RELATÓRIO DA 4ª ETAPA DA OFICINA PNAIC
Por: hatos luiz • 24/5/2018 • Seminário • 818 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
MUNICÍPIO: DAVINÓPOLIS-MA
PROGRAMA PNAIC EDUCAÇÃO INFANTIL
NOME DA FORMADORDA FORMADORA: LUCIANA LIMA
FORMADORA LOCAL: VANIA MARIA CRUZ SOUSA
LOCAL DE REALIZAÇÃO: SEMED
ETPA DE FORMAÇÃO: 2ª ETAPA
PERÍODO: 19/12/17
TURNO MATUTINO E VESPERTINO
CARGA HORÁRIA: 8:00 H
RELATÓRIO DA 4ª ETAPA DA OFICINA PNAIC
EDUCAÇÃO INFANTIL
Foi realizada mais uma oficina deste programa com professores deste segmento, com a presença de 16 participantes nos horários manhã e tarde, durante os dois dias, para cumprimento da carga horária de 16 horas.
Iniciamos com uma oração reflexiva e espontânea, em seguida o texto da Cora Carolina serviu-nos, como deleite, e também a leitura do caderno de registro para que pudéssemos relembrar como foi realizada a oficina anterior distribuímos também uma cópia da proposta com sugestões de práticas pedagógicas, para serem trabalhadas com crianças pequenas, sugeridas no caderno 2 “ Ser criança na Educação Infantil”: Infância e linguagem. Tendo como tema escolhido pela turma, “A turma infância e a Cultura”.
O vídeo território do brincar foi bem. As professoras gostaram muito, fizeram relatos sobre suas infâncias, sugeriram também, como poderiam trabalhar com essas faixas etárias, foi um momento bem prazeroso.
Após o vídeo e roda de conversas, foram realizadas a leitura do texto de apresentação e dos objetivos do caderno 3 “Linguagem Oral e Linguagem escrita na Educação infantil: práticas e interações ”. O primeiro texto foi realizado em 4 grupos para estudos do texto crianças e cultura escritas sendo que cada grupo ficou com uma questão responderem e socializarem após os estudos.
O objetivo da educação infantil com relação em que crianças da pré-escola possam se alfabetizar?
Dê sugestões se familiarizar com os signos da escrita alfabética e compreenderem os múltiplos papéis da leitura e da escrita na sociedade contemporânea?
Com sua análise descreva como a professora organiza a própria prática pedagógica que possibilita uma nova dimensão do trabalho na educação infantil?
Em seguida, retomada com slides ainda do texto e conclusão desta unidade que só foi possível concluir no horário vespertino. A leitura do 2 º texto, linguagem oral e linguagem Escrita. Concepções e inter-relações, aconteceu ainda nesta pauta conforme estava previsto a socialização através de uma dinâmica do saco. Referente aos pensadores:
- Fale sobre: Oralidade (Goulart)
- Fale sobre Linguagem (Lev Vigotsky)
- Fale sobre Falar (Bakthin)
- Fale sobre: Escrita (Goulart)
E não faltou também a música da Lia de Itamaracá, que animou as participantes em ritmos de bumba-meu-boi. E assim concluímos a pauta do dia com uma palavra que significasse o resultado da oficina.
No dia seguinte iniciamos com a acolhida com música da Lia de Itamaracá, a leitura deleite realizamos com leitura mamãe pata e seus filhinhos, logo depois, demos continuamos coma apreciação do vídeo “Diretrizes em Ação, parte 3”, em seguida, a atividade e socialização das questões:
Em que momento e oralidade e a argumentação são exploradas? Explique. Atividade oral e escrita.
- É possível verificar o trabalho com a cultura da escrita no contexto de exploração de outra linguagem? Quais, como perceberam?
- A maneira em que os professores conduzem a leitura demonstra que existe critério na escolha dos títulos? Permite a fruição estética? E o brincar com as palavras, possibilita ampliar o repertório lido para que as crianças construam a ideia de ler e também conhecer algo novo? Explique.
- Como as situações apresentadas no vídeo podem possibilitar as crianças ao se familiarizarem com os signos da escrita alfabética?
Logo depois das socializações das questões, as professoras iniciaram uma leitura compartilhada do texto: crianças, linguagem oral e linguagem escrita modos de apropriação com pausas e discursões sobre os aspectos relevantes. Após esse estudo as PAS, elaboraram uma proposta metodológica com base no trabalho pedagógico do caderno sugestões essas que ajudaram no trabalho cotidiano.
...