RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO CAMPO PROFISSIONAL PED A
Por: Tainaantunes • 12/6/2018 • Resenha • 2.278 Palavras (10 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS
MISSÕES – URI – CAMPUS SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
[pic 1]
NOME DA ALUNA
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Prática de Ensino PED I
Santo Ângelo
2018
NOME DA ALUNO(A)[pic 2][pic 3]
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO CAMPO PROFISSIONAL PED A
Relatório de Observação apresentado à disciplina de Prática de Ensino PED I do Curso de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus Santo Ângelo.
Orientadora: Profª. Heloisa Appel Mazo
Santo Ângelo
2018
[pic 4]
[pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
1.1 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 06
2 DESENVOLVIMENTO 07
2.1 REFERENCIAL TEÓRICO 08
2.2 RELATO DAS OBSERVAÇÕES 11
ANÁLISE CRÍTICA 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
APÊNDICES 12
ANEXOS 13
1 INTRODUÇÃO ( Para você elaborar a introdução deixamos algumas considerações) [pic 6]
A introdução é um texto que oferece ao leitor um panorama geral a respeito daquilo que encontrará durante a leitura. Embora seja a primeira parte importante do documento que o leitor encontrará ao ler, é a última das três a ser redigida, isto porque, para que se escreva a respeito de algum tema, é necessário que a pesquisa ( bibliográfica e/ou de campo) esteja pronto, concluído.
Uma boa introdução deve conter alguns elementos básicos como:
Inicia-se com um relato a respeito da importância do tema. Por exemplo, ressalte que o tema é importante para um grupo especifico, ou poderá auxiliar no desenvolvimento de certa ciência, ou, ainda, poderá contribuir para o ensino/aprendizado de um assunto.
Na sequência, pode-se mencionar pesquisadores que vem se debruçando sobre o assunto ( Freire(1987), Libâneo(2002). Isto situa o leitor quanto ao status científico do estudo.
A seguir, apresenta-se, ao leitor, os objetivos iniciais da pesquisa. Primeiro, o objetivo geral, que quase sempre é apresentado abrindo um parágrafo, assim: EXEMPLO: O presente trabalho pretende analisar o contexto escolar e suas múltiplas relações, tendo em vista sua produção sócio histórica, viabilizando dessa forma, a observação e descrição dos setores das Instituições.
Após a apresentação do objetivo segue-se aprestando como o trabalho está organizado
Para atingir o referido objetivo inicialmente se faz uma breve apresentação da escola que possibilitou a realização da pesquisa. Num segundo momento, discute-se a luz de teóricos como Freire (1985), Libâneo(...), o entendimento que se tem sobre a educação e a função social da escola na sociedade. Ainda, discute-se importância dos diferentes setores e profissionais enquanto articuladores e promotores de uma educação de qualidade. Ainda, traz um relato das observações realizadas, objetivando estabelecer um diálogo profícuo entre teoria e prática.
Para finalizar, organize um parágrafo salientando a importância do referido estudo, para a sua formação acadêmica e futura atuação enquanto educadora.
OBS: Em trabalhos de cunho científico, nesse caso o relatório, evita-se quaisquer comentários pessoais a respeito das “agruras” encontradas no decorrer do trabalho. E, principalmente, jamais se adiantam quaisquer conclusões. Ao terminar a introdução, inicie o desenvolvimento em nova página)
[pic 7]
2 REFERENCIAL TEÓRICO[pic 8]
O Texto (Desenvolvimento) é a parte do trabalho em que o assunto é apresentado e desenvolvido. Nesse item se elabora um texto respondendo algumas questões como:
O que é educação? Qual a importância da mesma na vida do homem e na sociedade? ( Como é um relatório de cunho científico, além das suas convicções pessoais traga o conceito de educação de alguns autores como Freire, Libâneo ou assim como podes trazer o significado da palavra contida em algum dicionário.
Veja o exemplo:
O ato de educar é uma ação que acompanha o homem desde os tempos mais remotos. Através da educação valores culturais, morais e conhecimentos construídos são passados de geração a geração. Através do ato educativo, o homem vai adquirindo a capacidade de compreender o mundo, percebendo as suas desigualdades, as injustiças, o bem e o mal. A educação humaniza o homem e, por conseguinte, transforma a sociedade. Como dizia Freire(1987, p. 43), “ se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. ( citação com até três linhas permanece no texto)
Assim como Freire, Brandão chama atenção para o ato educativo explicando que
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações.( 1985, p. 7).
(essa citação vai recuada do texto porque possui mais do que três linhas. Assim, deve estar a 4 cm da margem, sem aspas e com fonte tamanho 10 ou 11)
Ainda, Libâneo define a educação como “[...] fenômeno plurifacetado, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizado ou não, sob várias modalidades”. O autor identifica a prática pedagógica em seus variados meios de ocorrência.
Em várias esferas da sociedade surge a necessidade de disseminação e internalização de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Mesmo no âmbito da vida privada, diversas práticas educativas levam inevitavelmente a atividades de cunho pedagógico na cidade, na família nos pequenos grupos, nas relações de vizinhança. (LIBÂNEO, 2002, p. 27).
...