RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: PEDAGOGIA
Por: monalisarocha • 13/1/2023 • Trabalho acadêmico • 9.238 Palavras (37 Páginas) • 173 Visualizações
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS CURSO: PEDAGOGIA
JULIANE ROCHA LARA
JUIZ DE FORA / MG
2021
JULIANE ROCHA LARA
RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE ATIVIDADES LETIVAS
Trabalho Apresentado como requisito
parcial da Disciplina de Estágio Curricular
Supervisionado do curso de Pedagogia.
JUIZ DE FORA / MG
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3 2. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO “CIDADANIA E DEMOCRACIA” DENTRO DA ESCOLA. 4 3. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA. 6 4. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 8 5. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO. 10 6. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS NAS CATEGORIAS: CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL. 11 7. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL. 14 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20 9. ANEXOS 21 10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30
3
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi produzido a partir de estudos e reflexões acerca da vivência da prática educativa referente às atividades do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar no curso de Pedagogia / Fabras. Foram utilizados aqui, como procedimentos metodológicos, relatórios embasados nos documentos norteadores do Ministério da Educação (MEC) no contexto da Pandemia da Covid19, seguindo as normativas da Portaria 544 de junho de 2020, publicada pelo MEC, que dispõe sobre a organização do Ensino e seus estágios.
A partir das leituras das apostilas do curso, dos estudos já realizados em toda minha trajetória, bem como a experiência docente, diretiva e, ainda, de analista da educação, foi gerado o escopo necessário para a produção dos textos e análises que serão expostos mais à frente.
Tendo o Estágio Supervisionado uma carga horária específica para cumprimento dos requisitos necessários à requisição do diploma, é válido ressaltar que todo o trabalho de pesquisa e estudo de literatura específica e complementar, assim como acesso a outras fontes (como vídeos e sites) foram o suficiente para a devida compreensão da realidade escolar.
Considera-se de fundamental importância a realização do estágio curricular obrigatório no sentido de aproximar ainda mais o estudante desta segunda licenciatura da realidade à qual se deseja atuar profissionalmente, no caso do curso de Pedagogia, seja em sala de aula, seja na supervisão/coordenação ou inspeção escolar.
Nesse sentido, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9.394/96 o presente trabalho aborda de forma crítica e reflexiva aspectos mais relevantes do dia a dia escolar que, muitas vezes, determinam o sucesso ou insucesso do sistema educacional.
Por fim, é possível afirmar que em consonância com as diretrizes gerais e específicas (do momento de pandemia) obteve-se êxito no cumprimento e realização do Estágio, sendo possível confirmar isso com as exposições subsequentes, fruto da dedicação, experiência, estudo e desejo de seguir atuando no âmbito escolar, na construção de uma realidade escolar democrática, justa e equânime.
4
2. RELATÓRIO DESCRITIVO ANALÍTICO SOBRE A CONCEPÇÃO “CIDADANIA E DEMOCRACIA” DENTRO DA ESCOLA.
Partindo do tema proposto “Cidadania e Democracia dentro da escola” é inevitável não se valer da minha formação primária nas Ciências Sociais, mas claro, considerando que os aspectos mencionados perpassam todos os atores da educação e todas as disciplinas.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9.394/96) está exposto que entre as finalidades do Ensino Médio “a construção da cidadania do educando, evidenciando, assim, a importância do ensino da Sociologia no Ensino Médio”, sabendo-se que estão entre as atribuições do conhecimento sociológico “investigar, identificar, descrever, classificar, e interpretar / explicar todos os fatos relacionados à vida social”. É necessário que o estudo da Sociologia leve ao aluno a compreensão do meio em que está inserido e que ele se perceba como ator participante da sociedade.
Pensando especificamente no curso de Pedagogia e nas suas possibilidades de atuação profissional, é possível valer-se do disposto acerca do Ensino Médio e da disciplina de Sociologia para todos os ciclos da educação e, também, para todos os profissionais, visto que deve ser considerado dever de todos o cumprimento da
garantia da democracia na escola e da formação cidadã.
Para tornar mais “palpável” para esses alunos a noção do conhecimento científico, por exemplo, o processo educativo deve fornecer elementos para a compreensão dos processos históricos, como a mundialização do capital, entender a relevância das instituições sociais (como família e Estado), bem como compreensão do impacto em suas vidas das diversas transformações que as sociedades vivem. É papel dos educadores no processo de ensino-aprendizagem, também, não apenas efetuar a compreensão do meio social, mas também apontar soluções para os problemas, que só é possível através de teoria, empiria e método.
É fundamental que se possa motivar a reflexão nos jovens alunos sobre todos os fenômenos sociais que permeiam suas vidas, a exemplo disso a possibilidade de levá-los à noção de que regras são culturalmente construídas e que o próprio conceito de cultura é abrangente e tem em sua origem uma carga histórica.
O educador deve-se colocar no papel de poder proporcionar ao aluno a possibilidade de transpor uma postura etnocêntrica, tendo como referência a prática
5
de relativizar a realidade social. E esse relativizar, que significa conviver com a diversidade observada no mundo, compreende parte dos conceitos que podem ser passados aos alunos como noções de experiências culturais, rede de relações e identidades sociais.
...