RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: juliannegabriel • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.240 Palavras (13 Páginas) • 277 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
CURSO....
[pic 1]
Ingrid de Souza Paulino
Alfabetização – Ensino Fundamental I
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Curso: – Série – 7º Semestre de 2014
Jundiaí
2014
Ingrid de Souza Paulino
Alfabetização – Ensino Fundamental I
Relatório desenvolvido como requisito para aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado em Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.
Orientador: Profª. Adriana Tonho
APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO
Nome:__________________________________________________RA:________________
Professor Orientador:
Supervisor de Estágio na Empresa: _______________________________________________
Nome da Empresa:____________________________________________________________
CNPJ: ___.____.____/_____-____
Endereço: __________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Local do Estágio (área/setor):___________________________________________________
Período do Estágio: Inicio: ____/____/______ Término: ____/____/______
E-mail:_____________________________________________________________________
RESUMO
Nesse estagio apresentara o dia-a-dia de uma turma que cursa o 1° ano do ensino fundamental I, voltado para a alfabetização
Escrever um texto de apresentação, de apenas um parágrafo, de cinco a dez linhas no máximo, explicando do que se trata o estágio.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO RESUMO REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA INTRODUÇÃO | 03 04 06 07 |
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2. CRONOGRAMA DAS ASTIVIDADES 3. RELATÓRIO DESCRITIVO – Atividades Desenvolvidas CONCLUSÃO ANEXOS Folha de assinaturas (PROTOCOLO DE ENTREGA AO PROFESSOR) | 08 10 11 15 16 |
REFERENCIAS
Colocar no mínimo três referencias bibliográficas de livros da área da .....que tenha relação com área de estágio. Pode ser acrescentado além das três referencias bibliográficas básicas, referencias de sites, revistas, etc.
Modelo de Referencia:
LIVRO:
ULTIMO SOBRENOME, Primeiro Nome e nome do meio se houver. Titulo do livro. Edição, Editora, Cidade, ano.
PUCCI, B.; OLIVEIRA, N. R.; SGUISSARDI, V. O ensino noturno e os trabalhadores. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 1995. 148 p.
SITE:
ULTIMO SOBRENOME, Primeiro Nome e nome do meio se houver. Tema pesquisado. Disponível em:
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:
REVISTA:
HSM - MANAGEMENT. São Paulo: maio/junho 2013 – n. 98, ano 17, volume 3 . Edição Bimestral
INTRODUÇÃO
Quando a pessoa aprende a língua materna e faz bom uso da mesma, terá um bom desempenho na sua vida escolar, pois a leitura e a escrita estão presentes em todas as disciplinas e em todos os tipos de ensino. Ter uma boa leitura e escrita faz com que ao aluno conheça e aprenda também outras disciplinas. Aprender bem a Língua Portuguesa nos primeiros anos de vida, consequentemente, proporcionará ao aluno ser um bom leitor e, interpretando bem a palavra, provavelmente, interpretará também o mundo, podendo assim interagir melhor com todos ao seu redor.
Portanto vou buscar através desse estágio, ver como os professores transmitem esse conhecimento aos seus alunos se de maneira “automática” espontânea. Pela palavra nos relacionamos, resolvemos conflitos, divulgamos nossas ideias, nossos desejos, nossos sentimentos; pela palavra convencemos, , debatemos, criticamos, emocionamos, agradecemos protestamos... Enfim, é por meio da palavra que mostramos quem somos, o que sentimos, o que pretendemos...
Nós começamos a aprender a língua em casa com a família e com outras pessoas, através de imitação, aos poucos, do vocabulário e das leis combinatórias da língua. Vamos também, treinando nosso aparelho fonador (a língua, os lábios, os dentes, os maxilares, as cordas vocais) para produzir sons que se transformam em palavras, em frases e em textos inteiros.
Dessa maneira, o professor de Língua Portuguesa tem a encargo de ensinar a criança, quando chega à escola, uma língua já conhecida por ela. O que torna mais difícil pra ele, pois tem a missão de mostrar a forma correta e se fazer aceitar como tal, respeitando suas experiências linguísticas adquiridas no seu dia a dia, além de levá-la a conhecer e a entender outras probabilidades de uso desta mesma língua. Por ser a linguagem oral naturalmente adquirida pela criança nos primeiros anos de vida, é a linguagem escrita aquela que sugere uma maior habilidade, um esforço social que,
...