RELATORIO DE ESTAGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Por: Uninter Pedagogia • 12/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 1.119 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL
UNINTER
ANA CARLA ZANOTO
RELATORIO DE ESTAGIO DE GESTÃO ESCOLAR
CHOPINZINHO
2016
ANA CARLA ZANOTO
RELATORIO DE ESTAGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Relatório de Estágio Supervisionado de Gestão Escolar apresentado à UTA Organização Escolar do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
CHOPINZINHO
2016
RELATÓRIO DE ESTAGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Introdução
Gestão Escolar é um tema de suma importância na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais desenvolvida. Para atender essas exigências o gestor em seu perfil de líder deverá ter conhecimento aprofundado sobre qual comportamento é fundamental dentro de suas funções, não cabendo somente à liderança a tomada de decisões, mas a todos. Os gestores escolares são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização e cabe a todos assumir compromissos, estar abertos a debates, a mudanças quando for necessário, a conversa devem ser constantes e ser voltada aos objetivos previamente estabelecidos. A Gestão Escolar é composta de Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e de Recursos Humanos e é o trabalho coletivo que permitirá que a Instituição exerça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades da sociedade em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam aperfeiçoamento como indivíduo.
A escola
O Estágio Supervisionado de Gestão Escolar foi realizado na Escola Municipal Mario Bettega – EIEF, localizada na Linha Santa Inês, Interior do município de Chopinzinho – PR, o contato com a escola pode ser realizado pelo telefone: (46) 3242-1067, e/ou e-mail: escolamario@chopinzinho.pr.gov.br.
A escola atende seus alunos no turno vespertino, sendo ofertados pela mesma Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental sendo implantado gradativamente o ensino em tempo integral. A escola atende atualmente 114 alunos em ambos os níveis, sendo que destes, 1 aluno possui necessidade de atendimento especial.
O estagio foi realizado no período de 04 de abril de 2016 a 20 de abril de 2016, no turno vespertino, sendo observados os trabalhos da equipe pedagógica da escola.
Concepção pedagógica
Para melhor conhecer a concepção pedagógica da escola, foi analisado o Projeto Político-pedagógico (PPP) da mesma, onde foi constatado que a escola pressupõe atender as necessidades dos alunos referenciando o sistema Educacional Escolar, a fim de garantir que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas. Por se tratar de uma escola rural, a comunidade escolar é formada de uma sociedade múltipla, estratificada e complexa. Seu papel social está voltado para a formação de valores, integração entre escola e comunidade, defendendo uma educação transformadora onde os alunos se tornam críticos e capazes de cumprir seu papel em sociedade.
Para o Soares (2014, p.27) “ao realizar a elaboração do seu PPP, a escola deve ver com clareza o projeto de sociedade que pretende construir.” Sempre levando em consideração as crenças e culturas já existentes para que assim seus alunos possam se tornar cidadãos que saibam tomar decisões e sigam seus sonhos, fazendo com que a sociedade ao seu redor os reconheça como cidadão de bem e de respeito.
A escola tem como princípios éticos a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum; princípio político, direitos e deveres de cidadania e o respeito à ordem e a cidadania; princípio estético, a sensibilidade, a criatividade, a diversidade artística e cultural; princípio ecológico, partidários da maneira de viver em harmonia com a natureza; princípio humano, que estão voltados a promoção da justiça, da solidariedade e da paz. Seu marco conceitual está voltado para a construção de uma pedagogia progressista, que tem o interesse de manter uma formação transformadora da educação.
O papel do pedagogo
Como um profissional de suma importância para o bom andamento das atividades cotidianas da escola, o pedagogo, nos últimos anos, passou de profissional passivo para um profissional “chave” em qualquer instituição de ensino. Pois é ele quem organiza, juntamente com os demais funcionários e, também, com os pais, todo o andamento da escola durante o ano letivo.
É o pedagogo que assume a frente dos problemas, sejam eles dentro ou fora da escola, pois o seu papel é conhecer a realidade da comunidade escolar para que assim possa resolver problemas que venham a aparecer ou a se repetir no cotidiano.
Segundo Grochoska (2014, p. 91) “A gestão envolve toda a comunidade que faz parte do espaço no qual se propõe a ação [...] Para que a efetivemos como um processo de constante melhoria [...] é necessário que haja planejamento.” Ao observar o trabalho do pedagogo, percebe-se que é ele quem toma frente de diversas atividades, sejam eles de âmbito pedagógico ou administrativo. É o pedagogo quem planeja as reuniões de pais e mestres, auxilia pais, alunos e funcionários.
A equipe diretiva da escola que compreende a diretora e a coordenadora pedagógica está empenhada em um grande esforço para melhorar a escola, visto que tem preparo e competência para dar conta do recado. A diretora está sempre presente a aberta a sugestões de melhorias para a escola. A pedagoga auxilia nos trabalhos administrativos e no atendimento ao público, acompanha o desenvolvimento individual de cada aluno por meio de sondagem, além de trabalhar diversos programas como o de incentivo a leitura que envolve não somente os alunos, mas também a comunidade escolar.
...