TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos adaptados para crianças com deficiência viso- motora

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio da 12ª semana

Claudiomar Adriano Alflen RA: (1175309)

Licenciatura em Pedagogia

Pólo Buritis RO

2015

TECNOLOGIA DA IMFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Recursos pedagógicos para crianças com dificuldades viso-motora

Publico alvo: Educação infantil

Faixa etária de: 4 a 10 anos

Acerte os Objetos

Trabalha a sensibilidade e a coordenação viso- motora. Auxilia os alunos com deficiência física que tem dificuldade de locomoção, dessa forma permite a participação e interação em brincadeiras em grupo. Estimula os membros superiores, os desenhos nos objetos e /ou animais podem ser utilizados de forma lúdica no aprendizado.

Descrição: Os Recursos adaptado é construído uma caixa de madeira, com areia onde os objetos e/ou animais são colocados na posição “em pé”. Cada objeto e/ ou animal possui uma cor diferente que chama a atenção da criança. Usa-se uma argola de plástico, onde a criança joga e tenta acertar o objeto e a cada acerto ganha uma pontuação escolar.[pic 2]

                                               

                                       

                                         Relatório.

Esses recursos adaptados possuem como principal objetivo  auxiliar os alunos portadores  de deficiências viso-motora  e que possuem dificuldades de se locomoverem estimulando o aprendizado da criança, com faixa etária de 4 a 10 anos de idades auxiliando de maneira considerável a educação infantil.  

Essa brincadeira educativa  de “acertar objetos” com argola ajuda muito, as crianças com deficiência, quanto mais colorido for os objetos  mais chamará atenção  e será mais interessante e proporcionará  melhor desempenho em  seu aprendizado, estimulando também os membros superiores.

A educação inclusiva  não se limita apenas ao aspecto didático pedagógico, pois a inclusão escolar  também é socioafetiva, a criança portadora de deficiência deve se sentir segura e acolhida e perceber que a diversidade não se constitui como um obstáculo  e sim   um estimulo  para a sua  formação e desenvolvimento. Com o professor incentivando e participando com os alunos, eles terão um ótimo desempenho.

Referencias:

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC; SEESP, 2002. v. 1. Disponível em: . Acesso em: 30.04. 2015.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (285.2 Kb)   docx (137.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com