RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UNINTER
Por: Josiquiéli Raminelli • 24/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 26.812 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
JOSIQUIÉLI RAMINELLI RU: 1021106 TURMA 02/2014
CLAIR TERESINHA DE MORAES WENDLER RU: 906445 TURMA 02/2013
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ARROIO DO TIGRE
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
JOSIQUIÉLI RAMINELLI RU: 1021106 TURMA 02/2014
CLAIR TERESINHA DE MORAES WENDLER RU: 906445 TURMA 02/2013
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio Supervisionado-2015 apresentado à UTA Educação de Jovens e Adultos, no curso de Pedagogia.
Tutor local: Aline Ferreira Sott
Centro associado: Polo de Arroio do Tigre
ARROIO DO TIGRE
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..........................................................................................................................04
2- DESENVOLVIMENTO...............................................................................................................05
3- CONCIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................................07
REFERENCIAS...............................................................................................................................09
ANEXO.........................................................................................................................................10
1- INTRODUÇÃO:
No Período de 02 de março até 06 de abril do ano de 2015, foi realizado o estágio – Educação de Jovens e Adultos, com uma turma que estar cursando o ensino fundamental na modalidade EJA. Na escola pública de ensino médio Padre Affonso Diehl, mas que também atende esta necessidade da população da educação para adultos, no período noturno. Das 18:45 às 22:45Hs. Pela acadêmica de pedagogia Adriana Cremonese (Diretora).
A turma da qual a coordenadora pedagógica me encaminhou foi uma turma de ensino fundamental da qual ministra as aulas a professora Aline Rodrigues Puntel.
Neste período de realização de estágio, foi observado a metodologia de ensino que a professora Aline utiliza e domina nesta fase que os estudantes do EJA passam,pois como a mesma revela, “são alunos que muitos já passaram por uma escola e por algum motivo vieram a desistir”. É preciso cautela e muita dedicação do professor, e entusiasmo também para envolver os alunos desta modalidade.
O objetivo do estágio é proporcionar ao acadêmico do curso de pedagogia principalmente nesta modalidade, a importância de uma boa interação professor-aluno e vice-versa pois o estudante do EJA já vem de um dia cansativo, um dia de trabalho. O estágio é um momento rico para o estagiário, pois é uma oportunidade de ser mais estudioso, rever as suas teorias e ser pesquisador.
Os métodos utilizados para o bom andamento e aproveitamento deste período em que ocorreu o estágio foram, em um primeiro momento, visitar a instituição, consultar com a coordenação quais as disponibilidades da mesma e da professora, receber na sala de aula uma estagiária. E o quanto que esta atividade poderia influenciar na questão do cotidiano da turma do EJA.
Tendo um retorno positivo de toda a equipe desta instituição e da turma da qual estive presente na sala de aula obtive uma experiência positiva, podendo avaliar a postura, métodos e técnicas que a professora Aline utiliza para ministrar seus conteúdos.
2- DESENVOLVIMENTO:
O estágio foi realizado na Escola de Educação Básica Padre Affonso Diehl , situada na rua Leonilda Unfer, numero 106 , no bairro Centro, CEP 96910-000, localizado na cidade de Segredo, no estado do Rio Grande do Sul. O contato da escola pode ser realizado através do telefone (51) 3745 1085 .
A escola oferta atendimento na Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental no período matutino e vespertino e o Ensino Politécnico e Educação de Jovens e Adultos no noturno.
O estágio foi realizado no período de 02 de Março à 06 de Abril no período noturno, sendo observada a única turma.
A sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do que nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que ela esteja conectada a essas transformações, falando a mesma língua, favorecendo o acesso ao conhecimento. A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
Para se conquistar o sucesso se faz necessário que se entenda ou e que tenha clareza do que se quer alcançar, a escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social, onde a maior preocupação – o alvo deve ser o crescimento intelectual.
O homem sofre constantemente mudanças, necessita ser preparado para a sua vida na sociedade, este processo é realizado pela família e também pela escola.
Ao professor compete a promoção de condições que favoreçam o aprendizado do aluno, no sentido do mesmo compreender o que está sendo ministrado, quando o professor adota o método dialético; isso se torna mais fácil, e essa precisa ser a preocupação do mesmo: facilitar a aprendizagem do aluno,aguçar seu poder de argumentação, conduzir ás aulas de modo questionador, onde o aluno- sujeito ativo,estará também exercendo seu papel de sujeito pensante; que dá ótica construtivista, constrói seu aprendizado, através de hipóteses que vão sendo testadas, interagindo com o professor,argumentando, questionando em fim, trocando ideias que produzem inferências.
O método de ensino adotado pela escola para esta modalidade do EJA é a dedicação do professor, a cautela para que não se torne um professor omisso.
Pois em sua maioria o aluno do EJA é um aluno digamos que cansado, pois já vem de um dia cheio de atividades e obrigações durante o dia,já que a maioria das instituições que oferecem esta modalidade de ensino é no período noturno,já por este motivo.
A turma estagiada foi a turma de ensino fundamental do EJA. Os ambientes em que ocorreram as aulas foi na sala de aula da instituição.
O tamanho do ambiente era bem propício para a quantidade de alunos da turma ali presentes, já que a maioria dos alunos são faltosos. Sendo esta uma das dificuldades que sofre o professor do EJA.
