Relatório de Estagio Docência em Diferentes Espaços Sociais
Por: tcheko • 7/2/2020 • Trabalho acadêmico • 3.346 Palavras (14 Páginas) • 197 Visualizações
Relatório de Estágio Curricular
Elaborado por:
NATHÁLIA DE AGUIAR TIENGO
Contagem, 2011
NATHÁLIA DE AGUIAR TIENGO
Relatório de Estagio Curricular
Trabalho apresentado como requisito parcial
. para a disciplina de Estágio Curricular do
curso de Pedagogia da Universidade Castelo
Branco.
FEVEREIRO de 2011
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ........................................................................................
- DESENVOLVIMENTO ............................................................................
2.1 – Docência.............................. .........................................................
2.2 – Entrevistas........ .............................................................................
2.3 – Projeto Pedagógico ........................................................................
2.4 – Regimento Escolar..........................................................................
3- CONCLUSÃO ......................................................................................
1 - INTRODUÇÃO
O Estágio VII tem com o tema “Docência em Diferentes Espaços Sociais”, teve duração de 30 horas obrigatórias, realizado na Escola Municipal Giovanni Chiodi” com o Projeto Mais Educação que é uma obra do Governo Federal. Localizada na Rua das Pintagueiras, 02 Bairro Ipê Amarelo, sendo desenvolvidas atividades de analise, observação e participação em jogos referente ao Projeto.
O enfoque principal de analise do estágio foi à Docência , Projeto Pedagógico e Regimento Escolar.
1.1- OBJETIVO GERAL
O estágio é um momento privilegiado desse processo, pois deve permitir ao aluno mergulhar na realidade da escola, com vistas a formar-se como um profissional reflexivo, crítico e capaz de elaborar e desenvolver suas propostas de ação.. Além disso, permite o estagiário vivenciar oportunidades concretas, que estão sendo estudadas , acrescentando outras, a fim de que possa construir para si um sentido, a partir de seus conhecimentos. O estágio pode ainda propiciar oportunidades de intervenções pedagógicas, de acordo com as circunstâncias que o definem.
A necessidade desse tipo de atividade é porque é um momento de formação profissional do formando. Pode-se dizer também que o estágio pretende oferecer ao futuro profissional um conhecimento real em situação de trabalho. È também um momento para se verificar e provar ( em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigíveis dos formandos.
1.2 - OBJETIVO ESPECIFÍCO
O objetivo desse estágio é ver como o aluno tem a oportunidade de melhoria do seu aprendizado através de diferentes ações educativas, dando assim a esteS estudantes a chance de ficar tempo integral na escola, assim evitando que os mesmos ficam na rua aprendendo coisas erradas, até mesmo tendo oportunidade de conhecer a “DROGA”.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 – DOCÊNCIA
A docência foi realizada em todos os jogos do Projeto Mais Educação, onde deu para perceber que estas crianças e adolescentes admiram muito aquelas brincadeiras, pois durante este período deu para percebe que por ser uma comunidade muito carente, que a maioria daqueles estudantes que participam do Projeto só tem este tipo de divertimento que eles tem durante a semana inteira na escola, que não existi outras formas de diversão para essas pessoas durante dia. 2.2 – ENTREVISTAS
2.2.1 PESSOA RESPONSÁVEL PELO PROJETO
O Programa Mais Educação foi implantado na escola visando diminuir o tempo ocioso dos estudantes matriculados nesta instituição.
Tendo em vista que esta comunidade apresenta um alto nível de risco social para seus moradores, principalmente crianças e adolescentes que são alvos fáceis aos traficantes, o programa vem trazendo uma forma agradável e diferente de mantê-los mais tempo dentro da escola e fora das ruas. As atividades relacionadas no programa trazem um cronograma atrativo para os jovens, pois envolvem temas esportivos , cognitivos e de raciocínio lógico, fazendo com que os estudantes envolvam e participem com muito interesse e entusiasmo, desenvolvendo também o respeito e a interação uns com os outros.
A comunidade, por sua vez, recebeu de maneira bastante satisfatória o programa pois, as famílias dos estudantes envolvidos nas oficinas ficam mais tranqüilas para desenvolver suas atividades diárias sabendo que os filhos estão na escola participando de atividades sociais e não nas ruas.
Infelizmente as vagas oferecidas pelo programa não são suficientes para atender a todos os educandos que necessitam participar das atividades, portanto, diariamente aparecem famílias buscando uma vaga para que seu filho participe das oficinas e não podem ser atendidas prontamente, mesmo porque os espaço
oferecidos para a realização das atividades propostas é insuficientes para comportar um número muito elevado de alunos.
Hoje para que o programa pudesse acontecer de forma mais satisfatória, seria necessário um investimento maior para ampliação dos espaços de atendimento e conseqüentemente a criação de novas vagas para atender a mais crianças e adolescentes. Faz-se também necessário um tempo de preparação para os monitores que executam as oficinas, pois os mesmos não tem nenhum tipo de preparo didático para trabalhar com estudantes.
...