Relatório de Educação Infantil
Por: anacezar • 19/4/2021 • Relatório de pesquisa • 4.188 Palavras (17 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
ANA TEREZA CEZAR DA SILVA
Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
[pic 1]
Barreiras
2021
ANA TEREZA CEZAR DA SILVA
Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relatório apresentado à UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de pedagogia.
.
[pic 2]
Barreiras
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS...............................................................................5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).....................................................7
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC....................................................................................................................8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA.....................................................................................................10
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS:........11
6 PLANOS DE AULA............................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................16
REFERÊNCIAS.....................................................................................................17
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se do relatório de estágio voltado para as turmas de educação infantil e possui como finalidade trazer reflexões acerca do estágio realizado.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o estágio teve que passar por mudanças, assim como escolas públicas e particulares de todo o mundo visando o afastamento social.
O estágio foi voltado para as turmas de educação infantil, onde foi possível conhecer sobre a metodologia de ensino defendida por L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin acerca do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 6 anos de idade.
Foi possível também ler e refletir sobre o Projeto Político Pedagógico, qual a importância do mesmo para a escola e toda a comunidade escolar, em que ele contribui com a educação.
Além de evidenciar sobre as atividades que fazem parte da rotina do professor, como o professor e a equipe pedagógica podem se auxiliar e em que devem contribuir para o sucesso da educação.
Todos esses pontos são fundamentais que o estagiário de pedagogia conheça, pois ira fazer parte de sua vida profissional futuramente, e é essa a intenção do estágio, preparar da melhor forma o estagiário para o exercício de sua função.
Ainda foi possível acompanhar sobre a rotina do diretor escolar, qual a sua função na escola, como deve ser seu convívio com a equipe pedagógica, professores e demais funcionários da instituição.
O estágio também possibilitou refletir sobre a prática da utilização de tecnologias digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, o ensino de temas transversais e conhecer os quatro pilares fundamentais para o ensino com as tecnologias digitais.
O presente relatório irar contribuir para uma reflexão criteriosa acerca dos processos de aprendizagens e metodologias de ensino, abordados de forma clara para auxiliar futuros profissionais de educação.
O estágio é um momento enriquecedor, pois desperta o estagiário para a prática docente, contribuindo com conhecimentos que apenas são adquiridos com a realização do mesmo.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin embasaram um estudo acerca do processo de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade, este estudo apresenta alguns aspectos de como se dá a aprendizagem da criança na perspectiva histórica- cultural.
Durante a década de 1990 o estudo sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade fez surgir um grande debate acerca deste assunto desencadeado pelos profissionais de educação e psicólogos de todo o mundo.
Para os autores a criança de 0 a 6 anos se desenvolve naturalmente através da sua inserção na sociedade, o meio em que ela viva já possibilita seu desenvolvimento.
Desta forma a criança é colocada como protagonista no processo de ensino e aprendizagem, os professores devem apenas acompanhar e garantir todos os meios necessários para que a criança se desenvolva.
Olhando através da perspectiva histórico-cultural, a criança se desenvolve por meio de atividades sociais, durante todo o seu processo de aprendizagem a criança apresenta sinais bem distintos de estagnação em determinados pontos e de saltos grandiosos em outros.
Todos esses autos e baixos que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem da criança fazem parte de um fator natural do seu desenvolvimento, o professor precisa compreender e acompanhar todo esse processo.
Durante muito tempo se pensou, que a criança só seria capaz de aprender se ensinada e que o professor era o protagonista da história, sem pensar em todos os conhecimentos sociais que ele já trazia consigo e era obrigado a abandonar ao chegar na escola.
Os professores devem está cientes do seu papel como educador, sempre buscando alternativas para auxiliar o aluno ao mesmo tempo em que aprende a trabalhar os conhecimentos que o aluno já trás consigo.
Conhecer como acontece o processo de desenvolvimento de alunos de 0 a 6 anos de idade é importantíssimo para o professor, este por sua vez deve garantir todos os meios e recursos necessários para o desenvolvimento desses alunos.
...