Relatório de Estagio
Por: sallyelen • 28/12/2022 • Trabalho acadêmico • 4.267 Palavras (18 Páginas) • 130 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3] [pic 4]
MAINA DE CARVALHO CASTRO BATISTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 5]
[pic 6]
MAINA DE CARVALHO CASTRO BATISTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: prof.ª. Ma. Lilian Amaral da Silvia
[pic 7]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO ...................................................5
3 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO .............................................................6
4 PLANO DE AULA PARA REGÊNCIA....................................................................7
5 DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS ..................................................................................15
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................17
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................18
[pic 8]
[pic 9]
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do 5° semestre foi realizado na turma de educação infantil maternal I da Creche Maria Rosa da Silva “Dona Mariquinha” com carga horária total de 100 horas distribuídas em 52 horas de atividades realizadas na instituição de educação infantil e 48 horas dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção, onde o aluno estagiário irá elaborar um projeto de ensino juntamente com o professor regente diante das necessidades dos alunos.
O período de estágio na educação infantil é de extrema importância para a formação de um futuro professor, nele o estagiário vivenciará experiências e situações que muito o ajudará no futuro. É o momento em que se aplica conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia tornando um momento de aprendizado, um momento de sanar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podemos formar o perfil de educador que queremos ser.
Segundo Comenius no livro a persistência da utopia em educação, citado por, Wojciech A. (1992), o método de ensino deve adequar-se aos métodos de descoberta, e portanto a autonomia do educando.
O conhecimento do professor é construído no seu próprio cotidiano, mas ele não é só fruto da vida na escola. Ele provém, também de outros âmbitos e, muitas vezes, excluem de sua prática, elementos que pertencem ao domínio
Escolar. A participação em movimentos sociais, religiosos, sindicais e comunitários pode ter mais influência no cotidiano do professor que a própria formação docente que recebeu academicamente. (CUNHA, 1989, p.
73).
Sendo assim fora elaborado seis planos de aula pelo estagiário de Pedagogia, seguindo o tema Primavera. A escolha deste tema se deu devido a chegada desta estação do ano. Visando a obtenção de conhecimento sobre o dia-a-dia de uma escola e a vivencia do docente na instituição, o estagiário realizou algumas tarefas importantes tais como: observação do espaço físico, caracterização e análise da proposta escolar, rotina escolar, praticas pedagógicas como a elaboração e execução dos planos de aula.
Fica claro então, que o pedagogo tem várias atribuições em sua performance, que vão além de apenas transmitir o seu conhecimento. Ser professor é buscar sempre otimizar o
processo de ensino aprendizagem do educando, buscando maneiras de ensinar, de educar, maneiras que possam ser conjuntas e individuais. Deste modo, que respeitem o tempo de aprendizagem de cada um, que levem em consideração as condições emocionais e até mesmo socioeconômicas da comunidade em que se atua, a fim de ver esse mesmo vencendo
barreiras e tendo um crescimento saudável e com ideias que ele mesmo intitula para
sua vida.
[pic 10]
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Creche Maria Rosa da Silva “Dona Mariquinha” está situada na cidade de Bambuí – Minas Gerais, sua estrutura física é de porte pequeno a médio, sendo composta por salas de aulas individuais (incluindo as de berçários), sala integrando supervisão e secretaia, cozinha, um banheiro feminino e outro masculino voltado para as crianças, um banheiro para funcionarios, sala de professores. A Creche possui, 15 mesas infantis com 4 cadeiras cada uma e 4 quadro negro. Em relação a profissionais, a creche conta com um diretor o senhor Luciano Cardoso Gontijo que atua também como o Supervisor Pedagógico da Creche , duas funcionarias para serviços gerais, duas monitoras, duas secretárias, e um corpo docente com 8 professores cumprindo os 200 dias letivos.
Os projetos realizados pela instituição são voltados para os cuidados pessoais das crianças, o desenvolvimento da fala, o desenvolvimento da coordenação motora e etc. A avaliação dos docentes é de caráter formativo, os professores realizam seu trabalho avaliado nas necessidades dos alunos e realizando adaptações quando necessário.
Foi observado que o supervisor sempre está de prontidão para atender os professores e a comunidade, buscando a melhor maneira de atender as necessidades escolar e buscando executar as leis e regras que regem o currículo escolar, tendo em vista a interação e aprendizagem do aluno. A escola está sempre de portas abertas aos pais e a comunidade que de fato é bem ativa na vida escolar dos alunos.
...