RELATÓRIO
Por: lana • 3/1/2016 • Relatório de pesquisa • 534 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Relatório de atividade cultural – Biblioteca Parque Estadual
O presente trabalho relata a visita à BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL , localizada na Av. Presidente Vargas n. 1.261, Centro, Zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
O acesso ao local é muito tumultuado devido ao intenso fluxo de carros e ônibus.
Concernente ao trajeto para chegar a Biblioteca Parque Estadual, é de fácil acesso, tendo como meios de transporte o metrô, ônibus, trem, e barcas.
É cercada por vários comércios, faculdade e também moradores de rua.
Reinaugurada no dia 29 de março de 2014, é bem iluminada, decorada, colorida, com amplos salões de leitura climatizados e confortáveis.
A Biblioteca Parque Estadual foi criada para oferecer um acervo literário com mais de 250 mil itens, livros de arte, quadrinhos, filmes, biblioteca infantil, teatro, auditório, estúdios de som e de vídeo, cafeteria, restaurante, jardim suspenso e pátio. Promove também oficinas, laboratórios e diversidade de linguagens artísticas, cursos voltados para profissionais como educadores, professores, mediadores de leitura e bibliotecários e também cursos livres para todos que desejam desenvolver o seu conhecimento.
É acessível e conta com uma equipe especializada para atender os leitores com deficiências físicas, para as quais existem acervo e equipamentos especiais e material em braile.
Existem quatro Bibliotecas Parque no estado do Rio de Janeiro, situadas nos bairros do Centro, Manguinhos, Rocinha e Niterói as quais foram concebidas pela Secretaria de Cultura do Estado e é gerida pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gesta (IDG), para serem um ambiente de aquisição, troca e criação do conhecimento e experiências culturais.
Ela possui também um Programa Educativo com o objetivo de ampliar o conhecimento a partir de dinâmicas que integrem a biblioteca e a escola. As visitas guiadas à biblioteca atingem alunos, educadores e todos os visitantes que desejam ampliar seu conhecimento e oferece também visitas preparatórias voltadas a profissionais das redes públicas e privadas.
As propostas e atividades da Biblioteca Parque promovem e favorecem os princípios das Cidades Educadoras principalmente os princípios 1 e 2. Princípio 1: “Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. Princípio 2: “A cidade deverá promover a educação na diversidade para a compreensão, a cooperação solidária internacional e a paz no mundo. Uma educação que deverá combater toda a forma de discriminação. Deverá favorecer a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o diálogo em condições de igualdade”.
Conclusão:
Nunca tinha ido à Biblioteca Parque Estadual, fiquei maravilhada com o que vi, cada espaço muito bem organizado.
O que mais me impressionou relatado pela funcionária que nos guiou pela Biblioteca foi que os moradores de rua não são inibidos
...