RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Por: rasodasi • 27/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
RAFAEL SOARES DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
[pic 4]
[pic 5]
RAFAEL SOARES DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico: Helen Cristina Palhano Dias Muniz
Tutor de Sala: Paula Sabrina Machado Paes
Breves
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 6
ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO 7
PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Como bem visa a legislação brasileira, o estágio curricular constitui parte ímpar no processo de desenvolvimento do acadêmico, mostra obeservações do cotidiano escolar, participação na rotina e demonstrar a pratica de uma gestão escolar ao estagiário.
Estagio realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil Maria de Nazaré Oliveira, localizada em Breves – PA. Ao ingresso na escola o estágiario foi bem recepcionado pela direção e coordecação escolar, em seguida foi apresentado o campo escolar e o encaminhamento para as áreas onde ocorreria o estágio de gestão.
A prática do estágio vem a enriquecer o confronto da teoria x prática por meio de observações, trabalhos, vivências e contato direto com a parte administativa do campo escolar. Mediante situações você aprender a intervenção, fazendo uma análise e reflexão dos fundamentos e saberes. O estágio propicia preparação para o exercício da função de gestor escolar, conhecendo a realidade do gestor e da escola,.
O trabalho apresenta refleões acerca da importância da leitura e contação de histórias desde o inicio da vida escolar.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
A escola municipal de educação infantil (E.M.E.I) Maria de Nazaré Oliveira fica localizada no município de Breves – Pará (avenida melgaço, número 1528), tendo aulas pelo turno da manhã e da tarde, trabalhando apenas com educação infantil, do maternal ao jardim III, tendo 93 alunos de creche e 258 de pré-escola.
Tratando da sua estrutura física ela é bastante adequada para abrigar seus alunos, adequada para alunos de educação infantil que possuam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, seus banheiros são feitos de maneira a acolher esses alunos com deficiência, além de contar com uma sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE), que inclusive atende alunos especiais de outras escola do município.
Todas as salas são pintadas, possuem central de ar e quadro branco, possuem também cadeiras e mesas adequadas aos alunos. Possui um salão e um pequeno campo com gramas no centro do prédio escolar.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Durante os dias de observação, percebeu-se uma boa organização e um aparato de conhecimento por parte dos gestores. A relação entre os profissionais é muito saudável e tranquila, em todo momento de estágio percebeu-se uma grande vontade de cada um se ajudar, em raros momentos que algum profissional pediu algo a outro que não foi realizado o pedido.
Durante meu período de estágio a escola estava se movimentando para a realização do seu festival folclórico que se chama “festival da mandioca e macaxeira”, pude ver a correria de uma escola toda em busca de um objetivo em comum, professores e coordenação trabalhando junto para a realização do festival.
Durante meu estágio estive em mais contato com a coordenadora Lidiane, onde pude ajudar na confecção de alguns matérias que foram utilizados no festival. Durante o contato com a diretora observei uma parte mais burocrática das coisas, e seu trabalho em busca de patrocínios e divulgação do evento.
Observando o empenho dos professores para não faltar conteúdos de aulas diários aos alunos enquanto os mesmos ensaiavam seus alunos com alguma apresentação, algumas danças e peças teatrais.
ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO
A estrutura escolar não é totalmente perfeita, mas atende sem falhas as necessidades dos alunos, tanto alunos básicos quanto alunos com necessidades especiais, a escola possui sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE), inclusive estendendo seu público não somente com os alunos matriculados na escola, recebe também alunos de outras instituições escolares. Os profissionais que atuam na escola são capacitados com graduações e especializações, suas metodologias seguem de acordo com o proposto previamente, não contam com todos recursos possíveis, mas os que tem na escola conseguem dar conta de um bom ensino ao aluno, os números de profissionais ainda não abrangem 100% do necessário, mas caminha rumo a melhorias. Em todos os momentos pais e responsáveis são convidados a participar do progresso escolar do aluno, mas existem momentos mais importantes como em datas comemorativas, campanhas de vacinação e reuniões para tratar de seus filhos e do ambiente escolar. No tocante a questão social existe casos extremos que acabam atrapalhando o processo de aprendizado do aluno, como casos em que existem agressões domesticas, tanto de pai batendo na mão quanto de pais batendo na própria criança, existe também da questão de crianças extremamente carentes, o campo escolar procura sempre intervir quando possível e necessário.
...