RESENHA PINOQUIO AS AVESSAS
Por: russarisse • 25/1/2021 • Seminário • 525 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE BALSAS-CESBA
MATEMÁTICA LICENCIATURA
ALINE SILVA DO SANTOS
KASSIO BARROS EVANGELISTA
ÁQUILA VIEIRA DOS SANTOS
RUBENS BRITO DE SOUSA
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO PINÓQUIO ÁS AVESSAS E ABORDAGENS PEDAGÓGICAS: Tradicional, Humanista e Comportamental.
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
ORIENTADORA PROF. MESTRANDA ÍNGRID FURTADO
BALSAS-MA
2020.2
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será feita uma leitura e entendimento da obra de Rubem Alves “Pinóquio ás avessas”. A presente resenha tem como objetivo analisar as abordagens do processo de ensino que se fazem presentes nas escolas: Teoria Tradicional, humanista e comportamental.
RESENHA E RELAÇÕES
O livro nos traz uma reflexão sobre o ensino de um modo geral, nos fornecendo uma visão de como funcionou o processo de ensino e aprendizagem de Felipe antes, durante e depois da escola. As abordagens da Psicologia tradicional, humanista e comportamental podem ser refletidas com base nessa história moralista. O autor quer contar a historinha do Pinóquio ao contrário, um menino de carne e osso ao passar pela escola vira “madeira”, um sujeito que não possui um pensamento social e sem criticidade aguda. Critica ainda o professor com seu ensino tradicional, imposto de forma obrigatória em relação aos conhecimentos a serem repassados.
A história começa com um sonho de Felipe que seria um burrinho empurrando uma carroça, algo que o pai dele o deixou pensativo. Isso reflete nos dias de hoje quando nos deparamos com opiniões como “Se você não for para a escola não vai ser ninguém”.
A curiosidade favorece o ensino, Felipe era muito curioso, uma criança esperta, ativa que sonhava em ser cuidador de pássaros, porém achava que todas suas perguntas iriam ser respondidas na escola como seu pai dizia, chegando lá viu que o processo é totalmente diferente. Se as perguntas estivessem relacionadas ao conteúdo pré-programado pelo governo, estaria tudo bem, caso o contrário o Professor não se importava com curiosidades diversas, alo que pode ser incorporado para aprender um determinado conteúdo, por exemplo.
Fazia muitas perguntas para os seus pais sobre coisas do dia a dia em relação a tudo o que via. Essa fase da vida da criança é bastante notória para se adquirir conhecimentos gerais que irão favorecer ela a viver em sociedade, aliado aos conhecimentos escolares ocasionam o sucesso escolar.
Na escola ele se depara com ideias, de que o conhecimento de fora, alheios ao processo de ensino não serviriam de nada, tinha hora certa para pensar em tudo, a campainha da escola é quem muda o conhecimento, cada professor só sabe de uma coisa, enfim, suas curiosidades não foram tiradas na escola e isso acabou que o método se sobressaiu, o tradicionalismo saiu ganhando. O autor critica a escola por tirar a imaginação da criança quando relata que Felipe sonhava com o Professor sendo pássaro, que ensinava seus alunos a voar, cada um da sua maneira. Quando se torna adulto, Felipe se torna um especialista em linguiças, a forma como que ele via os pássaros seria diferente agora, mas conseguiu deixar seus pais orgulhosos. O livro foi escrito propositalmente para trazer uma reflexão de como um ensino tradicional prejudica o se humano, não o torna pensante e crítico. Na abordagem tradicional que o autor quer passar, as crianças são moldadas a pensar de uma só maneira.
...