RELATÓRIO DE ESTÁGIO ONG
Por: 2009602485 • 5/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.534 Palavras (7 Páginas) • 7.549 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
SUMÁRIO
I.Introdução..................................................................................02
II. Histórico da Instituição............................................................03
III. Metas a Curto e Médio Prazo.................................................04
IV. Avaliação da Proposta Pedagógica do Biênio Anterior.........05
V. Caracterização da Instituição...........................................06 e 07
VI. Caracterização da Comunidade Escolar.................................08
VII. Observação junto a Presidente e a Coordenadora................09
VIII. Considerações Finais...........................................................10
IX. Anexos....................................................................................11
I.INTRODUÇÃO
O presente estágio de Gestão não escolar foi realizado do dia 14/09/2015 à 16/09/2015, na instituição Pró Viver: Obras Sociais e Educacionais, situada na Av. João Pessoa, 214/216-Centro - Santos-SP, com a Presidente Sr(a) Josimeire Carvalho Batista, e a Coordenadora Rosangela da Cunha
Neste relatório consta: A caracterização e histórico da ONG, objetivos institucionais, características da comunidade escolar, atribuições do diretor e observação da prática de direção.
O Estágio supervisionado tem o intuito de proporcionar ao universitário, vivenciar processos de ensino, para que os educandos desenvolvam condições e convicções favoráveis à continuidade da sua formação. Permite também desenvolver e avaliar projetos educativos, construindo formas de atuação, com vistas à melhoria da educação de crianças e adolescentes.
É uma forma de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
II. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A ‘Pró Viver: Obras Sociais e Educacionais’ nasceu em 1992, com base num projeto social idealizado por membros da 1ª Igreja Batista de Santos, que decidiu investir seus dons e talentos em algumas ações concretas que pudessem alterar de maneira efetiva o quadro de miséria em que viviam crianças e adolescentes daquela região. Sua história tem sido marcada pela consolidação de valiosas parcerias com CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santos, CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social Santos, FSS- Fundo social de Solidariedade, SENAI, CDI, PETROBRÁS, Fundação Telefônica, Fundação ABRINQ, Caixa Econômica Federal, SESC Santos, Rede Sementeira, Schering- Instituto Criança é Vida, CENPEC, UNIMED- Santos, Jornal A Tribuna, Soropthimistas do Clube Internacional de Santos, Universidade Santa Cecília, UNIMES, Ministério do, Trabalho, Ministério da Cultura, ABEC - Associação Brasileira de Educação e Cultura, igreja Batista da Orla, Primeira Igreja Batista de Santos, Igreja Presbiteriana Getsêmani, Igreja Metodista de Santos, Igreja Presbiteriana Independente, ONG Vip - São Vicente, ABRASOFFA, entre outras. Essas parcerias permitem à ‘Pró viver’ atuar em seis bairros da cidade de Santos (Centro, Morro da Penha, Areia Branca, Marapé, Campo Grande e Ilha Diana), ocupando espaços antes ociosos, que agora são cedidos por instituições para que sejam utilizá-los pela comunidade ao seu redor.
III. METAS A CURTO E MÉDIO PRAZO
- Desenvolver as potencialidades individuais das crianças e adolescentes
- Criar, na criança e no adolescente, consciência do seu valor como cidadão e sua importância dentro da entidade, escola e também na comunidade.
- Diminuição da agressividade individual e em grupo
- Elevação do desempenho escolar
- Redução da evasão escolar
- Acompanhar junto à escola o desenvolvimento do aluno
- Criação de ambiente favorável ao desenvolvimento das relações: adulto-adulto, adulto – criança, criança –criança
- Aproximação da família
- Aumentar a participação dos pais e responsáveis nas reuniões e atividades
- Realizar oficinas de geração de renda para as famílias dos alunos
- Diminuição do trabalho infantil
- Inclusão digital.
Projetos que serão desenvolvidos no biênio de 2015/2016
* EDUCAR/Oficina do saber
* Cantinho da Leitura
* Culinária/Nutrir
* 100% Criança
* Sons do Futuro.
IV. AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO BIÊNIO ANTERIOR
Ampliação da capacidade de convivência e participação na vida pública: a circulação e acesso a diferentes espaços, a oportunidade de laços em outros grupos e a valorização de diversidade proporcionam novas perspectivas e possibilidades de aprendizagem.
Ampliação dos repertórios de competências e habilidades da criança e adolescente, o acesso a informações e aspectos culturais diversos asseguram ganhos de aprendizagem para o exercício da curiosidade, da pesquisa, do prazer em aprender, além do domínio de instrumentos para continuar aprendendo de forma autônoma e crítica.
Garantia de direitos sociais básicos: estimular acesso e a frequência à escola, à Unidade básica de saúde, à regularização de documentos de identificação civil, etc.
V. CARACTERIZAÇAO DA INSTITUIÇÃO
A ONG ‘Pró –Viver: Obras Sociais e Educacionais’ está situada na av. João Pessoa, 214/216, no centro de Santos / SP (CEP 11013-002 / telefone:3224-3024).
As observações foram realizadas durante o período de 14/09/2015 a 16/09/2015, com duração de 10 horas.
A instituição de ensino tem como presidente a Sr.ª Josimeire Carvalho Batista. A coordenadora é a Sr.ª Rosangela da Cunha. A ONG oferece oficina pedagógica, como ações complementares à escola, atendendo diariamente de segunda a sexta-feira, das 7hOO às 12h00 e das 13h00 às 17h00. A mais de 500 crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, são oferecidas oportunidades de participar de atividades complementares, com educação para o esporte, educação musical, educação de valores, informática, educação para o trabalho, entre outras atividades, estimulando assim suas possibilidades individuais na construção de um futuro diferente.
...