A sala de aula apresenta uma estrutura que precisa ainda de muito mais recursos, por um exemplo os ventiladores do ambiente em questão. Em certos momentos esquenta bastante.
Porém em um todo é um ambiente que se encontra harmonioso, com muitos cartazes de incentivo de como a educação é importante na vida em sociedade do indivíduo. Não foi observados estímulos para esta prática fora da sala de aula, se limitou àquele ambiente, na instituição não existem muitas opções para uma dinâmica, como uma biblioteca bem equipada, por exemplo, é bem carente neste quesito.
A turma completa soma-se um total de 20 alunos, em sua maioria do sexo feminino; 12 mulheres e 08 homens.
A maior parte dos alunos são bem participativos, e espontâneos.
É uma turma como já havia citado logo acima bem comunicativa e participativa.
A professora desenvolve muito bem o diálogo entre a turma, estimula a troca de ideias, tudo no seu momento certo sem deixar fugir do tema central, a professora usa bastante o diálogo, por serem alunos adultos gostam muito de compartilharem suas experiências vividas, durante o decorrer do dia na família, no trabalho.
A turma é caracterizada por um perfil de adultos e também de adolescentes,ao contrário do que pensam muitas pessoas que a EJA só atende a pessoas mais velhas não é. São também aqueles adolescentes que já passaram um pouco da idade para estudar no ensino regular, ou que trabalham durante o dia e acabam optando por esta opção. Em sua grande maioria são alunos fechados, porém sempre existe um que se revela um pouco mais na turma, neste caso é um aluno chamado Jerônimo, estar sempre interagindo com a professora, contando sua rotina do dia, e assim também é com os colegas de turma.
A professora que ministra as aulas desta turma de ensino fundamental da EJA é uma professora jovem, porém experiente nesta modalidade. Bem segura em seus assuntos ministrados, e transpassa uma satisfação enorme naquilo que faz. E revela que já trabalhou dando aulas para crianças de 7º séries e revela que o ensino na EJA, lhe é mais recompensador e se identifica melhor, assim podendo se dedicar ainda mais. A sua postura em relação a turma não poderia ser melhor. Mostra-se interessada em ajudá-los nas questões do aprendizado em sala de aula, e também na se limita a isto, é amiga de seus alunos. Já que sabe que são alunos com responsabilidades, com família, trabalho, enfim desafios diários...
A turma é caracterizada por alunos mais experientes, mais velhos, e esta questão da diversidade cultural que existe na sociedade, não é diferente da sala de aula. E aí que entra o papel social do professor, que ensina os valores que cada um individualmente carrega, e do respeito que todos merecem independentemente da cor, raça, crença ou religião.
A professora demonstra segurança nos conteúdos por ela ministrados, envolvendo a turma em diálogos, levando a turma a ser questionadora, enfim a turma torna-se participativa e aulas produtivas.
Quando o tema da aula envolve culturas diferentes a professora sempre cria dinâmicas que todos possam participar expondo suas opiniões individuais cada um com suas culturas, mas que acima de tudo aprendam respeitar cada um as diferenças que o outro possui. Que não é pelo fato de uma grande maioria valorizar uma certa cultura que os valores da minoria vão ser menos valiosos.
A professora trabalha muito com a linguagem oral com a leitura para incentivar os alunos lerem mais, já que muitos revelaram a dificuldade na leitura por desculpas de não terem tempo,porque passam o dia trabalhando, porque tem que cuidar da família , enfim, até por preguiça alguns revelaram o motivo da falta de leitura.
A professora insiste bastante neste método pois acredita que com a leitura passamos ser pessoas mais informadas,indivíduos maus preparados para a vida em sociedade.
A professora gosta muito de envolver a turma em trabalhos em grupos na forma de sorteio acredita ela que esta dinâmica de aprendizado faz com que os alunos se comuniquem mais,troquem experiências, e não se limitem apenas aquele “grupinho” do qual são acostumados,podendo assim adquirir habilidade com os outros colegas da turma.
A professora usa bastante os exemplos que dão os seus alunos, pois os alunos da EJA em sua maioria tem uma vida difícil já que já chegam na escola cansados,ela aderi a estes exemplos para dar oportunidade dos alunos de compartilhar com toda a turma suas experiências e ainda tirar um aprendizado disso tudo.Como já disse anteriormente a turma tem bastante dificuldade na leitura,consequentemente na interpretação de texto, a professora procura ser bastante clara.Quando faz a leitura de um texto juntamente à turma,procuram discutir o tema em conjunto colocando em foco o que cada um entendeu,algum ou outro foge um pouco do tema mas o outro já entendeu um pouquinho mais, e assim formando uma grande roda de conversa e obtendo o objetivo principal que era neste caso interpretar o texto.
O aluno do EJA, muitas vezes são alunos com uma infância sofrida, e cheia de dificuldades. Tornando-se alunos tímidos e inseguros, neste estágio com esta já referida turma não senti que estas características se aplicam a maioria, porém existe sim uma determinada insegurança. Medo de falar quando são questionados pela professora, medo de serem recriminados até pelo fato de culturalidade também por às vezes não atenderem aos padrões de uma maioria. Enfim, estes motivos influenciam muito no bom andamento das aulas. Pois quando a aluno se julga excluído por não ser igual os demais, ou por não pertencer socialmente a uma grande maioria,se torna um aluno menos questionador,menos curioso,menos participativo.Consequentemente aprende menos.
...