Relatório de Estagio
Por: diegosouza63 • 24/10/2021 • Trabalho acadêmico • 5.099 Palavras (21 Páginas) • 200 Visualizações
Universidade Anhanguera
Pedagogia
erika alves garcia
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO Curricular EDUCAÇÃO INFANTIL
PALMAS
2021
ERIKA ALVES GARCIA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO Curricular Educação Infantil
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estagio curricular Educação Infantil de Pedagogia.
PALMAS
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 9
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 13
6 PLANOS DE AULA 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito da disciplina de estágio curricular, com a finalidade de relatar o ocorrido no estagio curricular da educação infantil. Este estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, de uma forma para complementar e aperfeiçoar as competências sócias profissionais através de uma ligação entre o sistema educativo e o contato com o mundo laboral esse relatório de estágio destina-se não só a descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas também para apresentar um enquadramento do trabalho realizado com todo o conhecimento adquirido durante a licenciatura em pedagogia. Assim o tema deste relatório é: “Estagio curricular educação infantil” Procurei atingir alguns objetivos pessoais, tais como: obter contato com o mundo do trabalho, que é cada vez mais competitivo e exigente, adquirir contato com a administração da escola e com os procedimentos nela inseridos.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
“Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente”. Analisando o pensamento e relacionando o mesmo para à realidade da educação no Brasil, percebemos que a necessidade de uma melhor atenção com a profissão de professor, é essencial, um olhar mais atento para um aprimoramento de sistema de trabalho, é de suma importância, considerando o seu real valor, pois o papel de passar o conhecimento e formação de uma sociedade mais crítica e reflexiva passa pelas nossas mãos.
E se tratando de educação infantil automaticamente analisamos que a criança vai ter o primeiro contato com a escola, e ao mesmo tempo pode se tornar um pouco difícil esse primeiro contato por motivos de adaptações, mas somente os profissionais conseguem analisar que o professor vai buscar desenvolver o cognitivo e habilidade motora dos seus alunos, buscando respeitar os processos de ensino, o pensador Vygotsky defende que o processo deve ser respeitado, comparando ao de uma planta tanto do processo biológico de cada criança quanto do aspecto motor, pois cada um tem o seu tempo de desenvolvimento, alguns conseguem evoluir mais rápido, outros em um período mais devagar, então é necessário o professor se atentar com essas diferenças biológicas e não forçar de maneira obrigatória o desenvolvimento de cada aluno.
Como as ideias dos pensadores acabam sendo um pouco divergente do ponto de vista do estágio da educação infantil, como meta de perspectiva de desenvolvimento dos alunos o pensador Leontiev, aponta outra ideia a respeito.
Segundo Leontiev (2001a, p.65-6) “nem o conteúdo dos estágios nem sua sequência no tempo são universais e imutáveis, pois dependem das condições históricas concretas nas quais se processa o desenvolvimento da criança” Ou seja, tudo com o passar do tempo muda, nada se torna um processo imutável, o que pode dar certo hoje em uma sala de aula pode ser que daqui alguns anos mudem e não seja o mesmo sistema, tanto para um professor já formado ou um em formação no caso do estágio.
Sem esquecer que é necessário considerar que, na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade é necessário buscar inserir a mesma nesse meio, ou buscar mostrar o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais em um contexto como um todo, tanto no histórico como no atual.
O que determina diretamente o desenvolvimento psicológico de uma criança é sua própria vida, maneira que convive, seu ambiente onde ela mora e um fator que agrega de forma direta o processo de desenvolvimento, ou seja, em outras palavras o ambiente juntamente como o desenvolvimento de atividades propostas pelo professor é de grande importância para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.
Elkonin (1960, p.498) “enfatiza o papel diretivo do adulto no processo educativo”.
Para uma melhor evolução de uma criança é necessário que ela tenha uma rotina para um melhor desenvolvimento na sua vida, pois com essa rotina auxilia no desenvolvimento, ela aprende a conviver com a realidade da família na qual ela esta inserida, começa a compreender sobre limites e regras, dessa maneira vessa criança não vai ficar sobrecarregada e vai aprendendo aos poucos a criar responsabilidade para exercer as tarefas diárias.
...