Relatório Do Estágio Curricular Obrigatório
Por: Renatavlf • 4/4/2023 • Trabalho acadêmico • 4.882 Palavras (20 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Jessica Gomes Silva
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
[pic 4]
[pic 5]
Jessica Gomes Silva
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico:
Tutor de Sala: Katia Denise Miranda Evangelista
Santa Terezinha de Goiás
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 7
ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO 10
PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
Neste relatório de estágio que foi realizado na Escola Municipal Dona Martinha Pitaluga / Caixa Agrupadas das Escolas da Zona Rural, teve o propósito de proporcionar o conhecimento direcionado a Direção, Coordenação Pedagógica. Este estágio estabelece a relação entre a teoria e a prática se baseando nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como: observação na escola pesquisada, leitura de livros, entrevistas.
O estágio foi realizado do dia 09 de Agosto a 25 de Setembro de 2019, tendo resultados positivos através do trabalho coletivo coordenado pela equipe que envolve a todos da gestão escolar que são professores, o conselho escolar, pais e o corpo administrativo da instituição.
A metodologia utilizada no estágio e no relatório foi à visita pessoal na instituição, entrevista com a equipe diretiva (direção e coordenação), análise na documentação escolar e principalmente o Projeto Político Pedagógico.
O estágio possibilitou o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudanças e um olhar mais amplo para as relações teoria- prática oportunizando-nos conhecer a realidade da gestão escolar, as atividades desenvolvidas na área administrativa da escola e os aspectos pedagógicos- educacional que a envolve, a fim de nos preparar criticamente para a prática profissional. Ao considerar que é de fundamental importância o papel do pedagogo no contexto da escola pública.
Durante o período na escola realizei o projeto “Realizar o gosto pela Leitura’’ onde usei muito o lúdico como objetivo de oportunizar momentos de leitura no intuito de incentivar e despertar o gosto e o prazer de ler.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Aos educadores, caberá ter clareza nos objetivos a serem alcançados, estabelecendo uma pratica pedagógica para o sujeito e para o grupo, buscando uma mudança. A concepção de Libâneo (2010) referenda esta premissa, quando o autor assim se expressa:
A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula (LIBÂNEO, 2010, p. 61).
Assim, este artigo propõe uma discussão inicial pautada em uma breve análise teórica sobre a atuação do pedagogo e organização do trabalho pedagógico, de modo que foram explicitadas as principais compreensões dos estudiosos da área, como Líbâneo (2000, 2002, 2004, 2008, 2010), Pimenta (2002), Vasconcellos (2002, 2007), entre outros.
A gestão democrática na escola se constitui em processo coletivo de decisões e
ações, e consequentemente, possibilita recuperar o papel do diretor na liderança do
processo educativo e não como peça exclusiva do mesmo. Paro (2005, p. 73-74) discorre sobre o papel do diretor:
Em termos práticos, as atividades de direção restringem-se ao diretor – e aos assistentes de diretor, sem coadjuvante no comando da escola. Mas estes também acabam se envolvendo em atividades rotineiras que pouco têm a ver com uma verdadeira coordenação do esforço do pessoal escolar com vistas à realização de objetivos pedagógicos. Concorrem para isso, em grande medida, as precárias condições de funcionamento da escola (...). Diante desse quadro, não é difícil imaginar as dificuldades da direção em coordenar esforços de pessoas cujas atividades dependem de recursos inexistentes.
No dia dois de Abril de dois mil e dezenove, ás treze horas da tarde, estive na sede da Escola Municipal Dona Martinha Pitaluga / Caixa Agrupadas das Escolas da Zona Rural, que está localizada em Martinópolis (Zona rural) município de Santa Terezinha de Goiás - GO. Fui recebida pela coordenadora da unidade escolar Srª Brauliane Tinel dos Santos, a mesma me recebeu muito bem, conversamos sobre a unidade escolar, onde ela falou sobre o funcionamento, horário e rotina da escola. A unidade escolar funciona nos turnos matutino e vespertino, com aulas para Educação Infantil, Maternal I, II, III e Pré- Escolar I e II, e também Ensino Fundamental l do 1° ao 5°. A aula do período matutino inicia às sete horas da manhã e encerra às onze horas. No período vespertino inicia às treze horas e encerra às dezessete horas. Pude observar que a escola é de porte pequeno, com total de Sete salas de aula, secretária, cantina, pátio interno, almoxarifado, sanitário feminino e masculino, sanitário dos funcionários, biblioteca, laboratório de informática.
...