RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: fabiulav • 15/12/2018 • Relatório de pesquisa • 1.632 Palavras (7 Páginas) • 317 Visualizações
FABIULA DIANA VIEIRA TERTO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
2017
1. INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se ao estágio realizado na Obra Social e Assistencial Madre Teresa de São José (CECOI Irmã Carmelita), na rua Anna Ortega Traballi, no08, na Vila São Geraldo em São José dos Campos.
A obra social e assistencial Madre Maria Teresa de São José foram fundadas dia 28 de março de 1987, pela iniciativa deu-se através do Pároco Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento. A instituição é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, que oferece serviços sócios assistenciais através de ações preventivas, sócio educativo e busca favorecer o processo de promoção humana integral dos usuários e familiares.
Estágio é onde tive a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que foi ressaltando e aprimorando em sala de aula, para refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil.
É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão previstas de acordo com a teoria. Com o estágio, consistir do mesmo modo, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Estrutura Física da Escola
A Obra Madre Teresa de são José é uma instituição católica, que atende crianças na pré-escolar, em que são realizadas atividades desenvolvidas adequadamente em cada faixa específicas e a total interação entre todas as turmas para que as crianças tenham o contato idade deferentes as delas.
A instituição contata com uma infra-estruturar amplas, como: sala do infantil II, sala do Pré I , sala do Pré II, sala de dança, sala de artes, sala de informática, sala de vídeo, Pátio coberto, Playground, Quadra, Parque de areia, Espaço de cantos simbólicos, Sala de reunião, Coordenação, sala/serviço social, direção, espaço de recepção, sala de contabilidade, cozinha, refeitório dos funcionários, lavanderia, quintal, sanitário social masculino/ feminino, estacionamento, sanitário dos professores, banheiro dos funcionário, banheiro dos alunos ( térreo), espaço almoxarifado, espaço de roupas de apresentações 1 e 2,espaço brinquedos da quadra, espaço de guardar velórios, espaço de guardar colchões, espaço de guardar as camas empilháveis do infantil II e caixas de brinquedos para reposição nas salas.
2.2. Funcionários e Funcionamento da Escola
O funcionamento da Instituição é de segunda à sexta-feira 7h às 11h30 e das 13h às 17h.
Contata com 3 classes, 75 alunos, 3 professoras, 5 educadoras, 3 educadoras no projeto, 2 cozinheiras, 1 auxiliar de cozinha, 1 auxiliar de limpeza geral, 1 auxiliar de serviço geral, 1 assistente social, 1 contadora, 2 secretarias, 1 diretora, 1 coordenadora.
2.3. Proposta Pedagógica da Instituição (fazer no mínimo mais 2 parágrafos)
A proposta Pedagógica da Instituição segue o parâmetro do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que afirma situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Portanto nesse processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para formação de crianças felizes e saudáveis.
O trabalho pedagógico é relacionar ao conhecimento de mundo, destacando os seguintes eixos: movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e conhecimento lógico-matemático organizados em tempo didático. As atividades permanentes, seqüências e projetos didáticos estruturam e aperfeiçoam o cotidiano escolar. É organizado o tempo é uma tarefa que precisa ser pensada na perspectiva das crianças propondo vivencia dentro da sala e fora da sala de aula em atividades livres e orientadas, individuais e grupais.
2.4. Atividades Pedagógicas Observadas
Para observação em sala de aula fiquei na turma de Infantil II, com 23 alunos, com idade entre 3 e 4anos. Em linguagem oral e escrita são desenvolvido atividades como a oralidade das crianças em que a professora é a escriba, a escrita pelo o nome próprio em que são realizado pelo o reconhecimento das letras que comproem seu nome, através de reescrita e bingo do nome, propiciando brincadeira que auxiliasse no reconhecimento do seu nome proprio e estimulando atraves de musica cantada.
Segundo VYGOTSKY (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino- aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relaçao entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento entre desenvolvimento e aprendizagem atraves da zona de desenvolvimento proximal (distancia entre os nivel de desenvolvimento potenciale nivel de desenvolvimento real), um “ espaço dinamico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha (nivel de desenvolvimento real) e os que deverá resolver coma ajuda de outro sujeito mais capaz no momento, para em seguida, chegar a domina-la por si mesma (nivel de desenvolvimento potencial).
No segundo semestre de 2016 a professora Eliana desenvolveu o projeto sobre a Construção de Casa o que possibilitou a descoberta com as crianças, como é feito a construção da casa, em que a professora perguntou para os alunos como era feita a construção de sua casa e qual material tinha na construção, sendo apresentado musicas, vídeos e historias.
Em matemática foram desenvolvidas atividades de contagem com tampinhas de garrafas, jogos com dados, manuseio de objetos, em que possibilte os primeiros contatos com a contagem,
...