RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Por: Jamerson Pereira Ferreira • 19/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.837 Palavras (16 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3] [pic 4]
DAYLANA FERREIRA RODRIGUES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
– GESTÃO
[pic 5]
[pic 6]
DAYLANA FERREIRA RODRIGUES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
– GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.
Orientador:
Tutor Eletrônico:
Tutor de Sala:
Anajás 2019
[pic 7]SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ...............4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO 6
PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
[pic 8]3
INTRODUÇÃO
O estágio proporcionou o primeiro contato com a escola e seu cotidiano. A interação a compreender a Direção, Coordenação Pedagógica, e a Escrituração Escolar. Esse estágio visa a fortalecer a relação entre a teoria e a pratica se baseando nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar.
Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como: observação na escola pesquisada, leitura de livros, tele aulas e entrevistas. As partes que compõem este trabalho são: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, considerações finais, referências.
Na instituição de ensino foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos para criar um espaço e condições para discussão e troca de ideias.
O estágio supervisionado foi na carga horaria de 100 horas, Escola Municipal de Educação Infantil Bolinha
Os resultados positivos de uma escola só serão realmente garantidos através do trabalho coletivo coordenado pela equipe diretiva e que envolve a todos da gestão escolar que são professores, o conselho escolar, pais e o corpo administrativo da instituição.
Para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrito e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
A metodologia utilizada do estágio e no relatório foi à visita pessoal na instituição, entrevista com a equipe diretiva (direção e coordenação), análise na documentação escolar e principalmente o Projeto Político Pedagógico. O texto irá retratar também sobre os problemas que possui na educação especial, os problemas que são retratados no meio escolar. Abordará projetos que são feitos pelo corpo docente da escola. O devido trabalho irá apresentar a importância do trabalho coletivo e o quanto as pessoas do ambiente de vivem em amônia e são altamente companheiros.
[pic 9]4
OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Na década de 80, funcionava uma associação denominada clube de mães ligado ao programa LBA (Legião Brasileira de Assistência), presidido por Maria Tabosa, na administração do Sr. Álvaro Paiva e vice- prefeito Davi Gonçalves, já na administração do prefeito Agesilau Donato de Araújo Filho e vice – prefeito Armindo Vilhena, em 1993 passou a funcionar o espaço como creche de maneira precária, no decorrer dos anos houve a necessidade de mudança na estrutura, pois este período funcionava em uma maloca. Em 1997a escola recebeu o nome de Bolinha, tendo como coordenadora a irmã Yulis Jordan, a qual permaneceu até 1998 como administradora, nesse período o prefeito era o senhor Raimundo Nogueira Filho e vice – prefeito João de Espírito Santo Barbosa Martins. Em 1999 a escola passou para a direção de Rosimeyre Cursino Pinheiro a qual permaneceu até 2004. Em 2000 a creche Bolinha passou a se chamar Escola Municipal de educação Infantil Bolinha, nesse período foi construída em alvenaria com 04 salas, 01 cozinha, 02 banheiros. Em 2005 assume a senhora Rosenilda Sardinha da Costa. A partir de 2006 assume a instituição Ana Cláudia do Amaral Miranda, em 2012 a direção da escola passa para a senhora Roseneth Cursino Pinheiro. Em 2013 a direção da escola passa para a senhora Deuzalina Farias de Andrade. Em 2017 a direção da escola passa para a senhora Grace Kelly Barreto de Castilho. Em 2018 a instituição, funcionou com 436 alunos, 68 funcionários (sendo 36 professores, 01 diretora, 03 orientadores pedagógica, 01 secretária, 03 auxiliares administrativos, 19 auxiliares de serviços gerais e 05 vigias). Em 2019 a instituição, funciona hoje com 479 alunos, 72 funcionários (sendo 39 professores, 01 diretora, 03 orientadoras pedagógicas, 01 secretária, 03 auxiliares administrativos, 20 auxiliares de serviços gerais e 05 vigias).
O trabalho do pedagogo é de suma importância na escola Roseli Paiva, percebeu-se que todos são participativos, criativos, desempenhados e abrangem grandes responsabilidades nos projetos que são proporcionados no campo escolar. Os professores estão sempre dispostos para ajudar seus alunos, é perceptível o quão se importam com as crianças. Os projetos são ótimos e a escola possui o numero extenso de alunos da classe baixa, os projetos são feitos com a intensão de promover para os alunos a importância da família, o quão é importante estudar e futuramente tornarem-se pessoas integras e de bom caráter.
...