nos turnos matutino e vespertino na modalidade do Ensino fundamental I e II.
Funciona em um pequeno espaço, onde são realizados os eventos da escola. As salas são pequenas, não arejadas, paredes e iluminação precisam de reparos bem como suas instalações sanitárias (banheiros), alem de bebedouros sem higienização adequada e as carteiras não são conservadas. Não possui refeitório e a cantina é pequena, o lanche é distribuído em sala de aula por esse motivo. Não possui auditório. Possui um pequeno espaço para biblioteca que é compartilhado com sala de planejamento dos professores. Não possui sala d vídeo com TV e DVD. Possui um pequeno espaço para secretaria e outro espaço para direção e coordenação.
Possui uma grande quantidade de livros fornecidos pelo MEC, mas pouco utilizado pelos professores em sala de aula.
Corpo docente
Com um numero significativo de professores para todas as disciplinas com ensino superior completo, sendo um total de 13 (treze) professores, sendo todos concursados: 03 (três) de pedagogia, 03 (três) de língua portuguesa, 01 (um) de biologia, 03 (três) de matemática, 01 (um) de história 02 (dois) normal superior.
Corpo discente
A clientela da escola campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa que residem em bairros próximos à escola e também de algumas comunidades rurais sendo que estes necessitam de transporte escolar para chegar à escola. A clientela é de filhos de população de trabalhadores contratados e efetivos na função de garis, merendeiras, zeladores e alguns desempregados.
...