ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: sandrareginavu • 15/1/2023 • Trabalho acadêmico • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 140 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DÉBORA NAIARA SIQUEIRA, 2025282- 2022/12.
RELATÓRIO HÍBRIDO SUPERVISIONADO- ENSINO FUNDAMENTAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
LARANJEIRAS DO SUL 2022.
SUMÁRIO:
- INTRODUÇÃO............................................................................................3
- DESENVOLVOLVIMENTO..........................................................................4
- ESTADO DA ARTE......................................................................................9
- CAMPO EXTERNO REMOTO – ANALISE IMAGETICA...........................10
- MATERIAL: CRIAÇÃO E REFLEXÃO.......................................................13
- PRÁXIS.......................................................................................................15
- CONCIDERAÇÕES FINAIS........................................................................19
- REFERÊNCIAS...........................................................................................20
- INTRODUÇÃO
O projeto surgiu com o intuito de incentivar as crianças a terem um alimentação mais saudável tanto na escola como também em casa. Sabemos que existem crianças que comem em quantidade maior que devia , já outros nem experimental os sabores de tais alimentos. Também mesmo que proibido, tem crianças que trazem alimentos não saudáveis para comer escondido durante a aula. O que resulta em uma alimentação errada em que limita sua vontade de experimentar alimentos mais saudáveis.
O objetivo do projeto tem como foco que a criança junto com seus familiares pensem nas consequências de terem hábitos irregulares na alimentação, tanto como em comer em horários diferentes como também se alimentar de forma que possa l prejudicar futuramente. Procura-se tranferir o conhecimento de que em excesso ou ausência de alimentos pode causar doenças e prejudicar seu desenvolvimento. Após esse projeto ser aplicado espera-se que os hábitos alimentares mudem e para melhor.
O presente projeto foi realizado na Escola Municipal Rui Barbosa, com a ajuda dos tutores do pólo de Laranjeiras do Sul/PR. Como o projeto aplicado foi no ensino fundamental, foi muito bom de trabalhar, pois eles entendem bem o que passa a ser explicado e também tiram suas dúvidas e é claro que nós aprendemos juntos a eles.
O formato de extensão foi escolhido devido o pouco tempo para entrega dos trabalhos e também para retribuir à sociedade a oportunidade de aprendizado que foi trabalhada, pois não foi só na escola que o projeto foi aplicado foi em ambientes sociais como a feira, hortas e é claro com a família dos alunos.Com isso pude desenvolver novas práticas e aplica-lás de formas bastante participativas.
Esse estágio foi muito importante, pois contribuímos para uma vida mais saudável no dia-a-dia das crianças. Não só ensinamos como também aprendemos juntos a eles, foram experiências incríveis vividas naqueles momentos. Havia muitas frutas e verduras que eles nem se quer sabiam o que era o que os conhecê-las e ainda entender quais os benéficos de cada alimento.
São experiências assim que fazem fortalecer a ideia de que todas as crianças e adolescentes devem ter o direito a uma educação de qualidade, pautada em um projeto educativo emancipa tório, que promova o desenvolvimento de suas potencialidades e contribua para uma participação ativa e efetiva na sociedade.
- DESENVOLVIMENTO
No decorrer do ano foi observado que os alunos nem sempre experimentavam o lanche da escola e preferiam trazer guloseimas para comer escondidos durante a aula ou até mesmo no intervalo, o que é proibido na escola trazer qualquer tipo de alimento de casa sem que haja autorização da escola, e muitas crianças não aceitam o lanche oferecido pela escola onde o lanche e feita com supervisão da nutricionista. Após essa sondagem resolvemos realizar o projeto Alimentação Saudável, que teve como intenção passar aos alunos e famílias a importância de uma alimentação saudável. Com o passar do tempo as famílias brasileiras tem passado por grandes mudancas muitas por falta a de tempo tem substituído o alimento natural pelos alimentos industrializados que a maioria das vezes tem um alto valor nutricional.Segundo Marinardi (2005) ressalta essas transformações quando diz:
Hoje, mesmo as famílias que têm condições financeiras razoáveis, nem sempre têm conhecimento suficientes ou tempo para dar orientação alimentar aos filhos. É comum prenderem-se a aspectos quantitativos dos alimentos, sem analisar, entretanto, a sua qualidade. Por outro lado, pode ocorrer o contrário: estar preocupados com a qualidade dos alimentos, esquecendo-se dos aspectos quantitativos, ingerindo-os em excesso. Faltam-lhes informações sobre o quê, quando e quanto é melhor ingerir, tem havido uso indevido de certos alimentos em detrimento de outros.
Em casa com a família é a primeira influência no desenvolvimento de hábitos alimentares, seja pelos alimentos ou pelo ambiente que proporcionam durante as refeições, transmitindo dessa forma seus hábitos alimentares à criança aprender a comer e provar varias forma de alimentos.
A escola teve o instuito de aplicar o projeto alimentação saudavel , para incintivar um alimentação mais nutritiva melhorando assim sua qualidade de viva , onde foi desemvolvida diversas atividades de forma ludica onde o educando pode por em pratica varios experiencias.
Atividades desenvolvidas:
Conversa com nutricionista
As professoras orangizaram uma conversa com criancas , onde a nutricionista da escola foi convidada a falar sobre os alimentos saudaveis explicou sobre a pirämede alimentar o perguntou quais os alimentos as criancas concomem em suas casas, e orintou de forma ludica sobre o comer saudavel.
Visita feira de agricultores da cidade
Essa atividade foi muito esperada por as crianças, pois e um momento muito divertido onde as crianças foram de ônibus ate o local da feira onde os agricultores expõem todos seus produtos direto da roca , onde todos olharam atentamente todas as bancas e a explicação dos produtores como o nomes dos alimentos e como são plantados.
...