RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: aldo.so • 5/12/2022 • Trabalho acadêmico • 2.501 Palavras (11 Páginas) • 92 Visualizações
PLANO DE AÇÃO
Relatório Plano de Ação elaborado sob orientação da professora Rosângela Silva Neto, como exigência parcial da disciplina de Estágio em Gestão Educacional e Empreendedorismo.
FACULDADE SALVADOR
FACSAL
Salvador
2010
FACULDADE SALVADOR – FACSAL[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL E EMPREENDEDORISMO
PROFESSORA:
TURMA: 5° SEMESTRE
Salvador
2010
[pic 2]
"A escola não pode ignorar o que se passa no mundo".
(PERRENOUD, 2000)
SUMÁRIO[pic 3]
1. RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES 4
2. PROJETO DE INTERVENÇÃO 5
2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 5
2.2 CRONOGRAMA 6
2.3 PLANO DE AULA 1 6
2.4 PLANO DE AULA 2 6
2.5 PLANO DE AULA 3 7
3. RELATO DA INTERVENÇÂO 9
4. RELATO DA MOSTRA DE ESTÁGIO 10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS
1 RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações e intervenções do Estágio Supervisionado, realizado no Colégio ômega, no segundo semestre de 2010 para o curso de Pedagogia, 5º semestre, da Faculdade Salvador.
O Colégio ômega é uma instituição de ensino que atende os educandos das 07:30 h. às 17:15 h., nos turnos: matutino e vespertino. A instituição tem por objetivo garantir às crianças aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
A comunidade atendida é, em sua maioria, carente, porém consciente de seus direitos. O Colégio ômega tem por objetivo oferecer um ensino de qualidade através do compromisso e integração da equipe escolar, visando garantir a permanência do aluno na escola e possibilitando um ambiente de intensa criatividade e respeito ao próximo.
No que diz respeito à estrutura física da instituição e a disponibilidade de materiais para as atividades lúdicas, jogos e espaço de lazer, a instituição possui bons materiais, porém em quantidade reduzida dificultando a manipulação dos educandos por um período maior, e por não possuir um parque externo ou quadra poliesportiva, as atividades externas ficam comprometidas. Outra dificuldade enfrentada na instituição é o acesso aos portadores de deficiência. Além dessas dificuldades, a instituição não possui sala de informática, restringindo, portanto, os alunos de manipular uma ferramenta importante de um mundo tão globalizado.
Com relação às práticas pedagógicas a direção e educadores estão conscientes de sua importância na educação buscando novos recursos e conhecimentos com uma formação continuada e investigativa para melhorar a qualidade de trabalho e contribuir para a formação integral do ser humano.
As atividades são desenvolvidas com caráter lúdico, criativo, dinâmico, desafiador e interdisciplinar dando ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Em cada sala de aula tem um mural na parede onde as educadoras colocam as atividades realizadas pelos grupos. Os educadores possuem apenas dois dias no mês para planejamento individual e coletivo, visto que não dispõem de auxiliares ou estagiários.
2 PROJETO DE INTERVENÇÃO
Iniciamos o estágio com uma roda da conversa, na qual realizamos as apresentações e procuramos ouvir as crianças, realizando, assim, o levantamento dos conhecimentos prévios delas, para juntos elaborarmos o projeto do estágio denominado Inserção Social. Foi onde falamos um pouco sobre nós e percebemos que os alunos ao falar das famílias enfatizavam mais os animais de estimação e o espaço em que vivem, e a partir dos relatos adquiridos nesta conversa desenvolvemos o projeto.
Oportunizar a criança aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, afetivo e social, através do brincar, da ludicidade e da interação com o outro, valorizando sua auto-estima, criatividade e afetividade, contribuindo para que ampliem seus conhecimentos respeitando sua realidade, especificidade e seu tempo, partindo das necessidades e interesses de cada criança, baseado nas áreas do conhecimento e das múltiplas linguagens, contribuindo assim para que a ela tenha uma infância significativa e prazerosa.
A formação continuada torna-se de profunda importância, pois possibilita uma compreensão mais ampla dos conceitos como o de profissionalização, para que possa ser entendida não sob um enfoque funcionalista, compreendida apenas como aquisição de uma postura prático-reflexiva, na qual não seja dado o devido peso ao processo de apropriação, pelo professor, do saber acumulado historicamente.
Os educadores entendem que o Projeto seja pensado e que valorize as crianças desenvolvendo valores de cuidado, respeito ao próximo e ao meio ambiente em que vive diante da realidade de cada um.
2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- Nome da escola: Colégio ômega
- Turma: única
- Série: 4º ano
- Professora: Márcia Braga
- Ano: 2010
- Número de alunos: 22
2.2 CRONOGRAMA: 12 HORAS
Os planos de aula elaborados foram aplicados nos dias 11, 12 e 13 de outubro do ano em curso, no turno matutino, sempre das 07:30 h. às 11:30 h. atendendo as expectativas criadas no desenvolvimento do projeto.
2.3 PLANO DE AULA 1
Objetivos: Fazer com que o aluno crie hipóteses para alcançar determinado objetivo utilizando o raciocínio lógico nessa busca.
Conteúdos: Jogos e brincadeiras
Procedimentos metodológicos:
...