Relatório de Estagio
Por: Ozineide Fernandes • 31/1/2024 • Relatório de pesquisa • 3.130 Palavras (13 Páginas) • 70 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
CURSO DE LICENCIATURA/SEGUNDA LIC/F. PEDAGÓGICA EM...
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
Lidia Kalyne de Oliveira Alves Câmara – 3673047
Ozineide Fernandes Gurgel -3665548
APODI- RN
AGOSTO/2023
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. ENSAIO PEDAGÓGICO 4
2.1 O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico 5
2.2 Fundamentação Teórica 6
2.3 Práxis e relatório de evidências 9
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
Este relatório tem a intenção de documentar a nossa experiência no decorrer do período do estágio na educação infantil, em que vivenciamos na prática tudo que tenho aprendemos na teoria. O estágio foi realizado na Caixa Escola Municipal 12 de Outubro e foi desenvolvido em três etapas: Primeiro o período de observação da escola, logo em seguida observação em sala de aula e por último a atuação pedagógica em sala.
O presente relatório busca apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.
O estágio é o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirarmos as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que futuramente iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podermos formar o perfil de professor que queremos ser.
Buscamos também observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.
É através do estágio que passamos a conviver e conhecer melhor o cotidiano dos alunos e professores na escola, podendo assim adquirir novas experiências. Propondo um melhor envolvimento do educando e inserindo-os no meio social, com sabedoria e dignidade. “A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico e serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência de hoje” (Freire, 1996, p. 143).
- ENSAIO PEDAGÓGICO
No périiodo de estagio podemos observar e vivenciar os aspectos teoricos e práticos que são desenvolvidos durante a nossa formação academica , buscando relacionar oque nos passado por meio da pratica em sala de aula. Durante o estagío podemos observar inumeras situações téorica e praticas que o professor realizar como mediador de conflitos dentro da escola.O educador é o mediador dos conhecimentos mas também é atuante nos conflitos sociaís dentro e fora da sala de aula, sempre buscando respeitar a cultura e a faixa etária dos educandos.
O professor ele tem um papel muito importante dentro da escola, ele é um aponte entre o conhecimento e a rotina diária de seus alunos.Ensinando-os a
pensar e questionar e transmitindo saberes aos seus alunos. O acesso ao conhecimento gerado pelo professor mediador cria bases sólidas sobre o pensamento.Através do aprendizado são gerados conhecimentos mais amplos os
alunos poderam interpretar suas experiências e seus aprendizados na vida
social.
A importancia que o educador tem sobre a formação do aluno acontece devido a muitos fatores, tendo em vista que vários fatores dentre eles os valores da cultura familiar dos mesmos. Um deles é o estímulo que os país dão a coisa materiais, proporcionando s melhores brinquedos, influenciando na escolha dos materiais escolares e nos lanches que os mesmo levam para escola, atitudes que traz conflitos aos outros alunos em sala de aula, pois passam a se sentir menosprezados por não terem brienquedos tão bons e por seus lanches serem mais simples. Estes são desafios que o professor tenta resolver com sua praticá, ensinando valores como humildade e fraternidade.
Outra dificuldade que muitos professores enfrentam é a super lotação das
salas de aula, dificultando o trabalho do professor para acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos, deixando muitos sem adquirirem o conhecimento necessarios para acompanharem as proximas series, os deixando desmotivados e perdido.Nesta situação ocorre o desânimo e a criança de sente excluída pela falta de atenção. Cada aluno possui um ritimo de aprendizagem diferente um do outro , e cabe ao professor ter uma visão mais abrangente e planejar quais aas açoes de intervenções a ser tomada com cada aluno, mas como ele pode realizar está pratica diante da super lotação das salas de aula.
2.1 O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico
O estágio supervisionado foi realizado tendo como orientadora a professora Ana Raquel, numa instituição Municipal na cidade de Apodi – RN, na Caixa Escola 12 de Outubro, na sala da creche II B, Com a faixa etária de crianças de 3 a 5 nos de idade A escola tem sua estrutura composta por 7 salas de aula e atende da creche até o 5° ano do Ensino Fundamental. Uma escola pública de clientes de classe média baixa, situada na zona urbana.
A estrutura da escola fornece também: as salas de aula com ar condicionado, banheiros adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, área verde, sala dos professores, sala de secretaria cozinha e almoxarifado. Sua estrutura pedagógica é composta pela Diretora, Coordenadora, professor de educação física, onze professores titulares, cinco estagiários que trabalham nas salas que possuem alunos especiais. A administração da escola é dividida em Direção, Coordenação, Secretaria.
...