RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO
Por: silvia123geisy • 28/9/2022 • Trabalho acadêmico • 5.661 Palavras (23 Páginas) • 203 Visualizações
UNOPAR – UNIVERSIDADE PITÁGORAS
SISTEMA CONECTADO – MODALIDADE A DISTÂNCIA
GEISIANE APARECIDA DIAS SILVA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO
INFANTIL
RIO PARDO DE MINAS- 2022
GEISIANE APARECIDA DIAS SILVA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO
INFANTIL
Relatório apresentado à UNOPAR -
Universidade Pitágoras, como requisito parcial
para o aproveitamento da disciplina de Estágio
Curricular Obrigatório I: Educação Infantil do
Curso de Pedagogia.
Tutor: Profª. Lilian Amaral da Silva Souza
RIO PARDO DE MINAS- 2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................3
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS..................................................................................4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).........................................................5
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE
ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA......................................................................7
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA
BNCC......................................................................................................................8
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS...........................................................................................................9
6 PLANOS DE AULA...............................................................................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................11
REFERÊNCIAS...........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio é muito importante para o estudante de pedagogia, uma vez que por meio dos temas analisados, e conhecimentos adquiridos é possível que se reflita a respeito da realidade do exercício do educador em diferentes esferas dos setores escolares, no que se relaciona a teoria e prática. Este atual modelo adaptado Covid-19, dispõe de um material bastante amplo, e conseguiu trazer temas de grande relevância, que corresponde com a atual realidade que se vive, possuindo como amostra o texto sobre as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. Apresentando entendimento da relevância desse estudo é que o pedagogo precisa refletir a respeito dos seus planejamentos de aula, apresentando como propósito, conseguir que os educandos aprendam principalmente, a apreciar todas as diversas maneiras de adquirir conhecimento nas diferentes áreas do aprendizado, visto que esse estimulo é que os encaminham na direção do estudo. Contudo, para isso é necessário preparar suas aulas de maneira pratica e com diversificadas opções, para que se consiga traçar e realizar os objetivos propostos, tornando relevante evidenciar que esse período é o suporte primordial para se aprender de fato a apreciar o ganho de conhecimento através do estudo d e diferentes assuntos e matérias, de maneira positiva havendo concreta conexão na vida atual e futura do estudante. Por meio das análises realizadas a través dos textos e instruções concedidas para a produção desse trabalho, é possível obter uma perspectiva metódica com relação a todos os conteúdos e a respeito da atividade d o pedagogo e a sua dimensão. É possível da mesma maneira obter entendimento sobre a dificuldade da compreensão acerca dos regimentos englobados nos documentos do BNCC, PPP e como elaborar o planejamento e a organização das aulas.
Por causa de encontrar-se atravessando um período de pandemia por conta do Covid-19, o plano de aula foi realizado de maneira hipotética, contudo ainda pode possibilitar uma ocasião positiva da realidade, viabilizando uma prática de enriquecimento de ganho de conhecimento.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O texto tem como objetivo mostrar o que é desenvolvimento infantil e quais métodos a escola adota para tornar esse desenvolvimento efetivo, tendo como base a função do educador e do ensino, referenciado, esclarecido por Vigotski, leoniev e Elkonim.
No texto é averiguada a literatura contemporânea sobre a educação infantil, a sua contradição em relação à escola, retratando também o que diz a psicologia histórico-cultural sobre o ensino e o desenvolvimento infantil.
A literatura contemporânea é voltada para crianças de 0 a 6 anos na década de 1990, uma das especificidades é a tentativa de obter a identidade própria, denominada “educação infantil”, ficando entendido que o ensino não faria parte do currículo das crianças dessa faixa etária, mas sim, “ a educação das crianças pequenas” (cerisara, 2004, p.8), o foco da educação infantil seria nas relações educativo- pedagógicas, chegando a conclusão que deve ter o propósito de educar e cuidar, e não priorizar o ensino.
Segundo Vigotski, não se pode usar a biologia para explanar o desenvolvimento da criança, pois os aspectos sociais e culturais de onde estão inseridas interferem em sua formação. Leontiev e Elkonin compartilham de opiniões parecidas ao concordarem que é preciso levar em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio em que vive, onde muitas das vezes são excluídas em determinadas situações.
Vigotski define cultura como tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza, afirmando que nesse processo, o homem transforma seu comportamento e que o comando desse comportamento é caracterizado por uma função psicológica exclusiva dos seres humanos. Esse comando é dado pela significação, tendo como princípio o signo, que é a linguagem, contribuindo grandemente para o desenvolvimento psicológico.
...