Relatório Eduação Infantil
Por: Claudia Souza • 20/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.918 Palavras (20 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
CLAUDIA DARA DE SOUZA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 3]
[pic 4]
CLAUDIA DARA DE SOUZA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Natalia Germano Gejao Diaz / Natalia Gomes dos Santos
Tutor de Sala: José Aramis da Silva
Wenceslau Bráz
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 6
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do 7º Semestre foi realizado na turma do 1º Ano, na Escola Municipal América Maria de Noronha Correa - EIEF, com 52 horas de atividades realizadas na instituição e 48 horas dedicadas ao estudo teórico e planejamento educativo de intervenção, tendo carga horária total de 100 horas, onde o aluno estagiário realizou a elaboração de um projeto de ensino juntamente com o professor regente, visando as necessidades dos alunos.
Este estágio supervisionado tem como importância unir e lidar com a prática e a teoria, tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno, pois participar da realidade do mundo educativo, faz com haja o aprofundamento no conhecimento e nas habilidades das áreas pedagógicas, permitindo a complexidade na formação acadêmica e trazendo benefícios para solucionar problemas no ambiente escolar, fazendo que o formando coloque em prática o que foi aprendido na universidade.
Durante o estágio foram realizados algumas atividades como: observações do espaço físico, observações e relatórios diários e planos de aulas, as atividades contidas nos planos de aulas possibilitam o desenvolver do aluno, contribuindo para que o mesmo se torne um ser ativo e pensante, e as mesmas foram elaboradas junto ao professor regente, com base no seguinte tema: União entre Alfabetização e Matemática no Ambiente Escolar”.
O tema descrito acima faz com que haja o despertamento da curiosidade e o conhecimento dos alunos, e os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer e de entender de forma clara e objetiva o tema trabalhado.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal América Maria de Noronha Correa – EIEF, começou a exercer suas atividades em 27/08/1997, situando-se no município de Siqueira Campos na Rua da Amizade, nº 70, tendo uma demanda de 104 crianças. Seu horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30min às 11h45min no período matutino, com exceção de feriados e recessos. Sua estrutura física é composta por 5 salas de aula, secretaria, cozinha, refeitório, banheiros e área de lazer. No que se refere aos profissionais conta-se com uma diretora, uma pedagoga, dez professores, cinco estagiários e quatro funcionárias de serviços gerais.
Os projetos são realizados pela direção pedagógica da escola juntamente com os professores, atendendo sempre o calendário escolar e às necessidades das turmas, visando sempre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, com realizações de atividades, projetos cívicos e culturais. O ingresso dos alunos na Instituição de Ensino acontece através da matrícula escolar que também é estabelecida no Calendário Escolar.
Esta observação deu-se entre as 7h30min às 11h30min, do dia quinze de março de dois mil e dezenove, visto que a rotina durante este período é dada da seguinte forma: 7h30min às crianças entram na sala, guardam as mochilas, cantam e fazem uma oração, juntamente com o educador e após iniciam-se suas atividades. O intervalo ocorre entre 9h15min às 9h30min, neste período os alunos podem lanchar e brincar. Quando se dá 11h45min, o sinal final bate, dando-se o término da aula.
Visto que a escola tem como proposta pedagógica orientar suas ações em busca da efetivação de seus objetivos, através de um currículo que valorize a interação constante entre seus membros, entre a escola e a família. A escola tem como objetivo geral oferecer condições ao aluno de uma aprendizagem voltada às necessidades sócio histórico e cultural, levando-as a ter uma visão crítica para e exercer sua cidadania dentro ou fora da instituição escolar.
Durante o período de observação os alunos se comportaram e fizeram seus deveres com bastante entusiasmo, a diretora, a pedagoga e os professores percebe-se a ter total dedicação ao seu trabalho, e fizeram uma boa recepção a acadêmica visitante.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Antes do início da regência fez se necessário observar o dia a dia em sala de aula, observando somente a turma do 1º Ano, com os alunos de 6 a 7 anos de idade, sendo o total de 16 alunos em sala, 9 meninas e 7 meninos, regidos pela Prof.ª Sirlene de Oliveira Assi, o período de observação teve duração de seis dias, com 4h diária cada, sendo no período matutino das 7h30min às 11h30min.
As observações deram-se início no dia dezoito de março de dois mil e dezenove, chegando em sala em torno das 7h30min, onde houve a recepção e a apresentação às crianças, onde se mostraram envergonhadas com a nova presença em sala, mas aos poucos elas começaram a se sentir mais à vontade. Após a acolhida a professora realizou cantigas e fez com elas a oração do “Pai Nosso”, prestando agradecimentos pelo atual dia. Após este momento as crianças foram orientadas a deixar os cadernos em cima da carteira, para o recolhimento e correção do dever de casa. Os alunos sempre se sentam em dupla, porém não possuem lugares fixos, realizando sempre por parte da educadora o rodízio nos lugares. Foram trabalhadas atividades, voltadas a alfabetização e aprendizagem, onde as crianças exerceram atividades na lousa, no livro, no caderno e impressas. Após o intervalo as crianças retornaram à sala para a prática de atividades voltadas à leitura, e escrita referente a contação de história aplicada pela professora, após este momento as crianças puderam brincar até a dispensa dos alunos.
...