RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR
Por: ferPinheiro • 15/11/2022 • Trabalho acadêmico • 4.155 Palavras (17 Páginas) • 1.570 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
nome do aluno
Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares
cidade
ano
nome do aluno
Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares
Relatório apresentado para o Curso de Pedagogia à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório Iii: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares.
cidade
ano
SUMÁRIO
INTROUÇÃO……………………………………………………...…………………………4
1 RELATÓRIO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS……………………………....……..5
2 RELATÓRIO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR …………………………………...7
3 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA …………………………………9
4 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO………………….…..11
5 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRAÇÃO…………………….13
6 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR ...14
7 PLANO DE AÇÃO ……………………………………………………………………...15
8 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO A DIREÇÃO ESCOLAR……………………………………………………………………………..……18
9 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO ………………………………………………………..19
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Ao cursarmos o curso de pedagogia não temos a noção da imensidade de atividades que podem ser desenvolvidas a partir de tal graduação, mas quando se aprofunda nos conteúdos abordados vemos que a pedagogia vai muito além de uma sala de aula, como é o caso da gestão, uma função que é extremamente importante para o desenvolvimento do acadêmico em exercício de sua função, é algo que implica seus conhecimentos a partir do estágio.
A gestão é um trabalho coletivo, é um sistema que organiza todo o processo de ensino, possui pilares responsáveis por fazer com que todo o sistema educacional da escola funcione de forma harmônica. São esses pilares que vão planejar e organizar os processos pedagógicos.
O objetivo do estágio é oportunizar o estagiário a aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Baseia-se em um treinamento que possibilita aos estudantes vivenciarem o que aprenderam durante a graduação.
Portanto o que se espera deste estágio é adquirir mais conhecimento sobre a prática pedagógica, vivenciando uma nova área além da sala de aula. Perceber a importância não só do professor como também, o trabalho do gestor que é responsável como um todo no centro onde atua.
1 RELATÓRIO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O artigo “Pedagogia em Ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações”, analisa o papel do pedagogo no exercício de sua profissão. O texto nos leva a uma breve história de como surgiu no Brasil a educação, mudando assim para pedagogia.
A história da educação brasileira se inicia em 1759, quando os jesuítas chegaram ao Brasil. Porém com a chegada dos mesmo houve uma mudança na educação, onde passou por um momento chamado de Reforma Pombalina. Anos depois, em 1924 foi criada a Associação Brasileira de Educação (ABE), que tinha o papel de ligar os assuntos da Educação de forma apolítica. Em 1930 é criado o Ministério da Educação e em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova que queria uma educação gratuita, universal e laico.
Em 1939, foi criado o curso de Pedagogia. Um curso que se direcionava à educação de crianças nos anos iniciais e à gestão educacional. Em um primeiro momento, o curso dividia se em bacharelado e licenciatura, tendo seus primeiros três anos de teoria e um ano de prática, era comum ser referido como “3+1”. Após a reforma universitária de 1968, houve a unificação dessa formação, fazendo assim, que o curso tenha duração de 4 anos.
A busca de professores capacitados decorrente do crescente aumento de novas escolas fez com que houvesse uma reforma curricular nos cursos de pedagogia. A partir desse momento, o pedagogo começa a atuar em diversas áreas. Esse implantamento do campo de atuação profissional da pedagogia possibilitou que este professor pudesse exercer sua profissão na área administrativa; dos planejamentos escolares; em sistemas educacionais; em atividades em espaços escolares e não escolares; etc.
De acordo com Libâneo (2002), os campos de atuação do pedagogo englobam áreas de construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis,ONGs, instituições de capacitação profissional, museus, hospitais etc.
Percebemos que a área de atuação do pedagogo é nem vasta e que os cursos de Pedagogia não abordam esses espaços como sendo um meio de praticar a profissão. Para que isso seja incluído na grade curricular do curso, será necessário utilizar se de pesquisas e reflexões a fim de propor essas possibilidades de carreira para os futuros pedagogos.
Após a Lei n. 5.540 de 1968, a faculdade de Pedagogia ganha novos espaços de atuação. Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação, o objetivo central do curso de Pedagogia hoje é:
[...] a formação de profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).
...