Relatorio de estagio de gestão escolar
Por: giselevaz • 11/11/2016 • Relatório de pesquisa • 2.412 Palavras (10 Páginas) • 734 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
GISELE APARECIDA PEREIRA VAZ RU 974515 TURMA 07/2013
RELATÓRIO DE PESQUISA DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
PONTA GROSSA-PR
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GISELE APARECIDA PEREIRA VAZ RU 974515 TURMA 07/2013
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOÃO RICARDO VON BOREL DU VERNAY
[pic 1]
PONTA GROSSA
2016
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo descrever as atividades do Colégio Professor João Ricardo Von Borel Du Vernay, visando observar as dificuldades que o colégio enfrenta para manter a instituição em funcionamento.
Durante o estágio observamos as dificuldades enfrentadas pela escola em questão quando o assunto é a relação com os alunos, com a falta de profissionais e até mesmo falta de alimentação os alunos ficam prejudicados e de uma maneira geral a escola também pois, sobrecarrega demais os poucos profissionais que têm.
O colégio tem seu PPP pronto e procura manter o que está na constituição do projeto político pedagógico, que conta com a participação da equipe docente, é realizado pela equipe pedagógica do colégio, que procura entender todas as necessidades que a instituição apresenta.
No decorrer do estágio, notamos a dificuldade para se gerenciar uma escola, desde sua parte administrativa, auxílio com os professores, cuidados os alunos, envolvimentos com pais no convívio da escola.
Verificamos que a pedagoga ela tem como papel importante auxiliar os professores no planejamento de atividades.
2 COLÉGIO PROFESSOR JOÃO RICARDO VON BOREL DU VERNAY
O estágio Supervisionado na Gestão Escolar foi realizado no Colégio Professor João Ricardo Von Borel Du Vernay situado à rua Andrade Neves número 124, bairro Uvaranas, Vila Marumbi , CEP 84030-150, localizada na cidade Ponta Grossa: Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone 3226-8220 e do e-mail pgojoaoduvernay@seed.pr.gorv.br
Os horários de funcionamento do estabelecimento são: 7h:30min às 11h: 50min; 13h:10 min às 17h:30 min e das 18h:30min às 22h:40 min.
A escola oferece os níveis no ensino fundamental, anos finais, ensino médio por blocos 1º a 3º, profissional integrado e subsequente.
A instituição atende a um número total de alunos de 1611 alunos.
O estágio foi realizado de 28 de março a 30 de maio do corrente ano, no turno noturno, sendo observada a gestão escolar, com acompanhamento das pedagogas da instituição.
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Através da consulta ao Projeto Político Pedagógico da escola (P.P.P), identifica-se a concepção de educação adotada por ela quanto à compreensão da escola, tem um importante papel na evolução do processo de aprendizagem de cada cidadão que consegue passar por uma instituição educativa, que tem em sua função orientar e preparar socialmente.
No sujeito histórico este considerado o homem, o seu cotidiano, os conflitos estabelecidos entre diferentes classes sociais, culturais e políticas, que transforma o cidadão ativo e participativo na sociedade. A escola passa por transformações de caráter político, social e econômico, tal transformação se dá nos pressupostos que vêm sendo direcionados aos modos de vida, estes estão sendo vivenciados pela escola.
Assim, temos a escola como um papel fundamental, social e expressivo na construção de todos aqueles que por ali passam, a educação nessa perspectiva deve tomar como referência toda a experiência da vida própria do sujeito.
Sendo assim professor tem um papel muito importante nesta construção, por isso, faz-se necessária uma formação permanente dos educadores, as reuniões de supervisão da prática de ensino são o ponto fundamental na formação, tanto a percepção do papel do professor quanto ao desempenho do mesmo devem ser trabalhados de maneira integrada e crítica.
Assim, o colégio procura vincular a atividade escolar á vida comunitária, oferecendo ao homem, melhores condições, proporcionando uma boa aprendizagem de ensino ofertada para os alunos.
O colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borel Du Vernay, ensino fundamental, médio e técnico, possui uma estrutura predial adequada e sua acessibilidade é total e segura, a pintura do prédio não está em perfeita condições, a iluminação está adequada, assim como a ventilação, que estão favorecidas por intermédio das janelas amplas.
A limpeza é apropriada à escola, funcionários estão sempre bem dispostos e são muitos responsáveis, as ornamentações das salas está de acordo com as etapas curriculares que ocupam, os móveis são distribuídos adequadamente sendo com número suficiente e em bom estado, a acústica deixa um pouco a desejar, porque as caixas de som estão mal distribuídas e o som parece não sair corretamente, sendo assim o som se torna ruim.
O colégio atende cerca de 1611 alunos matriculados, possui ensino fundamental profissional integrado e subsequente, que são distribuídos em três turnos as turmas são numerosas, os alunos são supervisionados em suas atividades de aprendizagem, a comunicação entre eles e professores é frequente .
A organização administrativa e corpo docente constituem-se no momento em: Diretor: Lorival do Nascimento e Silva; Pedagoga: Maria Verônica Grachinski de Souza Eliane Hungria, Josiane W. T. Fernandes, Lorene de Moraes Burgardt, Alcinéia Isabel Maciel de Matos, Luciana Cristina dos Santos, Márcia Andrea Ianzen, Josilene Aparecida Soares de Freitas e Abigail Maria Simões Ceregato.
A pedagoga da escola está atenta a tudo que se desenvolve e em especial, ao cumprimento dos objetivos formulados na proposta pedagógica, busca a participação dos representantes dos diferentes seguimentos da escola, acompanha o planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, seleciona textos para estudos em grupos com os professores, faz as mediações entre a escola e a comunidade.
...