RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO UMA VIAGEM PELO MUNDO DOS CONTOS
Por: biaa_13 • 26/4/2022 • Relatório de pesquisa • 3.554 Palavras (15 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
AUDICEIA COSTA DA FONSECA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
UMA VIAGEM PELO MUNDO DOS CONTOS
CASTANHAL – PARÁ
2021
AUDICEIA COSTA DA FONSECA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
[pic 2]
CASTANHAL – PARÁ
2021
SUMÁRIO
1 2 3 4 5 5.1 5.2 5.3 6 7 8 | INTRODUÇÃO.......................................................................................... REVISÃO DE LITERATURA..................................................................... DIÁRIO DE BORDO................................................................................. PROJETO DE INTERVENÇÃO DOCENTE E PLANOS DE AULA.......... RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO .................. SOBRE A INSTITUIÇÃO.......................................................................... OBSERVAÇÃO........................................................................................ REFLETINDO A PRÁTICA REMOTA..................................................... CONCLUSÃO.......................................................................................... REFERÊNCIAS........................................................................................ ANEXOS.................................................................................................. | 04 05 06 09 13 15 16 18 19 20 21 |
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório, serão apresentados os resultados e documentações correspondentes às atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado II: Ação Docente Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, realizado no curso de licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Inta – UNINTA. O estágio foi realizado pela acadêmica Audiceia Costa da Fonseca, orientada pela Profª. Maria Eremita Miranda de Melo e tendo como professora regente a Profª. Daise Damasceno Borges. A escola em que acolheu o projeto de estágio dos alunos foi a Escola Municipal de Ensino fundamental Deputado Álvaro Freitas. O projeto foi desenvolvido com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental, no período matutino.
Este relatório tem a finalidade de relatar as experiências e resultados adquiridos durante essa capacitação para a profissão, configurando-se como documento de condição para a avaliação final dos alunos na disciplina que corresponde ao projeto. O relatório está organizado em cinco seções que dispõe sobre o desenvolvimento do estágio: na primeira seção, relata-se a revisão de literatura, do qual se apresentam o referencial teórico; na segunda seção, é exposto o diário de bordo do projeto, os procedimentos, os recursos e o cronograma adotados para a realização das atividades; na terceira seção, compartilham-se os planos das aulas, estendido de algumas descrições e reflexões sobre o acontecimento das mesmas; na quarta seção, relata-se a experiência da estagiária quanto à observação das atividades remotas; descreve-se como foi feita a avaliação das produções e atividades realizadas pelos alunos; por fim, na quinta e última seção, é tecida a conclusão a respeito do balanço do estágio.
2 REVISÃO DE LITERATURA
O Estágio supervisionado nas Licenciaturas é uma condição imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Objetivando o que está na nova LDB, medidas e resoluções buscam padronizar o estágio na formação de professores. Segundo o Parecer CNE/CP 28/2001 (BRASIL, 2001, p.10), o estágio é como “[...] o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício”. Além do mais,
[...] pode-se dizer que o estágio curricular supervisionado pretende oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino. É também um momento para se verificar e provar (em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigíveis dos formandos, especialmente quanto à regência. Mas é também um momento para se acompanhar alguns aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente distribuída pelo semestre, concentrando-se mais em alguns aspectos que importa vivenciar. É o caso, por exemplo, da elaboração do projeto pedagógico, da matrícula, da organização das turmas e do tempo e espaço escolares (BRASIL, 2001, p. 10).
Com esses mesmos termos, a Lei 11.788/2008 (BRASIL, 2008, art. 1º, § 1º, 2º), que apossa-se sobre o estágio de estudantes, considera o estágio como:
[...] ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educando [...], ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular [...], além de integrar o itinerário formativo do curso.
Portanto o estágio é de suma obrigação, entre outras, possibilita condições com o propósito de os educandos de graduação aprendam a carreira profissional à medida que incremente a convivência com os docentes, com a realidade escolar, com o propósito de incentivar para a pesquisa e para o auxílio ao conhecimento.
...