Relatório de Educação Infantil
Por: LurdianeB • 23/9/2023 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 84 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
Introdução
O relatório trimestral trata-se de descrições que apontam o desenvolvimento das habilidades e competências dentro dos eixos que constituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mediante as experiências vivenciadas neste período, tendo embasamento nas observações e registros do processo de ensino aprendizagem do aluno neste trimestre de 2023.
Neste início de caminhada construímos saberes a partir do protagonismo de nossas crianças, ampliamos os mais diversos repertórios em habilidades que servirão de base para o prosseguimento dos estudos. Neste relatório constam importantes eixos sobre o processo de ensino e aprendizagem de sua criança, tópicos imprescindíveis para um desempenho escolar significativo e satisfatório.
Adaptação
A adaptação é o período necessário para aprender algo novo. Portanto no caso da ada
Cognição e ateliê
A medida que a criança cresce, vai tornando-se mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas varias situações cotidianas. Com os estímulos corretos a criança desenvolve bem suas habilidades. O Henrique vem apresentando boa compreensão para as propostas apresentadas em sala de aula. Realiza as atividades até o final. Não mostra preferência por conteúdos, sua autonomia ainda se desenvolvendo, mas, atende bem as professoras e apresenta um bom desenvolvimento de sua autonomia em relação às pequenas ações e dinâmicas da rotina escolar.
No ambiente da sala de aula, o aluno presta atenção nas dinâmicas propostas e não apresenta maiores dificuldades para se concentrar nas tarefas e brincadeiras. Em outros ambientes, apresenta bom nível de concentração, mas pode perder o foco em alguns momentos.
Nas atividades voltadas ao ateliê, o qual propõe explorações, experimentações, criatividade e imaginação, ele participa com muito entusiasmo, manuseando cada vez melhor determinados materiais utilizados, conhece novas texturas, elementos naturais e observa cada acontecimento ao seu redor.
[pic 5]
Psicomotricidade e Aquaplay
A psicomotricidade contribui significativamente para a formação e estruturação do esquema corporal, tendo como principal objetivo estimular o movimento em todas as fases da vida da criança. É possível observar a partir das atividades físicas e experimentações, que o Henrique tem de uma coordenação motora geral boa para sua idade, pois apresenta bom equilíbrio em seu corpo e dos movimentos em ações como: dançar, correr, subir, pular, descer, balançar entre outros. Consegue manusear giz de cera e pincéis, assim como, barbante, prendedor de roupa e outros, mas ainda vem desenvolvendo melhor firmeza e segurança em seus movimentos.
O Aquaplay, espaço externo da instituição escolar é um local que favorece a socialização, a interação e a troca de experiências, bem como possibilita o desenvolvimento das capacidades de criatividade e imaginação, que são de grande importância nessa faixa etária, como também a motricidade, afetividade e a integração dos envolvidos. O Henrique brinca coletivamente, socializa, se comunica com os coleguinhas e sente-se livre nos momentos das atividades no Aquaplay, aproveita bem cada experiência vivenciada nesses instantes, obtendo grandes aprendizados.
[pic 6]
Linguagem e Musicalização
O trabalho com a linguagem é um dos principais eixos da educação infantil, pois é importante para o desenvolvimento e interação com as outras pessoas, também nas orientações das ações, na construção dos conhecimentos e no desempenho do pensamento.
O Henrique apresenta um bom repertório verbal e o que demonstra bom desenvolvimento de sua linguagem, Possui dificuldade em pronunciar algumas palavras, chama o nome dos colegas, canta pequenos trechos de suas músicas, conta pequenos trechos de histórias e vem aumentando seu vocabulário.
...