Relatorios dos anos iniciais
Por: Amanda Pederneiras • 23/5/2017 • Relatório de pesquisa • 4.303 Palavras (18 Páginas) • 405 Visualizações
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PROJETO CRESCER
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DISCENTE: TATIANA DE SOUSA RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- Introdução
Podemos perceber que a vivência da sala de aula no estágio oferece ao estudante uma rica experiência na Educação Infantil, que será importante em sua futura vivência como professor. Essa etapa de ensino abrange a faixa etária de 0 a 5 anos de idade e tem grande importância na formação dessas crianças.
O estágio como Regência, foi porta de entrada para vivenciar as experiências adquiridas durante a minha formação. Nesse momento, faz-se necessário o domínio de uma postura capaz de suprir as necessidades até então conquistadas. Na certeza de levar o conhecimento para os alunos, através da elaboração e participação das atividades, promovo interdisciplinaridades e construo novos conhecimentos. Nesse momento, a presença da práxis torna-se indispensável, uma vez que se fará jus de meus conhecimentos e conteúdos, colocando-os em exercício.
Também, com frequência, ouve-se que o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática. Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar os conceitos de prática e de teoria e como compreendemos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponto para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, observadora, cooperativa que envolve a reflexão e a intervenção na vida da creche, dos professores, dos alunos e da sociedade.
Buscando promover o Estágio Curricular Supervisionado, tenho a oportunidade de presenciar experiências educacionais no Espaço de Desenvolvimento Infantil Cláudio Cavalcanti, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, instituição que oferece ensino público, gratuito e de qualidade na Educação Infantil. Toda a iniciativa (observação, coparticipação, regência), parte do pressuposto de que a escola resume o seu papel a ensinar e aprender com novas experiências vindas das vivências das crianças. Assim, passo então a vivenciar essa experiência de professor “discípulo” (estagiário) na Educação Infantil.
- Observação (150h)
Antes de iniciar o estágio como Regência, fez-se necessário o conhecimento da escola juntamente com seus respectivos funcionários, entrevista com as diretoras da escola para coletar informações como: se o Espaço de Educação Infantil é uma instituição pública de ensino, localizada na Rua Dona Mariana 148– Botafogo- Rio de Janeiro; oferecendo ensino de qualidade para alunos da Educação Infantil de 2 a 4 anos de idade.
A gestão da unidade escolar é composta pela Diretora Geral e Diretora Adjunta, com atribuições como organizações de ordem geral da creche, dos funcionários, projetos pedagógicos juntamente em reunião diariamente com professores por uma hora para desenvolver os projetos e ideias desenvolvidas com as crianças e pais, decide sobre a organização das turmas e o projeto político pedagógico.
Com base numa filosofia democrática com visão construtivista, que aos poucos, os profissionais vão se debruçando nesse desafio e deixando de lado práticas tradicionais de ensino. A estratégia no projeto político pedagógico é de construção da identidade nos aspectos sociais e intelectuais com intuito de tornar o trabalho com essa faixa etária através da construção de sujeitos críticos e atuante em nossa sociedade.
O projeto do ano é “O Corpo e as suas linguagens”, com três eixos desenvolvidos até agora: “Sinto, logo existo”, “Corpo é movimento – Jogos cooperativos” e a “Arte através do Corpo e o Corpo através da Arte”. A escola promove o entrosamento com os professores de maneira positiva e construtiva em reuniões diárias. As famílias com as crianças e a comunidade participam das atividades das escolas em dias de eventos e reuniões mensais.
Os pais são solidários e sempre estão colaborando com a participação, levando arte para a escola através de músicos com instrumentos musicais para realizar shows nos eventos e, também participam com opiniões e críticas nas atividades de maneira construtiva. Nas reuniões de pais muitos são presentes e ativos. Mesmo com os problemas encontrados pela direção, para ter um trabalho eficaz e fornecer o atendimento garantido por lei, estão sempre buscando soluções em táticas e com a colaboração de todos para fluir bem o trabalho: a diretora deixa uma mensagem positiva para ter equilíbrio, profissionalismo e, acima de tudo, ser um profissional em constante formação para atuar com a Educação Infantil.
O corpo profissional da escola é formado pelas 2 diretoras, 6 professores e 10 agentes educadores. A categoria funcional dos educadores é prestar apoio e participar do planejamento, a execução e avaliação das atividades sócio pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento físico e emocional das crianças nas dependências da unidade. Todos são colaboradores e educadores ativos em prol das crianças. No quadro de quantitativo de turmas e de crianças: o Maternal I – 2 turmas (EI41,42,43,44) com 39 alunos; o Maternal II, 4 turmas (EI 31,32) com 76 alunos.
De início tive uma conversa com a diretora para falar sobre a intenção do estágio naquele espaço, onde a mesma, muito atenciosa e receptiva, me orienta a procurar a sala onde eu deveria permanecer como estagiária. Obedecendo aos critérios regimentais da referida instituição, passo a vivenciar meu estágio respeitando as normas e padrões já pré-estabelecidas.
Toda escola é regida por determinadas normas que permitem o funcionamento da coletividade. A disciplina necessária, o respeito mútuo e as relações de convivência devem ser garantidas por normas que requer as atuações de todos os membros.
Assim, passo a ter conhecimento do espaço, onde se vê um ambiente agradável, arejado, lúdico e interacional. A diretora me apresenta a Professora de Educação Infantil formada em Pedagogia para me oferecer maiores detalhes do estágio e o conhecimento da turma. Nesse momento, me vejo já iniciando as atividades pedagógicas, uma vez que a conversa com a docente me fez refletir da importância em estar diante da sala de aula, uma vez que essa experiência até o momento para mim já era conhecida, pois tive experiências anteriores neste local, mas não de forma estagiário-até então.
...