RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: adriana2728 • 13/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.726 Palavras (19 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA –8º SEMESTRE
NOME DO ALUNO
MARIA GERALDA DE JESUS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
RELATÓRIO FINAL
[pic 4]
GOVERNADOR VALADARES
2017
NOME DO ALUNO
MARIA GERALDA DE JESUS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues
Tutor de sala: Deivilson Cunha da Silva
GOVERNADOR VALADRES
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 02
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 03
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 03
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 03
3.2 A Rotina................. 07
- 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 08
4.2 Dados Gerais do Projeto 08
4.3 Referencial Teórico 11
4.4 Proposta de Intervenção 12
4.5 Relato da Apresentação da Proposta de Intervenção 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 17
MOSTRA DE ESTÁGIO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto, tem como tema "Desafios na Gestão", cujo o meu objetivo é realizar uma análise descritiva, mostrar e trabalhar com os alunos de forma democrática e inovadora.
Contudo, através da Gestão, trabalharei de forma sistematica para que o educando aprenda as normas, os limites, de um modo geral, que ele se mostre interessado a cumprir os combinados internos , pois evidenciarei o quanto o ambiente favorece para uma boa aprendizagem. Dentro desse leque de oportunidades, trabalharei a oralidade, envolvendo-as em um processo de suma importancia para sua aprendizagem que é a interação com todo corpo docente da instituição.
Minha expectativa em relaçao ao estágio e ao projeto "Desafios na Gestão" são as melhores, e assim como todos os profissionais da area, desejo e acredito somar na vida educacional desses educandos, visto que a gestão faz parte do todo e está presentes em todo o contexto social, familiar e escolar do alunos.
Resumindo, dentro desse tema, vou aproveitar vários outros assuntos com enfoque na abordagem de conhecimento e saberes escolares/sociais.
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
A Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, é uma referência de uma ação sócio-político-pedagógica, que surgiu para mudar um quadro que foi diagnosticado com graves problemas sociais da população da Paróquia Nossa Senhora das Graças, com o intuito de proporcionar condições de promoção humana, cultural e profissional e amparar as necessidades da juventude tão carente. O marco referencial foi a Congregação dos Padres Escolásticos.
O padre João Mateus, o pioneiro, que não poupou esforços para construir em tempo recorde, o prédio na Avenida Minas Gerais, nº 2.100, com recursos financeiros da Paróquia.
Em 1º de março de 1971, foi criado o Ginásio Presidente Médici, 1º e 2º Graus, tendo como entidade mantenedora a FUNSEC – Fundação de Serviços de Educação e Cultura, órgão ligado à Prefeitura Municipal de Governador Valadares, ficando a coordenação e organização do ginásio na responsabilidade dos Padres Escolápios.
No dia 10/11/1986, a escola inaugurou sua nova sede com excelente infra-estrutura, situado à Rua Monte Azul – 125 – Bairro Maria Eugênia.
Em 1988 foi implantado o Ensino Primário (1º a 4º série).
Esta escola foi dirigida primeiramente por dois padres escolápios, vindos da Espanha: Padre Teodoro Arraiz Antônio, nos anos 1971/1972, Padre Eulálio Lafuente Elroz, 1973/1998 e a seguir Maricélia Pinto da Silva Cotta, 1998/1999, Maria do Rosário de Andrade Araújo, 2000/2001, Joaquim Sérgio Silva, 2002/2005, Elza de Fátima Rodrigues Mello, 2005/2008 e Nádia Semaan Abboud Quintão a partir de fevereiro de 2009 pelo processo de eleição interna. E em agosto de 2009, confirmando sua atuação como diretora, através da consulta a comunidade escolar.
A escola atende aproximadamente 620 alunos em tempo integral(matutino e vespertino) e turno noturno, oriundos sob bairros adjacentes, e na sua maioria de famílias de classe baixa.
A evasão escolar existe, ocorrendo com mais freqüência no turno noturno atingindo alunos de ambos os sexos devido a cansaço físico (por sair tarde do trabalho), desinteresse, gravidez, etc.
Isto nos leva a ter turmas acima do indicado pela legislação (no início do ano), para cobrir a demanda durante o mesmo.
...