RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
Por: Debora Rodrigues • 22/4/2021 • Projeto de pesquisa • 999 Palavras (4 Páginas) • 5.939 Visualizações
- RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DEBORA RODRIGUES ALVES TORQUATO, 200128070
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 2020
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Profª. Cleonice Soares de Sales.
DEBORA RODRIGUES ALVES TORQUATO, 200128070
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2020
Relato
Estágio 1 Educação Infantil
Com o avanço da pandemia do novo corona vírus a covid 19 na minha cidade as escolas continuam fechadas e com isso tive que gravar um micro vídeo aplicando o plano resumidamente para o meu estágio 1 na Educação Infantil .
O Plano foi aplicado para a salinha de Maternal IV, a ferramenta utilizada foi o Inshot para gravar microvídeos,resolvi usar esse pois é mais simples e de fácil uso.
Usei os seguintes materiais didáticos e recursos digitais :Celular,Ferramenta Inshot para gravação do vídeo ,Giz de cera ,tesoura ,vídeo do foguete e cartolina.
A interação com os estudantes não houve pois não apliquei o plano presencial.
Relacionei as competências e habilidades da BNCC ao conteúdo do plano ao fazer as crianças compartilharem o livro de história e as formas geométricas criadas por eles mesmos com seus amigos de turma ,ouvindo histórias e entrando no faz de conta ,relatando experiencias e fatos acontecidos no dia a dia com eles, assim desenvolvendo suas habilidades manuais ,adquirindo controle para desenhar ,pintar, rasgar etc...já que na Bncc é fundamental a Interação das crianças.
As ferramentas digitais veio para nos ajudar á inovar nesse momento de pandemia pois está sendo utilizado pelos alunos de uma forma prazerosa ,pois eles já curtem internet e para os professores estarem inovando na sua sala de aula.
Ao utilizar a ferramenta digital percebi que posso está fazendo vários vídeos para usar nos planejamentos e utilizar com as crianças também esse é um ponto positivo, outro ponto positivo é que essa ferramenta usada nas escolas prende bastante a atenção das crianças e jovens pois atualmente os recursos tecnológicos são bem inovadores.
O uso das Ferramentas digitais veio para impulsionar á Aprendizagem ,desenvolvendo planilhas ,criando cruzadinhas ,quiz,e muitas outras atividades para agilizar o seu trabalho como professor e também para o aluno estar se aperfeiçoando nesta ferramenta tão gigantesca que é o Computador.
Link do vídeo :https://youtu.be/urGjXtLTw-U
2. PRÉ-PROJETO
- TEMA
O desenvolvimento cognitivo infantil e o isolamento social.
- PROBLEMA
Para que uma criança desenvolva seu cognitivo são levados em consideração diversos fatores, entre eles está a socialização. O isolamento social causou a quebra dessa socialização, uma vez que a criança ao sair do ambiente escolar não faz parte mais de uma rotina definida que envolve o contato direto com outras crianças, professores e agentes escolares. Uma vez que isso ocorre a pergunta que fica é: “O tempo do isolamento social é apropriado e proprício para o desenvolvimento cognitivo infantil?”
- OBJETIVO
OBJETIVO GERAL:
- Conpreender as necessidades infantis para o desenvolvimento cognitivo no isolamento social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar as principais dificuldades para o favorecimento do desenvolvimento cognitivo.
- Validar os melhores métodos a serem utilizados durante o isolamento social para contribuir com o desenvolvimento da criança.
- Comparar o desenvolvimento escolar relacionado ao ensino à distância.
- JUSTIFICATIVA
Em diversos estudos é possível perceber que o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado as relações sociais, estudos sociointeracionistas como o de Vygostsky, Piaget e Wallon, reafirmam a necessidade desse convívio para que a criança seja capaz de se desenvolver plenamente.
Felipe in Craidy e Kaercher (2007) ressalta que as crianças, por não serem passivas, nem meras recptoras, necessitam que o desenvolvimento infantil seja um processo dinâmico que ocorra por meio do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, assim como também necessitam de interação com as outras crianças e adultos.
...