Relatório Avaliativo da Disciplina de Pesquisa na Pratica Pedagógica III
Por: rezitarosa • 29/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.110 Palavras (9 Páginas) • 837 Visualizações
Faculdade Educacional da Lapa[pic 1]
Curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD
Pesquisa na Prática Pedagógica III
Relatório Avaliativo da Disciplina de Pesquisa na Pratica Pedagógica III
Jéssica Mota Pereira
Samara Maria Custódio
Criciúma – SC, julho de 2010.
3º Semestre
Faculdade Educacional da Lapa[pic 2]
Curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD
Pesquisa na Prática Pedagógica III
Relatório Avaliativo da Disciplina de Pesquisa na Pratica Pedagógica III
Relatório avaliativo como exigência legal do Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa, disciplina de Pesquisa na Pratica Pedagógica III.
Jéssica Mota Pereira
Samara Maria Custódio
Criciúma – SC, julho de 2010
3º Semestre
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2.0.DESENVOLVIMENTO...................................................................................5
2.1. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALTO FELIZ....................................5
2.1. 1. Identificação do Centro de Educação Infantil do Alto Feliz................5
2.1.2. Características Gerais do Jardim II........................................................5
2.2.E.E.B.PROFESSORA ISABEL FLORES HÜBBE........................................8
2.2.1. Identificação da escola............................................................................8
2.2.2. Características gerais do 2º ano. ..........................................................8
2.2.3. Características gerais do 4º ano..........................................................10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................12
4. REFERÊNCIAS.............................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
O relatório de estágio supervisionado é uma descrição objetiva dos fatos observados e das atividades desenvolvidas, seguidas de uma análise critica e conclusiva, além da indicação das prováveis soluções. Tudo que o estagiário vivenciou durante o estágio deve ser analisado de forma criteriosa, em que, além de relatar sua experiência, deve demonstrar o conhecimento adquirido durante a graduação, traçando conclusões.
O objetivo do trabalho apresentado dar-se-á pela importância de observar as escolas e centros infantis e suas realidades para que ao realizar o estagio compreendermos a importância de uma escola com uma organização e um projeto político pedagógico bem elaborado e construído de acordo com a realidade vivida pelas crianças existentes na unidade escolar.
O Estágio nas séries iniciais do ensino fundamental tem como atividade principal a observação-reflexão, através de registros de dados sobre a realidade escolar. Objetiva inserir o estagiário no contexto educacional, observando como pesquisador e refletindo como educador sobre as questões cotidianas da escola. O contato com a prática será mediado pela teoria desenvolvida nas disciplinas do Curso.
Pela reflexão do professor em sala de aula da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental visamos analisar a produção de propostas pedagógicas, projetos interdisciplinares e acompanhar as atividades do professor.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALTO FELIZ
2.1. 1. Identificação do Centro de Educação Infantil do Alto Feliz:
Nome: Centro de Educação Infantil do Alto Feliz.
Endereço: Rua Porfírio Lopez de Aguiar, nº. 1050.
Mantida pelo poder do município, bairro Alto Feliz, Araranguá, Santa Catarina.
2.1.2. Características Gerais do Jardim II
A turma possui um total de vinte alunos divididos em quatorze meninos e seis meninas, ambos possuem a faixa etária entre 3 e 4 anos.
Avaliando o bairro em que se situa a creche e a situação socioeconômica dos pais ou responsáveis, percebemos que os mesmos fazem parte da classe media baixa e que se faz necessário a permanência das crianças na creche para que os pais possam buscar o sustento da família.
Na creche o movimento inclusivo social já esta estabelecido, pois na sala há uma criança especial e considerando que a inclusão dos portadores de deficiência visa à preservação da igualdade, essa criança tem direito a um segundo professor de acordo com a lei de Diretrizes e Bases de 20 de dezembro de 1996 onde é bem clara em seu parágrafo único: “o Poder Público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino”.
Os alunos estão acompanhados por uma professora regente e uma auxiliar, além de um segundo professor que os acompanha apenas no período matutino.
Como características físicas podemos citar que a sala é ampla de um tamanho aproximado de 8m por 7m. Possui dois armários, uma televisão acompanhada de DVD, mesa do professor, mesas dos alunos adequadas a altura das crianças, 22 colchonetes, duas amplas janelas com cortinas de altura baixa para que as crianças possam ter a visão do lado exterior da sala, tapetes, quadro negro, ventilador, um lugar adequado para pendurar as mochilas. As paredes em seu aspecto apresentam decoração, tais como: o alfabeto com as vogais destacadas, mural do aniversario e o mural das atividades. Observamos algo ruim a respeito da estrutura da sala de aula, o piso (chão) está mal conservado apresentando buracos e desníveis propiciando um tropeço de uma criança a qualquer momento.
...