Relatório de Estagio
Por: Aliny Menezes • 20/10/2019 • Trabalho acadêmico • 970 Palavras (4 Páginas) • 152 Visualizações
Ensino Médio
Centralizado negrito 14 times
reprodução viraizada
Ao contrario do que voce imagina uma reproducao viralizada nao ocorre em facebook, twiter, instagram, telegram ou em qualquqqer outra rede social. a reproduçao viraizada ocorre dentrode celulas.
sasbemos que os cirus saoa seres acelulares que nao possuem reino, suas definiçoes nao se encaixam em nunhum reino, mas tem varias caracteristicas que podem confundir com outros seres.
os virus sao pequenos, cerca de 0,2 µm, sua formação é de uma capsula proteic para envolver o material genetico, que pode cpnter RNA e DNA, quando ocorre a presenca dos doias acidos depende da classificação do virus.
vindo do latim seu signficado é de fluido venenoso de toxina. sao parasitas obrigatorios, isso que dizer que sem um hospedeiro nao surge sua reprodução, isso significa que somente reproduzem pela invasao e controle das celulas hopedeiras. por isso vamos tratar dos doid ciclos que nvolve toda essa questao.
o cilco Litico e ciclo lisogenico, sendo que cada um tem suas carcteristicas e forma de se desenvolverem.
o cilco litico se definie atraves da entrada do virurs na celula hospedeira com seu material genetic(DNA ouRNA),ao mesmo tempo que ocorre a replicação surge tambem o comando de sintese de proteinas para a composiçã do capsides. passando assim a dominar a mesma e destruindo no final de seu processo. existem cinco eptapas dentro da reproducao do cilco litico, sao elas :
essa destruiçã ocorre atraves da lise da celula(rompimento)e dali saem os bacteriofagos. Sintomas causados por um vírus que se reproduz através desta maneira, em um organismo multicelular aparecem imediatamente. Nesse ciclo, os vírus utilizam o equipamento bioquímico(Ribossomo)da célula para fabricar sua proteína (Capsídeo).
Adsorção – fase em que ocorre o reconhecimento e a fixação do vírus à célula. Esses seres são parasitas específicos, ou seja, acometem um tipo exclusivo de células. O hospedeiro é dotado de substâncias químicas capazes de permitir que o vírus detecte-o e se prenda à membrana.
Penetração – inserção do genoma viral no interior da célula hospedeira. Tal processo pode ocorrer de três formas diferentes:
Direta – apenas o material genético do vírus é injetado na célula, enquanto sua parte proteica permanece no lado externo.
Fusão do envelope viral – o envelope viral (camada lipoproteica que envolve alguns vírus) é fundido à membrana celular, o capsídeo se desfaz e o genoma do parasita invade a célula. Esse processo ocorre somente com vírus envelopados.
Endocitose – os receptores químicos da membrana celular promovem a fixação do vírus, e depois o parasita é englobado pelas invaginações da mesma.
Síntese – estágio do ciclo em que o vírus começa a determinar as atividades metabólicas da célula. Nesse processo, as enzimas que antes eram utilizadas na síntese proteica e de ácidos nucleicos da célula hospedeira, passam a ser empregadas na produção de partículas virais (proteínas e material genético).
Montagem – nesta etapa, os componentes dos vírus que foram produzidas anteriormente, são organizados de modo a constituir novos parasitas.
Liberação – na etapa final do processo, as dezenas de vírus formadas na fase de montagem produzem uma enzima viral denominada lisozima, que causa a ruptura da célula hospedeira, processo conhecido como lise celular. Além disso, como a célula passou a sintetizar estruturas virais, a produção dos seus próprios componentes se torna impossível (esgotamento celular), o que favorece o seu rompimento. Com a destruição da célula, os vírus se libertam e infectam imediatamente as células vizinhas, recomeçando o seu ciclo.
na ocorrencia do cilco litico o nome mais apropiado a ser usado é de virus litico ou virulento. dando os exemplos de bacteriofagos ou
...