Relatório Individual sobre Pesquisa de Campo em Estágio Supervisionado
Por: Luciana Fondeli • 30/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.479 Palavras (14 Páginas) • 150 Visualizações
FACULDADE DOM ALBERTO
GESTÃO ESCOLAR (Administração, supervisão, orientação e inspeção) – 720 HORAS
LUCIANA FONDELI
Relatório individual sobre Pesquisa de Campo em Estágio Supervisionado – Gestão Escolar
PIRACAIA
2021
RELATÓRIO INDIVIDUAL SOBRE PESQUISA DE CAMPO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR
Luciana Fondeli¹
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.
RESUMO
Este presente trabalho apresenta dados sobre uma pesquisa de campo na escola Municipal “Antonio Teles”. A princípio, o prédio foi construído em um terreno doado no ano de 1990 e teve sua inauguração em 1991, sendo até outubro de 2006 como escola “Marie Bata”, que foi transferida para outro prédio. Também foi local usado para a biblioteca municipal até o ano de 2009, começando a ratificar o espaço para outra escola no bairro como “Escola Municipal de Educação Infantil “Antonio Teles”, a qual está localizada em uma área rural, com um local estratégico, próximo a mercado, posto de saúde, escolas de ensino fundamental I e II”. Importante ressaltar que a comunidade discente é formada por sua maioria da população do campo. A escola é pequena, pois não foi construída para uma creche, mas vem se adequando aos poucos, atendendo assim às necessidades primordiais como banheiros, salas, parque, refeitório pequeno, sendo dividido em vários horários para atender a todos e apenas uma brinquedoteca.
O estágio em pesquisa de campo para Gestão Escolar é fundamental para se entender e observar o princípio de reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões, sejam elas em orientação ou planejamento de trabalho.
De forma mais intensa, comprometida e organizada. É a atividade pela qual mobilizamos meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, sendo estes gerenciais e técnico-administrativos, sendo assim, considera-se como um meio de administrar.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Escolar. Gestores. Escola. Estágio.
- INTRODUÇÃO
A escola Municipal “Antonio Teles” que a princípio foi construída em um terreno doado no ano de 1990 e teve sua inauguração em 1991, até outubro de 2006 como escola “Marie Bata” que foi transferida para outro prédio. Assim ficando como biblioteca municipal até o ano de 2009, começando a ratificar o espaço para outra escola no bairro, “Escola Municipal de Educação Infantil “Antonio Teles”, a qual está localizada em uma área rural, com um local estratégico próximo a mercado, posto de saúde, escolas de ensino fundamental I e II”.
É importante que o gestor também seja um educador, pois sua experiência docente se relaciona a um maior comprometimento com questões ligadas à educação e a compreensão das necessidades a serem atendidas.
Conseguimos construir uma escola que queremos, na qual há oportunidades de participação das decisões, e a quebra de paradigmas, sendo necessário encurtar a distância existente entre as teorias da Legislação e as práticas escolares.
- DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do presente trabalho é um relatório sobre campo de pesquisa em estágio supervisionando, onde fiz parte integralmente, para melhor compreender o sistema de como funciona a Gestão Escolar qual faço parte atuante no aspecto administrativo organizacional e tive acesso aos documentos que compreendiam toda a equipe.
O terreno da escola atual foi doado pela Massa Falida da Bata em 1.990, para construção da Primeira Escola Municipal no Bairro de Batatuba. Em 12 de outubro de 1.991 foi inaugurada a EMEI “Marie Bata”, que seguiu sua trajetória no local até outubro de 2006, quando outro prédio foi construído e as atividades transferidas. A partir desta data, o prédio em questão sediou uma biblioteca municipal no bairro. Em 2.009 começou a retificar o espaço para implantar outra escola no bairro, agora de Ensino Infantil, em 13 de março de 2.010, com a inauguração da E.M.E.I (Escola Municipal de Ensino Infantil) “Antonio Teles”.
A E.M.E.I. Antonio Teles é uma escola de Educação Infantil Integral e está situada em uma área rural, próximo a um mercado, uma rodoviária, uma escola municipal da 1ª Etapa Pré Escolar ao 5º ano (E.M.E.F.E.I Marie Bata) e uma escola estadual do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio (E.E. José Siqueira Bueno) . Ao redor temos várias plantações e haras.
Importante ressaltar que a comunidade discente é formada por sua maioria da população do campo, porém existe uma minoria de filhos de pais trabalhadores do meio urbano, causando uma interação entre os alunos, pois os meios diferentes formam um grupo de alunos extremamente heterogêneos.
A EMEI Antonio Teles localiza-se na Rua Amapá Nº 10 - Batatuba, pertencente à rede pública de ensino, da cidade de Piracaia, do estado de São Paulo, e Diretoria de Ensino de Bragança Paulista.
Possui doze (12) períodos com sete (7) salas de aula, dois (2) banheiros para meninos e meninas, um (1) banheiro para os profissionais, uma (1) sala de café, uma (1) cozinha, uma (1) biblioteca, parque e refeitório.
A organização administrativa da E.M.E. I “Antônio Teles” conta com nove (9) professoras de Educação Infantil, todas formadas em pedagogia, sendo estas seis (6) estatutárias e três (3) por contrato de processo seletivo, ressaltando que três (3) delas têm jornada de trabalho dobrada; quatro (4) Monitoras de Educação Infantil com Nível Médio completo; três (3) Serventes Escolares, uma (1) Servente Geral, duas (2) trainees; quatro (4) estagiárias; 1 secretária (nomeada assim por readaptação, a qual sou eu);4 bolsistas frente de trabalho; e um (1) Diretor de Escola.
...