RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: Sayo Costa • 19/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 786 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1]
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE
KÁTIA REGINA DA COSTA OLIVEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
VITÓRIA
2017
KÁTIA REGINA DA COSTA OLIVEIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Marcia de Souza Quadros Muller
Tutor de sala: Renata Berger Calmon
VITÓRIA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 4
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 4
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 5
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 5
3. 2 A Rotina Observada 6
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 8
4.1 Introdução 8
4.2 Dados Gerais do Projeto 8
4.3 Referencial Teórico 9
4.4 Planos de Aula da Intervenção 9
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 12
Considerações finais 12
MOSTRA DE ESTÁGIO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto tem o objetivo de relatar observações no que se refere ao Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na escola E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho, bem como aprimorar o estudo adquirido em sala de aula e inserir na prática pedagógica, além de possibilitar um contato com a realidade por meio de experiências significativas para a formação.
O tema deste projeto é Artes Visuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, o seu aprofundamento teórico e prático visa desenvolver as habilidades de importância no conjunto da obra.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, “[...] os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios” (Secretaria da Educação, 2017).
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O estágio supervisionado tem como orientadora a Pedagoga Maria José R. Marchese foi concretizado na escola E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho que está situada a rua Santa Fé, s/n, Vila Palestina, Cariacica, Espírito Santo e foi criada pelo Decreto Lei nº 1797/88 em 18 de maio de 1988.
A escola conta com dois pavimentos e treze salas de aula, um laboratório de informática, sala de coordenação/direção, sala dos pedagogos, sala dos professores, secretaria, cozinha, depósito de merenda, almoxarifado, biblioteca, banheiros masculino e feminino.
A E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho funciona em dois turnos: matutino de 07:00 às 11:30 e vespertino de 13:00 às 17:30, ambos com ensino fundamental de 1ª a 8ª série com capacidade de matrícula para atender 350 alunos por turno.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O cumprimento de um estágio proporciona ao aluno a oportunidade de comparar a teoria estudada em sala de aula com a realidade no ambiente pedagógico, uma vez que são observadas as práticas e também atitudes de profissionais ligados à modalidade de Educação Fundamental.
O estagio supervisionado em questão está organizado em três momentos: observar, planejar as atividades e intervir na realidade da educação fundamental de forma a vivenciar experiências ricas e significativas para a formação profissional.
No momento do estágio foram considerados: a observação da realidade vivenciada, as práticas pedagógicas, a reflexão por parte do aluno, o espaço para que a teoria e a prática fosse concretizada e a construção e apropriação de novas aprendizagens que se fizeram presentes.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
A E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, com a finalidade de preparar o aluno para a vida comunitária e para o exercício consciente e pleno de sua cidadania.
Com base no Projeto Politico Pedagógico da escola E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho, a mesma funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo a Educação Fundamental de 1ª a 8ª série. A escola funciona de segunda a sexta-feira com entrada e saída no horário matutino das 7:00 às 11:30 horas e vespertino de 13:00 às 17:30 horas.
A instituição foi criada pelo Decreto Lei nº 1797/88 em 18 de maio de 1988 e recebeu este nome em homenagem ao pai do chefe do poder Executivo.
A população atendida é de classe média e baixa onde estão inclusos os moradores de Vila Palestina e de bairros vizinhos, a maioria são pais que ganham a vida como domésticos, pedreiros, professores, policiais, comerciantes, ambulantes e outros.
...