RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Por: DM Deus É Fiel • 12/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.663 Palavras (15 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
TAÍS DE FREITAS SEVERO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 3]
Alegrete
2016
TAÍS DE FREITAS SEVERO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I– EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 5º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Adriano Batista da Silva
Tutor de sala: Marilene Vargas Ferreira
Alegrete
2016
sumário
1 INTRODUÇÃO 04
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 05
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 08
- 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 09
4.2 Dados Gerais do Projeto 09
4.3 Referencial Teórico 10
4.4 Planos de Aula da Intervenção 11
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 20
MOSTRA DE ESTÁGIO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
Este estágio se mostrou de extrema importância em nossa vida acadêmica e profissional, pois nos proporciona diferentes contatos em diferentes realidades o que é sensacional. O tema abordado é Folclore, sabendo da importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo do Folclore e surgiu a necessidade de trabalhar com este tema, para que as mesmas consigam identifica-las e relaciona-las com seu dia a dia.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O Estágio Supervisionado realizou-se na Escola Municipal de Educação Tenente Salustiano Prates, localizada à rua Vascol Alves, n° 682 – Bairro Macedo , sendo uma instituição da rede pública de ensino, que atende alunos nos turnos matutinos e vespertinos, ofertando as seguintes etapas: Berçario, Maternal I e II e Educação Infantil. O EMEI Tenente Salustiano Prates é uma escola muito procurada pela comunidade, tendo uma demanda de 100% de alunos na espera de vagas. Sua filosofia é “ A criança como ser único, capaz de transfomar o mundo pelas ações que a dignifique e que promova – sujeito de participação integral”.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica. O estágio proporciona vivências que até então para a grande maioria apenas se ouvia falar teoricamente. Cada turma, cada ambiente é um desafio novo pois cada um é único, se fazem necessárias diferentes abordagens, seja pela faixa etária, pelo centro de interesse, pela realidade social.
Tudo que vivenciamos em aula é colocado em prática de maneira lúdica e desafiadora tanto para nós quanto para nossos alunos que são instigados a refletirem sobre tudo que lhes é apresentado, sendo para resignificar seus conhecimentos ou para adquirí-los. É um momento de importância na vida do academico que sonha em se formar, pois através dele podemos ter vivências antes não conhecidas por alguns.
- 3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
- 3.1 Caracterização do Campo de Estágio
- A Escola de Educação Infantil Tenente Salustiano Prates, localizada à rua Vasco Alves n° 682, Bairro Macedo, tendo a área de 227.68m², foi criada pelo Decreto Executivo n°195/99, obteve autorização de funcionamento pelo Parecer número 06/2001 do Conselho Municipal de Educação de Alegrete (CMEA), no dia 25/10/2001.
- A escola está constituída por uma equipe gestora, professores e funcionários, atendendo crianças dos bairros: Macedo, Vila Isabel, Boa Vista, Santo Antônio e Restinga. A equipe gestora é composta pelas seguintes pofessoras: Eliza Araújo Machado- Diretora, Ivana Dalcin Bortolás – Coordenadora Pedagógica. A escola funciona das 8h às 17h, atendendo 104 alunos de 04 meses a 5 anos de idade, integrados nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil – Nível A – Turno matutino e vespertino, Berçário, Maternais I e II – Integralmente. Dias letivos duzentos.
- O corpo docente é constituido por 1 professor, 7 atendentes em formação – cursando PFPS promovido ela secretaria da Educação e Cultura. A escola funciona em turno integral nas etapas : Berçario, Matenal I e Maternal II. Também compoem este educandário as estagiárias, oriundas do Curso do Magistério – Ensino Médio e acadêmicas de Pedagogia, com carga horária de 30 horas – contratadas pela ABRM/CIEE/PMA.
- Integram a escola também 2 cozinheiras, 1 servente e 2 zeladores, os quais desempenham suas tarefas de acordo com o previsto no regimento escolar.
- A escola busca desenvolver a teoria Sóciointeracionista por meio de Vygotsky, a cognitiva por Jean Piaget, levando-se em conta os estagiários de desenvolvimento da criança, a libertadora por Paulo Freire, a participativa/cooperativa por Freinet e a teoria das inteligências múltiplas por Gardner.
- A taxa de evasão da escola é considerada baixa. Na EMEI funciona os seguintes colegiados: CPM, regulamentado por uma legislação específica, que auxilia a equipe gestora dentro de uma gestão participativa conforme art.15 da LDB e delibera sobre questões políticos-pedagógicas, administrativo, financeira na âmbito da escola,e, o Conselho Escolar que atua com o popósito de construir no coletivo um projeto de ação e de trabalho educativo escolar que impulsione a qualidade da educação com inclusão social, levando em consideração as demandas da comunidade local.
- Esses segmentos reunem-se semanalmente e/ou, sempre que for solicitado para atender as chamadas surgidas no contexto escolar. Dentro de uma visão holística, voltada aos interesses comuns deuma comunidade atuante e voltada ao desenvolvimento integral das cianças, a escola desenvolve os seguintes projetos:
- - Projeto: Etapa de Inserção: Amor, Paciência e Bom Senso: Este projeto visa a forma do acolhimento do aluno na escola que deverá ser realizado com carinho e paciência, onde cada educador, juntamente com a família irá estabelecer o tempo de cada um para que se sintam seguros, cuidados e felizes no ambiente escolar objetivando o desenvolvimento das potencialidades individuais, não importando o período do ingresso.
- Projeto Inclusão: Respeito é Fundamental: Este projeto tem como proposta a inclusão de todos no processo escolar, oportunizando direitos iguais dentro dos aspectos sociais, afetivos e cognitivos,construindo um espaço de solidariedade e igualdade, conforme a Declaração de Salamanca(1994) e a LDB (1996). A acessibilidade para PNEE é um probema na escola, pois não possui rampa e mobiiários adequados para incluir é um caminho a ser percorrido e implantado;
- Projeto Saúde e Higiene: O desenvolvimento desse pojeto é diário, co práticas que oportunizam e estimulam hábitos e atitudes esclarecedoras, num ambiente acolhedor, limpo e agradável. Este projeto é revisto e reforçado, junto a pais e equipe com auxílio de profissionais da saúde. São promovidos palestras, com objetivos de esclarecimentos à comunidade.
- Projeto Movimentando, Brincando e Cantando, Construo Meu Mundo: Este projeto se dá de forma lúdica com atividades dirigidas em todas as etapas de ensino. A socialização é a base desse processo, pois auxiia na construção da identidade e autonomia da criança;
- 3. 2 A Rotina Observada
Durante o período de estágio foi possível perceber que as turmas se organizam de diferentes formas. Pois cada turma tem sua rotina, as turmas de Educação Infantil fazem o lanche no refeitório, mas o Berçário somente na sala de aula em suas mesas. A escola possui biblioteca, equipamentos de audiovisual, pracinha, entre outros espaços que são explorados pelos alunos em seus devidos horários.
Os Professores reúnem-se quinzenalmente com a equipe pedagógica para trocas de atividades e auxílos pedagógicos, buscando sempre desenvolver um trabalho de qualidade com bons resultados.
...