Relatório Supervisionado do Curso de Pedagogia
Por: Beatriz Lemos • 31/8/2019 • Resenha • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Nome: Beatriz Lemos Faustino
RGM 366589
ESTÁGIO C
Gestão/ Inclusiva/ eja
Primeira etapa do estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da brazcubas, para obtenção do grau de Pedagogo sob a supervisão da Profª Ms Denise Almeida.
Polo Itaquaquecetuba- 1º Semestre 2019
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio, tem como objetivo apresentar as experiências e conhecimento que adquiri durante a realização do meu estágio supervisionado na Gestão Escolar, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, onde observei as rotinas das escolas no processo de realização mesmo, tendo uma carga horária de 100 horas dividas em três fases: 50 horas de Gestão Escolar, 25 horas de Educação Inclusiva e 25 horas de Educação de Jovens e Adultos.
Meu estágio foi realizado em duas unidades de ensino municipais da cidade de Itaquaquecetuba, a creche municipal Natalio Roberto Andreotti e a E.M.E.B. Engenheiro Chiozo Kitakawa, ambas localizadas no bairro do Jardim Caiuby, estando localizadas em zona urbana.
Durante a trajetória do meu estágio, tive a oportunidade de observar a rotina administrativa e pedagógica das escolas, estabelecendo relação entre a teoria estudada com a realidade enfrentada pela escola no seu dia-a-dia, percebendo a importância do estágio para o preparo do que iremos enfrentar pela frente.
A realização do estágio foi uma riquíssima experiência que adquiri, onde aprimorei meus conhecimentos acadêmicos no contexto educacional e administrativo, reforçando a prática docente que proporciona bons resultados.
O Estágio é uma preparação para atuação do professor, norteando como atuar na construção da formação docente, sendo uma referência teórica para prática do cotidiano escolar.
Portanto, essa relação entre teoria e prática é extremamente importante para o futuro professor, pois o mesmo se conscientizará sobre as exigências da carreira educacional, e sobre a sua função na formação de cidadãos que sejam críticos e autônomos, reconhecendo sua contribuição para a sociedade.
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
GESTÃO
O estágio foi realizado na Creche Municipal Natalio Roberto Andreotti, situada na cidade de Itaquaquecetuba, no bairro do Jardim Caiuby, onde a mesma atende somente educação infantil (creche), alunos de 0 a 4 anos, trabalhando em período integral.
Hoje a escola atende 150 crianças, a responsável pela instituição é a Diretora Thelma Cristina dos Santos Carrari Bertaglia, que já está mais de 5 anos à frente da instituição.
Na realização do estágio acompanhei a rotina administrativa da instituição. A diretora Thelma fazia o acolhimento das crianças as 7 horas, encaminhando-as para as professoras auxiliares de classe.
Em seguida, a diretora fazia a elaboração de documentos que precisavam ser entregues a Secretária Municipal de Educação, além dos preenchimentos de evolução não acadêmicas de professores.
A vice-diretora Rose, fazia a organização e atualização de prontuários (professores, funcionários e alunos) diariamente, além da efetivação de inscrição para matrículas e atendimento a comunidade sempre que necessário. Era também a sua função, a elaboração de ATA para composição do Conselho Escolar, organização de planilhas com a contribuição voluntária da APM e arquivamento de documentos.
A coordenadora pedagógica Shênia, cabia o acompanhamento das atividades pedagógicas, as reuniões de formação e acompanhamento do rendimento educacional das crianças durante as atividades.
Durante o estágio, essa foi a rotina da creche, onde as atividades estavam voltadas para o trabalho administrativo e de atendimento a comunidade em geral.
Foram nove dias de estágio, onde observei as funções exercidas por cada membro da Gestão, mostrando que a experiência do gestor faz a rotina administrativa ser desenvolvida com mais tranquilidade, porém, o mesmo precisa estar preparado para tudo, pois a responsabilidade e atenção sobre o andamento da escola é extremamente importante, respondendo por todos os problemas pedagógicos, administrativos e jurídicos, gerando um ambiente de trabalho tranquilizador.
É importante destacar que a relação da gestão com os professores é extremamente importante, onde os processos precisam ser bem ajustados e a comunicação é o fator primordial para o andamento da instituição, refletindo em um atendimento de qualidade para os pais, alunos e comunidade escolar.
Precisamos deixar claro que, a Gestão requer preparação para enfrentar os problemas cotidianos da unidade escolar, buscando encontrar soluções para os conflitos que surgem no meio do caminho, além de transformar a unidade escolar num ambiente formador de cidadãos comprometidos com a melhora da sociedade.
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O estágio foi realizado na E.M.B.E. Engenheiro Chiozo Kitakawa, situada na cidade de Itaquaquecetuba, no bairro do Jardim Caiuby, onde a mesma atende educação infantil (pré-escola) e ensino fundamental I, alunos de 5 a 10 anos, onde a mesma atende matutino, intermediário e vespertino, Educação de Jovens e Adultos no período noturno.
A escola atende cerca de 350 crianças por turno, sendo a responsável pela escola a Diretora Tatiane de Paula Paraíso, que está no seu primeiro ano a frente da unidade escolar.
Realizei meu estágio com a turma 2 da professora Selma, no período intermediário, onde as crianças são atendidas pela mesma que busca trabalhar o cognitivo e aprendizagem das crianças respeitando suas limitações e de acordo com o seu grau de dificuldade.
Observei que a turma está adaptada com a professora, mostrando que há interatividade e comunicação entre eles. A professora atende um aluno por vez dentro do seu horário acordado com os pais.
A professora me apresentou aos alunos, onde alguns demonstraram curiosidade com a minha presença. No entanto, ressalto que são alunos carinhosos e a professora me passou algumas coordenadas sobre os alunos, referente as atividades que ela busca desenvolver com eles.
A professora preparou as atividades para os alunos, uma vez, que a prefeitura de Itaquaquecetuba não tem apostila ou material de apoio.
A professora relata que o desenvolvimento das atividades tem sido bastante difícil, já que, algumas crianças tem lentidão no processo de aprendizagem, dificultando o andamento da turma.
A professora está bastante adaptada com os alunos e tem um carinho e admiração enorme por eles, proporcionando um ambiente de aprendizagem confortável.
A professora relata que a turma é boa, mas que há dificuldade de alfabetização da turma, já que o grau de deficiência de cada aluno requer uma atenção especial e um determinado tipo de atividade que demora a ser desenvolvido.
...