RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL
Por: QueilaTorres • 2/9/2022 • Artigo • 4.966 Palavras (20 Páginas) • 103 Visualizações
CÁTIA CECÍLIA TRAJANO
JAQUELINE DIAS GRACIOLI
QUEILA TORRES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL
CANOAS, 25 de maio de 2021.
CÁTIA CECÍLIA TRAJANO
JAQUELINE DIAS GRACIOLI
QUEILA TORRES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL
Relatório apresentado ao Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional para sua conclusão a fim de receber o título de Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Profa Dra. Monica Pagel Eidelwein
CANOAS,25 de maio de 2021.
1. INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia é um campo relativamente novo, visto que existe há aproximadamente 30 anos aqui no Brasil. Todavia, além de novo, apresenta um panorama que vem crescendo e evoluindo, tanto no campo de atuação quanto nos estudos na área.
Dividida em Clínica e Institucional, a Psicopedagogia tem um objetivo específico, que une essas duas áreas de atuação, que é a compreensão dos processos de aprendizagem humano e o auxílio das dificuldades que envolvem esta aprendizagem.
Diferentemente da Psicopedagogia Clínica, que busca compreender o sujeito na sua individualidade, a Psicopedagogia Institucional busca compreender o todo, o coletivo para assim analisar a questão envolvendo a aprendizagem de determinado grupo, bem como afirma Barbosa (2001) “é preciso conceber a realidade como inteira e tratar os problemas individuais em relação ao contexto em que são produzidos”. Em vista disso, apesar de serem campos de atuações diferentes, ambos são indissociáveis.
O diagnóstico institucional, além de identificar os sintomas e formular hipóteses sobre tal, apresentado na dinâmica da instituição, possibilita certa aproximação com o grupo. A sensibilidade por parte do psicopedagogo é de extrema importância, pois cabe a este profissional compreender o ambiente e consequentemente as relações que se estabelecem na instituição.
A intervenção institucional tem como propósito a ação preventiva e colaborativa. De acordo com Fernández, "toda intervenção psicopedagógica, em qualquer espaço, tem como objetivo abrir espaços subjetivos e objetivos, onde a autoria de pensamento seja possível ” (1991, p. 146).
Diante disto, podemos assegurar a importância deste campo da Psicopedagogia, em que contribui para as relações existentes nas instituições, compreendendo esta como grupo e parte fundamental para o seu bom andamento, envolvendo e dando significado a todos os participantes.
Nessa perspectiva o trabalho partirá de um estudo teórico psicopedagógico em âmbito institucional, buscando a fundamentação de autores como Sara Pain (1985), Alicia Fernández (1987), Jorge Visca (1987), Nádia Bossa (2000), entre outros, por apresentarem significativa importância nos espaços institucionais e clínicos para o avanço do desenvolvimento cognitivo individual e coletivo.
Também serão desenvolvidos os subtítulos acerca da “Instituição” e da “Construção do diagnóstico” desde o primeiro contato telefônico com os supervisores, bem como os encontros com o grupo em que serão desenvolvidas as avaliações psicopedagógicas até a devolutiva para a direção do espaço
Os encontros serão descritos e poderão ser acompanhados através dos textos explicativos, com o intuito maior de atribuir detalhamento através de relatos e análises minuciosas.
Ao final, com a análise a partir do significado das informações colhidas no transcorrer das práticas, será possível dar sentido inicial ou parcial ao aprendizado coletivo observado, a partir de uma hipótese diagnóstica e da elaboração de uma proposta de intervenção.
2. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A realização deste estágio Institucional foi em um colégio da rede privada de ensino, localizado no município de Canoas, no bairro central da cidade. O colégio tem mais de cem anos de história na cidade e tem como público-alvo alunos que cursam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com cerca de dois mil alunos distribuídos nestes níveis de ensino, nos turnos manhã e tarde. O colégio conta com apoio do grupo do turno integral que tem por objetivo acompanhar os alunos depois do horário de aula regular, bem como auxiliá-los com o apoio pedagógico a partir da contratação do serviço pelos pais que necessitam trabalhar. Os alunos deste grupo participam de atividades direcionadas e oficinas de aprendizagens diversas, como por exemplo, Projetos de Metodologia de Ensino Extracurriculares da área de Nutrição, de incentivo à Leitura, Oficinas de Escrita Criativa, Matemática, Esportes entre outros.
3. A CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO
A coleta de informações sobre a instituição a ser observada, análise de documentos da escola e a entrevista com a equipe pedagógica, possibilitam criar reflexões para identificar as possíveis “queixas” que poderiam ser consideradas pontos desfavoráveis e que possibilitam a intervenção psicopedagógica. Segundo Barbosa (2001, p. 135) “o psicopedagogo deve priorizar aspectos que identifiquem as dimensões de conhecimento, a dimensão relacional, a dimensão funcional e a dimensão estrutural” e assim desenvolver uma proposta para auxiliar a instituição.
3.1 Primeiro contato
O primeiro contato com a instituição, foi realizado por meio de mensagens digitais e reunião através da plataforma Meet, sendo feita de forma online, visto que estamos em um momento de isolamento social, devido a COVID-19. A supervisora
...