Relatório de Estagio Pedagógico
Por: anarodriguesap • 19/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.688 Palavras (7 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Uberaba - UNIUBE
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
ADRIANA GERALDINA DE SOUZA SILVEIRA - RA1122906
CARATINGA-MG
2019
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.
Professor-tutor on-line: FATIMA GARCIA CHAVES
CARATINGA-MG
SUMÁRIO
Introdução_________________________________________________04
Desenvolvimento____________________________________________05A Escola e sua História_______________________________________05
A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola____ 06
Identificação do espaço de atuação do gestor____________________07
Os espaços das salas de aula__________________________________09
Planejando e exercendo a docência na Educação Infantil___________10
Considerações finais_________________________________________14
Referências_____________________________________________________15
INTRODUÇÃO
Realizei o estágio curricular supervisionado na Escola Municipal Barquinho Amarelo, conforme as exigências normativas do curso de Pedagogia da UNIUBE, referente a V etapa.
O intuito do estágio é mostrar a importância de cada passo desenvolvido para a formação do educador, com isso proporcionando uma oportunidade de ver a realidade da instituição. O objetivo deste relatório é mostrar as observações feitas no espaço físico da instituição, a história da escola, como é seu funcionamento, as regras, a coordenação, a direção e o Projeto Político Pedagógico do âmbito escolar.
DESENVOLVIMENTO
A Escola e sua História
A escola Municipal Barquinho Amarelo está localizada na Praça Marta Carli, nº 100, Bairro Santa Cruz, na sede do município de Caratinga, Minas Gerais. A escola funciona em prédio próprio desde 1994 quando foi construída e inaugurada, tendo como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Caratinga. A instituição oferece o ensino da educação infantil (2° período) e o ensino fundamental, organizado em dois ciclos, compreendendo a faixa etária de 6 a 11 anos de idade. Oferece também a modalidade de Educação para Jovens e Adultos, ensino regular noturno.
A instituição é pintada de verde claro e escuro e sua estrutura física no que refere está tudo em bom estado. O arejamento do mesmo por ser amplo e zelado, proporciona um ambiente saudável para o processo de ensino-aprendizagem, lazer e outros. O tipo de construção foi bem elaborado e pensado para ser um local educativo, respeitando cada espaço essencial para um funcionamento de uma escola.
A instituição em seu desenvolvimento de suas atividades, operacionais, administrativas e pedagogicamente, conta com uma equipe de 58 profissionais. Possui 13 salas de aula, sala dos professores, laboratório de informática, sala da diretora, banheiro dentro do prédio, banheiro com chuveiro, sala de recursos multifuncionais, pátio descoberto.
A instituição é dividida em ensino infantil, ensino fundamental, e EJA, o total de alunos que passa por essa instituição é de 508, sendo que no ensino infantil é de 174, no ensino fundamental é 309 e no EJA 25.
A instituição está localizada em um bairro tranquilo, onde atende a necessidade de toda comunidade. Sua localização fica entre a Escola Católica, Um Posto de saúde e uma escola que chama Joaquim Nunes.
A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola
No que se refere em recursos e materiais pedagógicos, a escola disponibiliza de verbas para a compra de materiais, disponibiliza também de algumas matérias, como livros, DVD, além disso, conta com a criatividade dos docentes. Em se tratando dos convívios entre os ambientes: fechado e aberto, ambos são trabalhados de acordo com o cronograma da escola. Existem muitos espaços aberto e há um equilíbrio no uso dele, feito de forma criativa pelos professores que alternam os espaços. Os materiais e recursos pedagógicos convidam os alunos a interagirem de forma prazerosa e promove o desenvolvimento intelectual, afetivo e social deles. O ambiente propicia vários tipos de atividades principalmente as de caráter social e afetivo, e o espaço quase sempre privilegia as ações das crianças.
A instituição possui um bom espaço para atender seus alunos, tendo na maioria dos ambientes, uma boa distribuição de espaços, as salas de aula, são decoradas, e as mobílias dos ambientes, uma boa distribuição de espaços.
A Escola Municipal Barquinho Amarelo tem como compromisso uma educação de qualidade tornando o aluno em um ser crítico e participativo, construtor do seu próprio conhecimento. Inspira-se em princípios e ideias de solidariedade humana, com a finalidade do pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.
A proposta pedagógica da escola fundamenta-se nos princípios metodológicos de uma educação contextualizada, interdisciplinar e multidisciplinar, com currículo integrado que compreenda a interação dos desenvolvimentos afetivo, emocional, cognitivo e social, desmistificando a verdade única e imutável, consolidando o conhecimento científico por meio da relação teórica e prática através do pensamento crítico. Aberta a diversidade, preocupada com a formação integral de seus educados, capaz de formar cidadãos responsáveis e conscientes de seus deveres e direitos para com a sociedade, valorizando o crescimento humano e estudantil de seus alunos. Priorizando sua autoestima e mantendo uma parceria ativa com a comunidade em prol da qualidade do ensino.
Identificação do espaço de atuação do gestor
A instituição valoriza o aluno, para que encontre sua própria identidade e autonomia, ou seja, ensina-o para o mundo. Existe também a preocupação em construir um conhecimento interdisciplinar, interpretando o “Educar’’ como forma de propiciar situações que envolvam brincadeiras e aprendizagens, de maneira que contribuam para o desenvolvimento de capacidades de relação interpessoal, com atitudes de aceitação, confiança e respeito.
Priorizando o ‘cuidar’ atendendo as necessidades das crianças de forma adequada, observando sempre seu desempenho e a partir daí criar novas situações de aprendizagem, seguindo a meta de ensinar brincando.
...