RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL l
Por: CIDDA • 16/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.265 Palavras (10 Páginas) • 389 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL l
ALUNO: Maria Aparecida Dos Santos Souza
Curso: Pedagogia
Matrícula: 8047772439
Jundiaí
2015
Maria Aparecida dos Santos Souza
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera De Jundiaí como requisito parcial do curso de Pedagogia.
Coordenador de Curso: Denise Filomena Bagne Marquesin
JUNDIAÍ
2015
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo do(a) aluno(a): Maria Aparecida dos Santos Souza
Data (mês e ano): 11/2015
Matrícula:8047772439
Instituição de Ensino: Faculdade Anhanguera De Jundiaí
Curso: Pedagogia
Entidade (Empresa): CEMEB “São Miguel Arcanjo”
Data de início do estágio: 28/09/2015
Data de término do estágio: 19/11/2015
SUMÁRIO
S
1 INTRODUÇÃO
elementos necessários para situar o tema do trabalho.
2 AMBIENTE DE PESQUISA
A Escola...............................................................................................
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 10
Período de Observação
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, o(a) aluno(a) Maria Aparecida dos Santos Souza 5º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado CEMEB “São Miguel Arcanjo” no período de 28/09/2015 à 19/11/2015.
Com o objetivo de observar e aprender como trabalhar a ludicidade no Ensino Fundamental, adquirindo assim novas técnicas para aplicar em sala.
Os jogos e brincadeiras nessa faixa etária é de suma importância pois contribui em muito para um melhor desenvolvimento da criança.
É através do brincar que ela aprende resolver conflitos, estimula sua sensibilidade auditiva e visual, que colabora também para a autoestima e independência.
Sendo assim as técnicas e atividades apresentadas pelo professor ajuda a proporcionar melhores condições para o bem estar físico emocional e social da criança.
O objetivo do professor ao trabalhar ludicidade é desenvolver na criança as habilidades psicomotoras, como interação com o meio, interesse do conhecimento pela natureza, ser humano e sociedade em que vive.
O estágio é de suma importância pois é na prática em sala que teremos certeza da profissão que queremos exercer.
.
AMBIENTE DE PESQUISA
A Escola CEMEB (São Miguel Arcanjo) iniciou-se em 21/03/1995.Nessa época recebeu o nome de EMEI –pré-primário São Miguel Arcanjo que tinha como objetivo atender crianças do Ensino Infantil.
Em 04/05/1998, com o decreto 2.518, foi autorizada a instalação de classes para o ensino fundamental, o que alterou a denominação da escola para “EMEF SÃO MIGUEL ARCANJO”. No contexto desta ampliação, a escola passou a funcionar, em 1999, sem que fossem terminadas as obras de ampliação, o que acarretou em um atendimento precário a população, tanto por sua infraestrutura, quanto em materiais de apoio pedagógico e administrativo, pois a demanda era bem maior do que os recursos disponíveis.
Está localizada na rua Birigui n°325 –jd américa IV no município de Várzea Paulista, sp. Existem outros pontos que constituem este desproporcional crescimento entre a demanda escolar da comunidade e a estrutura física, pedagógica e administrativa da CEMEB São Miguel Arcanjo, constituindo o cenário onde sua história se desenvolve: a iniciar pela inclusão dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental, pela municipalização do ensino de primeira à quarta série e a atual implantação do ensino de oito anos.
No ano de 1999 a EMEF São Miguel Arcanjo passa a atender, além da educação infantil, alunos de 1ª e 2ª série do ensino fundamental, no entanto não havia na Unidade uma equipe de gestão e o quadro de funcionários de apoio era insuficiente, sendo que toda parte administrativa, emissão de históricos, cadastramento de alunos, atas, controle de frequência, declarações e etc. Eram expedidas pela Secretaria Municipal de Educação.
No entanto, a escola não deixou de ser uma importante conquista dos bairros e loteamentos próximos que, não contando com equipamentos públicos de educação nas proximidades, criaram uma forte demanda nas escolas da região, pressionando assim, o poder público municipal e estadual a ampliar o número de escolas.
...