TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Descritivo Psicopedagógico

Por:   •  13/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO[pic 1][pic 2]

ESTADO DE SÃO PAULO

UME “ MARTA JOSETE RAMOS IMPALÉA”

Relatório Descritivo Psicopedagógico

Ano:  2023

Nome do aluno:   MIGUEL OTÁVIO VIEIRA LEITE

Data de Nascimento: 02-05-2021

Série: Infantil I

             Miguel é aluno regularmente matriculado em Período Integral na UME Marta Josete Ramos Impaléa da rede pública de educação do município de Cubatão, sendo a primeira escola que freqüenta.

              Logo no início do ano foi observado apresentava comprometimento  da fala, dificuldade de socialização (dificuldade extrema para compartilhar brinquedos,etc), baixa resistência à frustração com episódios recorrentes de comportamentos disruptivos. Não obstante, Miguel apresenta seletividade alimentar, recusa alimentar-se na escola e ainda mama no peito.

  1. Observação descritiva das diversas situações escolares e familiares:

              O aluno ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização, gosta de se isolar na presença de seus colegas de classe, não se aproxima sequer dos professores da sala. Seu interesse é exclusivamente por um tipo brinquedo  – carrinhos – enfileirando , trocando as rodas, engatando um no outro, etc.

           Miguel apresenta limitação na comunicação e dificuldade na compreensão de comandos, sobretudo  em relação a socialização durante as atividades propostas pela professora durante as aulas com efetiva participação. Não atende  quando chamado pelo nome,

                    São exemplos de situações cujas alterações na rotina são “gatilhos” para desencadear  crises de ansiedade e birra ( na sala de aula e/ou nos demais espaços da instituição):

                - Na ida ao refeitório, Miguel não senta na cadeirinha e necessita de apoio e supervisão constantes. Devido à seletividade alimentar, Miguel não cnsome nenhum tipo de alimento ofertado, exceto arroz ( que enfileira e come bem pouco).  Necessita de auxilio  para alimentar-se pois ainda está desenvolvendo sua autonomia para comer sozinho e coordenação ao segurar os talheres e levar à boca.

               - Não aceita segurar nas mãos dos colegas, tentando segurar o braço da professora por todo tempo e pulando em seu colo;

                -  É dependente na higienização das mãos e boca e utilização dos materiais para esse fim (abrir e fechar torneiras, uso do sabão, escovação), ainda necessita do uso de fraldas, pois  está em processo de  controle de esfíncteres,

                 -  Quando os professores se direcionam com as crianças aos ambientes externos, faz-se necessário que um dos docentes mantenha-se próximo a Miguel por praticamente todo tempo, pois costuma se aproximar de crianças menores e morder, empurrar,  correr e circular por todo o espaço. Nos momentos em que a professora está direcionando as demais crianças, puxa ou agarra em suas pernas, o que desconcentra os demais, que passam a imitar seus comportamentos, desestabilizando o grupo.

B- Intervenção e interação afetiva, social e familiar

        Em entrevista com os responsáveis, vimos que  Miguel apresenta  certos  padrões de comportamentos, tanto em casa quanto na escola, entre eles:

             - Conduz as mãos do adulto para pegar o que deseja, usando as pessoas como ferramentas e extensão de si .

            -     Apresenta resistência as mudanças de rotina.

            -    Não se mistura com outras crianças (prefere brincar sozinho).

            -     Ausência de resposta aos métodos normais de ensino;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com